Artigo Anais III CINTEDI

ANAIS de Evento

ISSN: 2359-2915

UMA INTERVENÇÃO PEDAGÓGICA PARA ALUNOS COM TRANSTORNO DO ESPECTRO DO AUTISMO COM HABILIDADES DE INTERAÇÃO SOCIAL COMPROMETIDAS NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA

Palavra-chaves: INTERAÇÃO SOCIAL, EDUCAÇÃO FÍSICA, INCLUSÃO, TEA, TEA Comunicação Oral (CO) GT-06 - EDUCAÇÃO ESPECIAL NA PERSPECTIVA DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA
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Publicado em 29 de agosto de 2018

Resumo

A educação física é uma disciplina da escola regular que possui objetivos que podem ser aliados para o desenvolvimento integral dos alunos, especificamente de crianças com TEA, que possuem a habilidade de interação social comprometida e que pode gerar dificuldades aos professores para promover a inclusão desses alunos. Para participar das aulas de educação física, as crianças com TEA podem necessitar de estratégias que venham ao encontro das suas características e necessidades. Por isso, o objetivo do estudo foi verificar a contribuição de uma intervenção pedagógica para aumentar a freqüência de interações dos alunos com TEA com os colegas e professor nas aulas de educação física. A metodologia utilizada foi um estudo de caso único através de um delineamento de bases múltiplas, que compreende duas fases: a fase A- antes da intervenção e a fase B durante a intervenção. Participaram do estudo, três alunos com TEA que se isolavam total ou parcialmente das aulas de educação física. A análise visual e estatística mostrou que a intervenção foi eficaz para aumentar a freqüência de interações sociais dos alunos com TEA com seus colegas e professores. Concluiu-se que com estratégias e adaptações simplesé possível promover a inclusão de crianças com TEA nas aulas de educação física.

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