Artigo Anais III CINTEDI

ANAIS de Evento

ISSN: 2359-2915

USO DE JOGOS NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: UMA ESTRATÉGIA DE ENSINO PARA AMENIZAR A EVASÃO ESCOLAR

Palavra-chaves: EVASÃO ESCOLAR., CONSCIENTIZAÇÃO., JOGOS PEDAGÓGICOS Pôster (PO) GT-13 - EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS (EJA) E INCLUSÃO
"2018-08-29 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 45115
    "edicao_id" => 97
    "trabalho_id" => 911
    "inscrito_id" => 1381
    "titulo" => "USO DE JOGOS NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: UMA  ESTRATÉGIA DE ENSINO PARA AMENIZAR A EVASÃO ESCOLAR"
    "resumo" => """
      USO DE JOGOS NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: UMA  ESTRATÉGIA DE ENSINO PARA AMENIZAR A EVASÃO ESCOLAR\r\n
      \r\n
      Autor (1): Jadeilda Marques França - UEPB\r\n
      Coautora (2): Erivanusa de Carvalho Alves - UEPB\r\n
      \r\n
      Universidade Estadual da Paraíba- UEPB\r\n
      jadeildapb@hotmail.com, fabioerivanusa@gmail.com\r\n
      \r\n
      \r\n
      RESUMO \r\n
      \r\n
      Este estudo tem como propósito fazer uma reflexão acerca da evasão escolar na Educação de Jovens e Adultos - EJA, um dos problemas educacionais que atinge atualmente as instituições públicas de ensino, tornando - se um grande desafio para o setor educacional, bem como propor ações que venham minimizar essa problemática, visando à permanência do aluno na escola.  Desta forma, procurou-se neste artigo propor uma reflexão, por meio de um relato de experiência em uma escola municipal da cidade de Campina Grande com estudantes da EJA do ensino fundamental I. Tendo como objetivo conscientizar os educando quanto à necessidade da permanência na escola, bem como contribuir na utilização de jogos como um recurso pedagógico, acreditando que esses recursos possam elevar os índices de conclusão dos estudantes nessa modalidade. A metodologia utilizada foi de maneira participativa conduzida por meio de palestra, depoimento e jogos pedagógicos. Sendo assim, concluímos que a participação dos gestores e professores diante de uma metodologia diferenciada venha reduzir a infrequência escolar dos discentes da EJA. Para tanto, estaremos tomando como base teórica autores a exemplo de BISOLLI (2010); BORGES (2010); CORRÊA (2008); FORNARI (2010); GIL (1990) e HAGUETE (1997) e LOPES (2016).\r\n
      \r\n
      Palavras chave: Evasão escolar. Conscientização. Jogos pedagógicos
      """
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT-13 - EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS (EJA) E INCLUSÃO"
    "palavra_chave" => "EVASÃO ESCOLAR., CONSCIENTIZAÇÃO., JOGOS PEDAGÓGICOS"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV110_MD4_SA15_ID1381_12082018101818.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:29"
    "updated_at" => "2020-06-09 19:01:38"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JADEILDA MARQUES FRANÇA "
    "autor_nome_curto" => "JADEILDA"
    "autor_email" => "jadeildapb@hotmail.com"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iii-cintedi"
    "edicao_nome" => "Anais III CINTEDI"
    "edicao_evento" => "III Congresso Internacional de Educação Inclusiva e III Jornada Chilena Brasileira de Educação Inclusiva"
    "edicao_ano" => 2018
    "edicao_pasta" => "anais/cintedi/2018"
    "edicao_logo" => "5e49fb7fd07bb_16022020233335.png"
    "edicao_capa" => "5f183d3fcde25_22072020102103.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2018-08-29 00:00:00"
    "publicacao_id" => 21
    "publicacao_nome" => "Anais do Congresso Internacional de Educação e Inclusão - CINTEDI"
    "publicacao_codigo" => "2359-2915"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 45115
    "edicao_id" => 97
    "trabalho_id" => 911
    "inscrito_id" => 1381
    "titulo" => "USO DE JOGOS NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: UMA  ESTRATÉGIA DE ENSINO PARA AMENIZAR A EVASÃO ESCOLAR"
    "resumo" => """
      USO DE JOGOS NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: UMA  ESTRATÉGIA DE ENSINO PARA AMENIZAR A EVASÃO ESCOLAR\r\n
      \r\n
      Autor (1): Jadeilda Marques França - UEPB\r\n
      Coautora (2): Erivanusa de Carvalho Alves - UEPB\r\n
      \r\n
      Universidade Estadual da Paraíba- UEPB\r\n
      jadeildapb@hotmail.com, fabioerivanusa@gmail.com\r\n
      \r\n
      \r\n
      RESUMO \r\n
      \r\n
      Este estudo tem como propósito fazer uma reflexão acerca da evasão escolar na Educação de Jovens e Adultos - EJA, um dos problemas educacionais que atinge atualmente as instituições públicas de ensino, tornando - se um grande desafio para o setor educacional, bem como propor ações que venham minimizar essa problemática, visando à permanência do aluno na escola.  Desta forma, procurou-se neste artigo propor uma reflexão, por meio de um relato de experiência em uma escola municipal da cidade de Campina Grande com estudantes da EJA do ensino fundamental I. Tendo como objetivo conscientizar os educando quanto à necessidade da permanência na escola, bem como contribuir na utilização de jogos como um recurso pedagógico, acreditando que esses recursos possam elevar os índices de conclusão dos estudantes nessa modalidade. A metodologia utilizada foi de maneira participativa conduzida por meio de palestra, depoimento e jogos pedagógicos. Sendo assim, concluímos que a participação dos gestores e professores diante de uma metodologia diferenciada venha reduzir a infrequência escolar dos discentes da EJA. Para tanto, estaremos tomando como base teórica autores a exemplo de BISOLLI (2010); BORGES (2010); CORRÊA (2008); FORNARI (2010); GIL (1990) e HAGUETE (1997) e LOPES (2016).\r\n
      \r\n
      Palavras chave: Evasão escolar. Conscientização. Jogos pedagógicos
      """
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT-13 - EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS (EJA) E INCLUSÃO"
    "palavra_chave" => "EVASÃO ESCOLAR., CONSCIENTIZAÇÃO., JOGOS PEDAGÓGICOS"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV110_MD4_SA15_ID1381_12082018101818.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:29"
    "updated_at" => "2020-06-09 19:01:38"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JADEILDA MARQUES FRANÇA "
    "autor_nome_curto" => "JADEILDA"
    "autor_email" => "jadeildapb@hotmail.com"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iii-cintedi"
    "edicao_nome" => "Anais III CINTEDI"
    "edicao_evento" => "III Congresso Internacional de Educação Inclusiva e III Jornada Chilena Brasileira de Educação Inclusiva"
    "edicao_ano" => 2018
    "edicao_pasta" => "anais/cintedi/2018"
    "edicao_logo" => "5e49fb7fd07bb_16022020233335.png"
    "edicao_capa" => "5f183d3fcde25_22072020102103.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2018-08-29 00:00:00"
    "publicacao_id" => 21
    "publicacao_nome" => "Anais do Congresso Internacional de Educação e Inclusão - CINTEDI"
    "publicacao_codigo" => "2359-2915"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 29 de agosto de 2018

