Artigo Anais III CINTEDI

ANAIS de Evento

ISSN: 2359-2915

INCLUSÃO, FORMAÇÃO DOCENTE E PESQUISA-AÇÃO: ALGUMAS CONCEPÇÕES DOS ALUNOS DE UM PROJETO EXTENSIONISTA

Palavra-chaves: INCLUSÃO, FORMAÇÃO INICIAL, PESQUISA-AÇÃO Pôster (PO) GT-06 - EDUCAÇÃO ESPECIAL NA PERSPECTIVA DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA
"2018-08-29 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 44738
    "edicao_id" => 97
    "trabalho_id" => 358
    "inscrito_id" => 1216
    "titulo" => "INCLUSÃO, FORMAÇÃO DOCENTE E PESQUISA-AÇÃO: ALGUMAS CONCEPÇÕES DOS ALUNOS DE UM PROJETO EXTENSIONISTA"
    "resumo" => "Historicamente a escola tem se organizado e se pautado em modelos fortemente excludentes e segregadores. Recentemente, com o advento da discussão sobre a inclusão em educação, essa perspectiva tem sido revista.  A pesquisa aqui apresentada buscou desenvolver uma investigação sobre os impactos de um projeto extensionista intitulado “Inclusão: práticas pedagógicas, aquisição do sistema de escrita e outras aprendizagens”, na formação inicial e continuada de professores, no campo da inclusão tendo como base a pesquisa-ação. Para tanto, realizou entrevistas com alunos de graduação participantes do referenciado projeto de extensão como forma de compreender os significados produzidos pelo projeto na formação desses alunos. Os resultados evidenciam que a proposta de formação presente no projeto contribuiu, positivamente, para que alunos da graduação construíssem um entendimento sobre o processo de inclusão para além do que a formação básica, presente na matriz curricular, podesse oferecer."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT-06 - EDUCAÇÃO ESPECIAL NA PERSPECTIVA DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA"
    "palavra_chave" => "INCLUSÃO, FORMAÇÃO INICIAL, PESQUISA-AÇÃO"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV110_MD4_SA6_ID1216_27072018232058.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:28"
    "updated_at" => "2020-06-09 19:01:37"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MARCO AURÉLIO LIMA DOS SANTOS"
    "autor_nome_curto" => "MARCO AURÉLIO LIMA"
    "autor_email" => "marcoaurelio13op@gmail.co"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE OURO PRETO"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iii-cintedi"
    "edicao_nome" => "Anais III CINTEDI"
    "edicao_evento" => "III Congresso Internacional de Educação Inclusiva e III Jornada Chilena Brasileira de Educação Inclusiva"
    "edicao_ano" => 2018
    "edicao_pasta" => "anais/cintedi/2018"
    "edicao_logo" => "5e49fb7fd07bb_16022020233335.png"
    "edicao_capa" => "5f183d3fcde25_22072020102103.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2018-08-29 00:00:00"
    "publicacao_id" => 21
    "publicacao_nome" => "Anais do Congresso Internacional de Educação e Inclusão - CINTEDI"
    "publicacao_codigo" => "2359-2915"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 44738
    "edicao_id" => 97
    "trabalho_id" => 358
    "inscrito_id" => 1216
    "titulo" => "INCLUSÃO, FORMAÇÃO DOCENTE E PESQUISA-AÇÃO: ALGUMAS CONCEPÇÕES DOS ALUNOS DE UM PROJETO EXTENSIONISTA"
    "resumo" => "Historicamente a escola tem se organizado e se pautado em modelos fortemente excludentes e segregadores. Recentemente, com o advento da discussão sobre a inclusão em educação, essa perspectiva tem sido revista.  A pesquisa aqui apresentada buscou desenvolver uma investigação sobre os impactos de um projeto extensionista intitulado “Inclusão: práticas pedagógicas, aquisição do sistema de escrita e outras aprendizagens”, na formação inicial e continuada de professores, no campo da inclusão tendo como base a pesquisa-ação. Para tanto, realizou entrevistas com alunos de graduação participantes do referenciado projeto de extensão como forma de compreender os significados produzidos pelo projeto na formação desses alunos. Os resultados evidenciam que a proposta de formação presente no projeto contribuiu, positivamente, para que alunos da graduação construíssem um entendimento sobre o processo de inclusão para além do que a formação básica, presente na matriz curricular, podesse oferecer."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT-06 - EDUCAÇÃO ESPECIAL NA PERSPECTIVA DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA"
    "palavra_chave" => "INCLUSÃO, FORMAÇÃO INICIAL, PESQUISA-AÇÃO"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV110_MD4_SA6_ID1216_27072018232058.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:28"
    "updated_at" => "2020-06-09 19:01:37"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MARCO AURÉLIO LIMA DOS SANTOS"
    "autor_nome_curto" => "MARCO AURÉLIO LIMA"
    "autor_email" => "marcoaurelio13op@gmail.co"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE OURO PRETO"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iii-cintedi"
    "edicao_nome" => "Anais III CINTEDI"
    "edicao_evento" => "III Congresso Internacional de Educação Inclusiva e III Jornada Chilena Brasileira de Educação Inclusiva"
    "edicao_ano" => 2018
    "edicao_pasta" => "anais/cintedi/2018"
    "edicao_logo" => "5e49fb7fd07bb_16022020233335.png"
    "edicao_capa" => "5f183d3fcde25_22072020102103.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2018-08-29 00:00:00"
    "publicacao_id" => 21
    "publicacao_nome" => "Anais do Congresso Internacional de Educação e Inclusão - CINTEDI"
    "publicacao_codigo" => "2359-2915"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 29 de agosto de 2018

Resumo

Historicamente a escola tem se organizado e se pautado em modelos fortemente excludentes e segregadores. Recentemente, com o advento da discussão sobre a inclusão em educação, essa perspectiva tem sido revista. A pesquisa aqui apresentada buscou desenvolver uma investigação sobre os impactos de um projeto extensionista intitulado “Inclusão: práticas pedagógicas, aquisição do sistema de escrita e outras aprendizagens”, na formação inicial e continuada de professores, no campo da inclusão tendo como base a pesquisa-ação. Para tanto, realizou entrevistas com alunos de graduação participantes do referenciado projeto de extensão como forma de compreender os significados produzidos pelo projeto na formação desses alunos. Os resultados evidenciam que a proposta de formação presente no projeto contribuiu, positivamente, para que alunos da graduação construíssem um entendimento sobre o processo de inclusão para além do que a formação básica, presente na matriz curricular, podesse oferecer.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.