Artigo Anais III CINTEDI

ANAIS de Evento

ISSN: 2359-2915

MINDFULNESS APLICADA A ESTUDANTES COM ANSIEDADE: UMA REVISÃO INTEGRATIVA

Palavra-chaves: ANSIEDADE, ESTUDANTES, MEDITAÇÃO, MINDFULNESS Comunicação Oral (CO) GT-19 - PSICOLOGIA ESCOLAR E EDUCACIONAL E INCLUSÃO
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Publicado em 29 de agosto de 2018

Resumo

Atualmente vários estudos mostram altos níveis de ansiedade em estudantes, principalmente, em universitários, descrevendo múltiplos fatores relacionados (altos níveis de demanda, prazos para ser cumpridos e sofrimento), além disso eles apresentam um resistência em solicitar ajuda caso necessitem. Esses estressores têm sido associados à exaustão emocional, empatia diminuída, consumo tóxico e risco de apresentar problemas de saúde mental. Diante desse contexto, recentemente muitos programas foram definidos para melhorar o bem-estar dos discentes. Esta revisão tem como objetivo analisar a prática de mindfulness (atenção plena) como um auxílio para reduzir a ansiedade em estudantes. A metodologia foi realizada através de uma revisão integrativa da literatura nas bases de dados PubMed e BVS com descritores indexados com critérios de inclusão: oferecer informações sobre a presença de ansiedade em estudantes e/ou mindfulness. A amostra ficou composta por 6 artigos, provenientes do Chile, Espanha, Coreia do Sul, Noruega e Irlanda. A maioria dos artigos eram direcionados para estudantes universitários. Na análise os estudos que aplicaram o Programa de Redução de Ansiedade Baseado em Mindfulness, apresentaram resultados positivos na redução da ansiedade, quando comparado os questionários pré e pós-mindfulness. Concluímos com essa pesquisa que a prática de mindfulness diminuir os níveis de ansiedade em estudantes. Contudo, há necessidade de pesquisas que avancem para uma melhor compreensão de como se estabelece a associação entre o mindfulness e a ansiedade.

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