Resumo

USO DE JOGOS NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: UMA ESTRATÉGIA DE ENSINO PARA AMENIZAR A EVASÃO ESCOLAR Autor (1): Jadeilda Marques França - UEPB Coautora (2): Erivanusa de Carvalho Alves - UEPB Universidade Estadual da Paraíba- UEPB jadeildapb@hotmail.com, fabioerivanusa@gmail.com RESUMO Este estudo tem como propósito fazer uma reflexão acerca da evasão escolar na Educação de Jovens e Adultos - EJA, um dos problemas educacionais que atinge atualmente as instituições públicas de ensino, tornando - se um grande desafio para o setor educacional, bem como propor ações que venham minimizar essa problemática, visando à permanência do aluno na escola. Desta forma, procurou-se neste artigo propor uma reflexão, por meio de um relato de experiência em uma escola municipal da cidade de Campina Grande com estudantes da EJA do ensino fundamental I. Tendo como objetivo conscientizar os educando quanto à necessidade da permanência na escola, bem como contribuir na utilização de jogos como um recurso pedagógico, acreditando que esses recursos possam elevar os índices de conclusão dos estudantes nessa modalidade. A metodologia utilizada foi de maneira participativa conduzida por meio de palestra, depoimento e jogos pedagógicos. Sendo assim, concluímos que a participação dos gestores e professores diante de uma metodologia diferenciada venha reduzir a infrequência escolar dos discentes da EJA. Para tanto, estaremos tomando como base teórica autores a exemplo de BISOLLI (2010); BORGES (2010); CORRÊA (2008); FORNARI (2010); GIL (1990) e HAGUETE (1997) e LOPES (2016). Palavras chave: Evasão escolar. Conscientização. Jogos pedagógicos

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.