Artigo Anais CONADIS

ANAIS de Evento

ISSN: 2526-186X

OS OBSTÁCULOS DE IMPLEMENTAÇÃO DE SMART CITIES NO ALTO OESTE POTIGUAR

Palavra-chaves: SMART CITIES, INICIAÇÃO CIENTÍFICA, CADASTRO TERRITORIAL MULTIFINALITÁRIO Comunicação Oral (CO) AT 08 - Tecnologias e inovações sociais no Semiárido
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Publicado em 07 de dezembro de 2018

Resumo

Atualmente governantes de vários países se engajam na tendência de tornar suas cidades inteligentes, abusando da utilização de TIC's (Tecnologias da Informação e Comunicação) e se atentando cada vez mais a cultura de seus moradores para tentar proporcionar bem-estar para além de fazer a cidade inteligente mais humana também. Artifício que pode chegar a ajudar cidades interioranas do Brasil se utilizam de poucos métodos científicos e tecnológicos em suas gestões. Analisando-se essa realidade, o Programa Smart Cities propõe soluções para os problemas encontrados e desenvolve ações que incentivem o uso da tecnologia nas cidades do Alto Oeste Potiguar. Sendo assim, o presente estudo analisa os fatores que contribuem para a dificuldade de implementação de cidades inteligentes e humanas no interior do semiárido nordestino, a partir da análise das ações desenvolvidas pelo Programa Smart Cities como o "Difundindo Saberes" e o "Arraiá Digital (Scratch Day)", discutindo também a tentativa de implementação do Cadastro Territorial Multifinalitário em Pau dos Ferros/RN. Desta forma, fez-se necessário acompanhar os planejamentos e participar de todas as ações pensadas e desenvolvidas pelo Programa, presenciar as pesquisas desenvolvidas e assistir o andamento da implementação do CTM nas áreas que os compete. Os resultados foram balizados através da observância aos cursos de tecnologia presentes no município e da análise da disponibilidade de recursos naturais, humanos e sociais existentes na região semiárida para o desenvolvimento do programa, caracterizando este trabalho como um estudo de caso de caráter exploratório. Assim, observou-se carência no ensino tecnológico durante a ação “Arraiá Digital (Scratch Day)”, pois boa parte das escolas da cidade não utilizavam os laboratórios de informática na aprendizagem dos seus alunos. No ensino superior se constatou uma considerável evasão de discentes nos cursos de tecnologia, refletindo a educação de base fragilizada no ensino de matemática e suas tecnologias, as poucas vagas de emprego na região também contribuem para tal fato e na ação “Difundindo Saberes”, notou-se a dificuldade na iniciação científica. Com relação ao Cadastro Territorial Multifinalitário, ele está sendo realizado através de uma parceria entre a Prefeitura Municipal de Pau dos Ferros/RN e o Programa Smart Cities. O CTM servirá para o armazenamento dos dados econômico-físico-jurídicos da parcela como também para os dados ambientais e sociais dos habitantes. Contudo, dificuldades no desenvolvimento do sistema de armazenamento, adesão da população e apoio da governança são encontradas. Portanto, percebe-se que para a implantação de smart cities no semiárido ainda é nítida a necessidade de se investir em educação tanto tecnológica quanto social e ambiental, principalmente no ensino básico, mas talvez com os cursos de tecnologias, engenharias, arquitetura e urbanismo e geografia, da UFERSA e UERN, essa realidade do Alto Oeste Potiguar venha a mudar um pouco mais no que diz respeito a ter adultos críticos quanto a gestão de governança e políticas públicas aplicadas a seu meio urbano.

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