Artigo Anais III CINTEDI

ANAIS de Evento

ISSN: 2359-2915

POSSIBILIDADES PEDAGÓGICAS DA EDUCAÇÃO FÍSICA NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS

Palavra-chaves: EDUCAÇÃO FÍSICA, EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS, PRÁTICAS EDUCATIVAS Comunicação Oral (CO) GT-13 - EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS (EJA) E INCLUSÃO
"2018-08-29 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 44962
    "edicao_id" => 97
    "trabalho_id" => 455
    "inscrito_id" => 1036
    "titulo" => "POSSIBILIDADES PEDAGÓGICAS DA EDUCAÇÃO FÍSICA NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS"
    "resumo" => "A Educação Física é componente curricular que integra a educação básica, inserindo assim também na Educação de Jovens e Adultos, visto que tal nível de ensino é uma modalidade especifica da educação básica. Nesse cenário a Educação Física ainda é marcada como aponta pesquisa por práticas pedagógicas inconsistentes e fragmentadas. Nesse sentido a presente pesquisa está inserido do âmbito das práticas pedagógicas da Educação Física na Educação de Jovens e Adultos e objetiva-se apontar possibilidade pedagógicas da Educação Física que se distanciem dos traços tradicionais/arcaicos, aproximando assim também dos horizontes de inclusão nas propostas das aulas a partir dos conteúdos da Cultura Corporal (Jogos, Danças, Esportes, Ginasticas e Lutas), partindo de uma experiência de pratica de ensino de um ano no município da Paraíba. O presente trabalho caracteriza-se como uma pesquisa descritiva com abordagem qualitativa dos dados a partir do diário de campo como subsídios metodológico de coleta e análise dos dados. Pôde-se notar que a priori houve posicionamentos contrários a organização das aulas, no entanto no andamento do processo didático foi notável o salto da formação dos alunos, cujas aulas passaram a serem atrativas a medida que os alunos passaram a enxergar a Educação Física como uma disciplina como as outras. Em suma, a presente pesquisa traz outras possibilidades para enxergar o trato pedagógico da Educação Física na Educação de Jovens e Adultos, propostas essa que busca incluir e acolher as potencialidades trazidas pelos alunos enquanto seres engendrados de experiências históricas."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT-13 - EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS (EJA) E INCLUSÃO"
    "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO FÍSICA, EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS, PRÁTICAS EDUCATIVAS"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV110_MD1_SA15_ID1036_01082018113406.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:28"
    "updated_at" => "2020-06-09 19:01:38"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "DANIEL BATISTA SANTANA"
    "autor_nome_curto" => "DANIEL"
    "autor_email" => "danielslid25@outlook.com"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iii-cintedi"
    "edicao_nome" => "Anais III CINTEDI"
    "edicao_evento" => "III Congresso Internacional de Educação Inclusiva e III Jornada Chilena Brasileira de Educação Inclusiva"
    "edicao_ano" => 2018
    "edicao_pasta" => "anais/cintedi/2018"
    "edicao_logo" => "5e49fb7fd07bb_16022020233335.png"
    "edicao_capa" => "5f183d3fcde25_22072020102103.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2018-08-29 00:00:00"
    "publicacao_id" => 21
    "publicacao_nome" => "Anais do Congresso Internacional de Educação e Inclusão - CINTEDI"
    "publicacao_codigo" => "2359-2915"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 44962
    "edicao_id" => 97
    "trabalho_id" => 455
    "inscrito_id" => 1036
    "titulo" => "POSSIBILIDADES PEDAGÓGICAS DA EDUCAÇÃO FÍSICA NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS"
    "resumo" => "A Educação Física é componente curricular que integra a educação básica, inserindo assim também na Educação de Jovens e Adultos, visto que tal nível de ensino é uma modalidade especifica da educação básica. Nesse cenário a Educação Física ainda é marcada como aponta pesquisa por práticas pedagógicas inconsistentes e fragmentadas. Nesse sentido a presente pesquisa está inserido do âmbito das práticas pedagógicas da Educação Física na Educação de Jovens e Adultos e objetiva-se apontar possibilidade pedagógicas da Educação Física que se distanciem dos traços tradicionais/arcaicos, aproximando assim também dos horizontes de inclusão nas propostas das aulas a partir dos conteúdos da Cultura Corporal (Jogos, Danças, Esportes, Ginasticas e Lutas), partindo de uma experiência de pratica de ensino de um ano no município da Paraíba. O presente trabalho caracteriza-se como uma pesquisa descritiva com abordagem qualitativa dos dados a partir do diário de campo como subsídios metodológico de coleta e análise dos dados. Pôde-se notar que a priori houve posicionamentos contrários a organização das aulas, no entanto no andamento do processo didático foi notável o salto da formação dos alunos, cujas aulas passaram a serem atrativas a medida que os alunos passaram a enxergar a Educação Física como uma disciplina como as outras. Em suma, a presente pesquisa traz outras possibilidades para enxergar o trato pedagógico da Educação Física na Educação de Jovens e Adultos, propostas essa que busca incluir e acolher as potencialidades trazidas pelos alunos enquanto seres engendrados de experiências históricas."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT-13 - EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS (EJA) E INCLUSÃO"
    "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO FÍSICA, EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS, PRÁTICAS EDUCATIVAS"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV110_MD1_SA15_ID1036_01082018113406.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:28"
    "updated_at" => "2020-06-09 19:01:38"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "DANIEL BATISTA SANTANA"
    "autor_nome_curto" => "DANIEL"
    "autor_email" => "danielslid25@outlook.com"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iii-cintedi"
    "edicao_nome" => "Anais III CINTEDI"
    "edicao_evento" => "III Congresso Internacional de Educação Inclusiva e III Jornada Chilena Brasileira de Educação Inclusiva"
    "edicao_ano" => 2018
    "edicao_pasta" => "anais/cintedi/2018"
    "edicao_logo" => "5e49fb7fd07bb_16022020233335.png"
    "edicao_capa" => "5f183d3fcde25_22072020102103.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2018-08-29 00:00:00"
    "publicacao_id" => 21
    "publicacao_nome" => "Anais do Congresso Internacional de Educação e Inclusão - CINTEDI"
    "publicacao_codigo" => "2359-2915"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 29 de agosto de 2018

