No presente estudo, apresentamos um relato de experiência de um projeto integrador, desenvolvido como componente curricular do curso de Licenciatura em Física do IFRN/Campus Caicó. Nessa disciplina, os alunos tiveram a oportunidade de, juntamente com alguns professores supervisores, idealizar e desenvolver um projeto na comunidade, com uma temática de interesse coletivo dos discentes matriculados. Sob um tema de relevância comunitária, os alunos, em subgrupos, coletam materiais bibliográficos, buscando informações em livros, internet, etc. Reunidos, elaboraram o projeto decidindo os objetivos e identificando as possíveis estratégias para atingir as metas almejadas. Assim, nossa proposta teve o objetivo de desenvolver atividades lúdicas experimentais com materiais de baixo custo, cuja funcionalidade esteja voltada para o processo de ensino e aprendizagem de Física. A aplicação do projeto se deu na Escola Municipal Presidente Kennedy, localizada no Centro da cidade de Caicó/RN, com duas turmas de 9º ano do Ensino Fundamental. A ação foi desenvolvida em três partes: a divulgação do projeto e mais dois encontros, onde foram realizadas duas intervenções. As atividades escolhidas foram idealizadas a partir da temática central deste artigo, como uma estratégia de ensino que possibilite suplementar as aulas teóricas com momentos de entusiasmo, entrega e integração dos envolvidos. E que, além disso, não necessite de ambientes exclusivos para sua utilização. A aplicação dessa ideia pode ocorrer no âmbito escolar, especificamente a sala de aula e locais públicos, que sejam ferramentas didáticas informativas de conhecimentos Físicos. Essa intervenção foi aplicada em encontros semanais na instituição citada acima, sendo ela pública, com infraestrutura precária e, os alunos não terem acesso a laboratórios de ciências. No total, a aplicação ocorreu em quatro encontros, onde no primeiro tratou-se de uma gincana que estimulasse o trabalho em equipe, em que as atividades experimentais foram construídas com matérias de baixo custo. Já no segundo foram utilizadas problemáticas e ou experimentos, em que se tinham perguntas contextualizadas relacionadas a problematizações do cotidiano e um experimento que requeria sua construção e explicação do seu funcionamento. Por fim, a atividade desenvolvida foi uma brincadeira conhecida popularmente como "Afunda ou Boia", com o objetivo de despertar a curiosidade dos alunos sobre massa, peso e volume. Assim, entendemos que esse tipo de atividade possui relevância para a melhoria do Ensino de Física, uma vez que as atividades foram desenvolvidas de maneira prazerosa e interativa com o conhecimento científico. Logo, o aluno é instigado a descobrir a ciência que está por trás de simples materiais, discutir os questionamentos, hipóteses, reflexões sobre seus erros, como se baseia os requisitos para uma atividade experimental e o fazer ciência, sendo em meio a um cenário lúdico sem um alto custo de aquisição dos equipamentos. Palavras-chave: ensino de física, ludicidade, experimento de baixo custo Referências ARAÚJO, Mauro Sérgio Teixeira; ABIB, Maria Lúcia Vital dos Santos. Atividades Experimentais no Ensino de Física: Diferentes Enfoques, Diferentes Finalidades. Revista Brasileira de Ensino de Física, vol. 25, no. 2, Junho, 2003. BAPTISTA, L. V.; AZEVEDO, R. B.; GOLDSCHMIDT, A. I. Tríade basilar: uso das estratégias, a inclusão da história e filosofia da biologia e a confecção de material didático. Amazônia: Revista de Educação em Ciências e Matemáticas, v. 12, n. 23, 2016. BRASIL. MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO E CULTURA. Parâmetros Curriculares Nacionais - Ensino Médio. Brasília: 2002. 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