Introdução. Ligas acadêmicas são entidades estudantis destinadas ao aprofundamento de determinada área do conhecimento. A Liga de Geriatria e Gerontologia é vinculada à Universidade Federal da Ciências da Saúde de Porto Alegre (UFCSPA) e foi fundada em 2014, se fundamentando no tripé universitário de ensino, pesquisa e extensão e sendo construída por membros de diversos cursos da saúde com o enfoque principal de estudo sobre o envelhecimento humano no cuidado multiprofissional. O envelhecimento da população, por outro lado, é uma mudança profunda do século, não obstante, são escassos currículos que abordam promoção da saúde do idoso. Assim, dadas tais mudanças demográficas, esforços para preencher tais hiatos curriculares são fundamentais para a formação plena de acadêmicos e profissionais da saúde. O objetivo desse trabalho é relatar experiências e atividades executadas durante os quatro anos de atividade multiprofissional do projeto.
Metodologia. O projeto desenvolve ações em saúde e educação em saúde para a comunidade externa e possibilita a imersão dos membros nos tópicos relativos ao envelhecimento humano em uma abordagem multidisciplinar, através da promoção de encontros de estudo mensais para discussão de temas e artigos científicos relacionados, produção científica e participação em eventos de promoção da saúde e educação para a comunidade externa.
Resultados e discussão. Há incremento de conhecimento multidisciplinar em envelhecimento humano e ganhos em vivência profissional, possibilitando uma formação mais ampla na área.
Conclusões. O projeto é sustentável e cumpre com a proposta de suplementar através da prática e ensino a formação multiprofissional em Geriatria e Gerontologia de profissionais da saúde.