Artigo Anais III CINTEDI

ANAIS de Evento

ISSN: 2359-2915

TRABALHANDO NOÇÕES DE FRAÇÃO O TANGRAM COMO FERRAMENTA METODOLÓGICA PARA ALUNOS COM TRANSTORNO DE DÉFICIT DE ATENÇÃO E HIPERATIVIDADE

Palavra-chaves: EDUCAÇÃO MATEMÁTICA INCLUSIVA, MATERIAL DIDÁTICO DE MANIPULAÇÃO, TANGRAM Comunicação Oral (CO) GT-15 - ENSINO DE CIÊNCIA, EDUCAÇÃO MATEMÁTICA E INCLUSÃO
"2018-08-29 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 45075
    "edicao_id" => 97
    "trabalho_id" => 446
    "inscrito_id" => 48
    "titulo" => "TRABALHANDO NOÇÕES DE FRAÇÃO O TANGRAM COMO FERRAMENTA METODOLÓGICA PARA ALUNOS COM TRANSTORNO DE DÉFICIT DE ATENÇÃO E HIPERATIVIDADE"
    "resumo" => "Trata-se de um relato de experiência, cujo objetivo é fazer com que os alunos com TDAH compreendessem à ideia de fração com Tangram e estimular o raciocínio lógico e matemática. A atividade foi desenvolvida em uma escola do município de Baraúna – PB, com 2 alunos  do  ensino fundamental II, sendo os mesmos diagnosticados com TDAH,  nessa pesquisa participou um aluno do 7º ano e um alunos do 9º. Após a aplicação da atividade proposta, podemos afirmar que o Tangram pode ser utilizado como ferramenta de ensino na matemática para alunos com TDAH, pois fez com que esses alunos permanecessem concentrados por um maior tempo do que em uma aula regular, tendo também uma maior participação desses alunos fazendo com que tivesse uma troca de experiência e aprendizado do conteúdo."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT-15 - ENSINO DE CIÊNCIA, EDUCAÇÃO MATEMÁTICA E INCLUSÃO"
    "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO MATEMÁTICA INCLUSIVA, MATERIAL DIDÁTICO DE MANIPULAÇÃO, TANGRAM"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV110_MD1_SA17_ID48_01082018091813.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:29"
    "updated_at" => "2020-06-09 19:01:38"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "TICIANY MARQUES DA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "TICIANY"
    "autor_email" => "ticianymarques@hotmail.co"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iii-cintedi"
    "edicao_nome" => "Anais III CINTEDI"
    "edicao_evento" => "III Congresso Internacional de Educação Inclusiva e III Jornada Chilena Brasileira de Educação Inclusiva"
    "edicao_ano" => 2018
    "edicao_pasta" => "anais/cintedi/2018"
    "edicao_logo" => "5e49fb7fd07bb_16022020233335.png"
    "edicao_capa" => "5f183d3fcde25_22072020102103.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2018-08-29 00:00:00"
    "publicacao_id" => 21
    "publicacao_nome" => "Anais do Congresso Internacional de Educação e Inclusão - CINTEDI"
    "publicacao_codigo" => "2359-2915"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 45075
    "edicao_id" => 97
    "trabalho_id" => 446
    "inscrito_id" => 48
    "titulo" => "TRABALHANDO NOÇÕES DE FRAÇÃO O TANGRAM COMO FERRAMENTA METODOLÓGICA PARA ALUNOS COM TRANSTORNO DE DÉFICIT DE ATENÇÃO E HIPERATIVIDADE"
    "resumo" => "Trata-se de um relato de experiência, cujo objetivo é fazer com que os alunos com TDAH compreendessem à ideia de fração com Tangram e estimular o raciocínio lógico e matemática. A atividade foi desenvolvida em uma escola do município de Baraúna – PB, com 2 alunos  do  ensino fundamental II, sendo os mesmos diagnosticados com TDAH,  nessa pesquisa participou um aluno do 7º ano e um alunos do 9º. Após a aplicação da atividade proposta, podemos afirmar que o Tangram pode ser utilizado como ferramenta de ensino na matemática para alunos com TDAH, pois fez com que esses alunos permanecessem concentrados por um maior tempo do que em uma aula regular, tendo também uma maior participação desses alunos fazendo com que tivesse uma troca de experiência e aprendizado do conteúdo."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT-15 - ENSINO DE CIÊNCIA, EDUCAÇÃO MATEMÁTICA E INCLUSÃO"
    "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO MATEMÁTICA INCLUSIVA, MATERIAL DIDÁTICO DE MANIPULAÇÃO, TANGRAM"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV110_MD1_SA17_ID48_01082018091813.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:29"
    "updated_at" => "2020-06-09 19:01:38"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "TICIANY MARQUES DA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "TICIANY"
    "autor_email" => "ticianymarques@hotmail.co"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iii-cintedi"
    "edicao_nome" => "Anais III CINTEDI"
    "edicao_evento" => "III Congresso Internacional de Educação Inclusiva e III Jornada Chilena Brasileira de Educação Inclusiva"
    "edicao_ano" => 2018
    "edicao_pasta" => "anais/cintedi/2018"
    "edicao_logo" => "5e49fb7fd07bb_16022020233335.png"
    "edicao_capa" => "5f183d3fcde25_22072020102103.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2018-08-29 00:00:00"
    "publicacao_id" => 21
    "publicacao_nome" => "Anais do Congresso Internacional de Educação e Inclusão - CINTEDI"
    "publicacao_codigo" => "2359-2915"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 29 de agosto de 2018

Resumo

Trata-se de um relato de experiência, cujo objetivo é fazer com que os alunos com TDAH compreendessem à ideia de fração com Tangram e estimular o raciocínio lógico e matemática. A atividade foi desenvolvida em uma escola do município de Baraúna – PB, com 2 alunos do ensino fundamental II, sendo os mesmos diagnosticados com TDAH, nessa pesquisa participou um aluno do 7º ano e um alunos do 9º. Após a aplicação da atividade proposta, podemos afirmar que o Tangram pode ser utilizado como ferramenta de ensino na matemática para alunos com TDAH, pois fez com que esses alunos permanecessem concentrados por um maior tempo do que em uma aula regular, tendo também uma maior participação desses alunos fazendo com que tivesse uma troca de experiência e aprendizado do conteúdo.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.