Artigo Anais III CINTEDI

ANAIS de Evento

ISSN: 2359-2915

OBJETIVOS DE DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL (ODS): NOVAS METAS E VELHOS DESAFIOS PARA INCLUSÃO E SUSTENTABILIDADE POR MEIO DA EDUCAÇÃO.

Palavra-chaves: ODS, INCLUSÃO, SUSTENTABILIDADE, EDUCAÇÃO, EDUCAÇÃO Comunicação Oral (CO) GT-11 - DIREITOS HUMANOS E EDUCAÇÃO INCLUSIVA
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Publicado em 29 de agosto de 2018

Resumo

O artigo apresenta os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, e como estes estabeleceram metas para os países do mundo, visando criar uma agenda única até 2030. Inclusão e sustentabilidades são temas recorrentes que se apresentam no 4 (quarto) objetivo. A metodologia para o estudo proposto foi desenvolvida por meio da pesquisa bibliográfica, numa abordagem qualitativa, com objetivo identificar a inserção os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) como uma forma de garantir a inclusão, a sustentabilidade mediada pela educação, de modo transversal. Educar para inclusão e sustentabilidade são desafios, que requerem espaços diferenciados, profissionais capacitados, materiais apropriados e acima de tudo que possam significar para os sujeitos envolvidos. Assim conclui-se que os sujeitos, são fundamentais, para a formação do protagonismo social. Falar em um mundo sustentável, é garantir acesso, permanecia e legitimidade a estes que formaram e ainda formam uma população marginalizada historicamente. As aplicações dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável somente se efetivarão se o compromisso se tornar efetivo por meio da educação. É esta, o grande divisor de águas para a construção do protagonismo e da melhoria da qualidade de vida dos sujeitos.

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