Resumo

A Educação Física é componente curricular que integra a educação básica, inserindo assim também na Educação de Jovens e Adultos, visto que tal nível de ensino é uma modalidade especifica da educação básica. Nesse cenário a Educação Física ainda é marcada como aponta pesquisa por práticas pedagógicas inconsistentes e fragmentadas. Nesse sentido a presente pesquisa está inserido do âmbito das práticas pedagógicas da Educação Física na Educação de Jovens e Adultos e objetiva-se apontar possibilidade pedagógicas da Educação Física que se distanciem dos traços tradicionais/arcaicos, aproximando assim também dos horizontes de inclusão nas propostas das aulas a partir dos conteúdos da Cultura Corporal (Jogos, Danças, Esportes, Ginasticas e Lutas), partindo de uma experiência de pratica de ensino de um ano no município da Paraíba. O presente trabalho caracteriza-se como uma pesquisa descritiva com abordagem qualitativa dos dados a partir do diário de campo como subsídios metodológico de coleta e análise dos dados. Pôde-se notar que a priori houve posicionamentos contrários a organização das aulas, no entanto no andamento do processo didático foi notável o salto da formação dos alunos, cujas aulas passaram a serem atrativas a medida que os alunos passaram a enxergar a Educação Física como uma disciplina como as outras. Em suma, a presente pesquisa traz outras possibilidades para enxergar o trato pedagógico da Educação Física na Educação de Jovens e Adultos, propostas essa que busca incluir e acolher as potencialidades trazidas pelos alunos enquanto seres engendrados de experiências históricas.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.