ESTADO DO CONHECIMENTO SOBRE O PIBID NO CONTEXTO DA LICENCIATURA EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS Aline Pereira da Silva/ pereiradasilvaaline299@gmail.com/ UFPI-CPCE Alline Costa Feitosa/ UFPI-CPCE Salvadora Pereira Fernandes/ UFPI-CPCE Ana Clara Marcelino de Moura/ UFPI-CPCE Wanna Santos de Araújo/ UFPI-CPCE Eixo Temático: Formação inicial e continuada de professores- com ênfase na análise de experiências, programas e políticas Agência Financiadora: Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal no Nível Superior - CAPES Resumo O presente trabalho está vinculado ao subprojeto do Programa de Iniciação a Docência (PIBID) Ciências Biológicas da Universidade Federal do Piauí, Campus Professora Cinobelina Elvas. Este programa tem como principal objetivo contribuir para a valorização do magistério e elevar a qualidade da formação inicial de professores nos cursos de licenciatura, promovendo a integração entre educação superior e educação básica. Partindo desse contexto, esta pesquisa objetiva apresentar um levantamento das publicações científicas que articulam o PIBID com o curso de Licenciatura em Ciências Biológicas a fim de obter um panorama sobre o que está sendo pesquisado dentro do programa e o que os atuais membros do PIBID podem avançar no sentido de buscar melhorias para a educação. Compreende-se que o PIBID pode ser considerado um forte elo de ligação entre a universidade e a escola, assim este programa se configura como espaço de para todos envolvidos, isso porque existe uma conexão de saberes entre esses membros e acontece de forma dialógica e dialética, uma vez que o trabalho de um depende do trabalho do outro. Atrelado a esse programa ocorre um curso formativo que serve como espaço para discutir os vários aspectos da formação, bem como para estudar sobre os diversos elementos que compõe a formação inicial docente, pois acredita-se, assim como Gatti (2014b, p. 25), que "[...] um bom trabalho formativo parte das condições reais dos educandos para atingir ao final um patamar desejável de formação para que possam atuar na educação básica com compromisso e respaldados em conhecimentos disciplinares e pedagógicos consistentes [...]". Dessa forma, salienta que o PIBID tem como pedra angular contribuir para a formação inicial do futuro professor, nesse caso de Biologia, por isso que oportuniza o licenciando a vivenciar experiências docentes no contexto da Educação Básica, o que lhes proporciona pensar a teoria no contexto da prática e vice-versa, o que pode contribuir para o desenvolvimento da identidade profissional docente. Nesse sentido, considera-se essa pesquisa como uma oportunidade de apresentar de forma descritivo-analítica o que vem sendo realizado em trono do PIBID, pois servirá de base para todos os leitores que por sua vez façam parte desse programa. Portanto, traçou-se um desenho descritivo-analítico das pesquisas sobre o PIBID na Licenciantura em Ciências Biológicas o qual caracterizou-se, segundo Romanowisk e Ens (2006), como estado do conhecimento, por entender que não foi vasculhada toda a literatura que dialoga sobre o PIBID na Licenciantura em Ciências Biológicas, haja vista que esta pesquisa contempla somente os trabalhos publicados e apresentados em dois grandes eventos da área de Ensino de Ciências, que são o Encontro Nacional de Ensino de Biologia (ENEBIO) e o Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciência (ENPEC). Para seleção dos eventos utilizou-se o critério de serem os maiores eventos nacionais que abordam o ensino de Biologia. Após a seleção dos eventos visitou-se todos os anais e revistas para realizar a busca dos trabalhos, vale dizer que não foi delimitado nenhum intervalo de tempo para seleção dos artigos. Assim, foi preciso ler o título, o resumo e a palavras-chave para identificar se o trabalho tinha o PIBID como temática de discussão. Partindo disso, formou-se o primeiro corpus de análise que foi composto por 53 trabalhos, 50 encontrados no banco de dados do ENEBIO e 3 no site do ENPEC, desse total somente os trabalhos publicados no ENEBIO obtinham os critérios de seleção para nossa análise. Diante do exposto, o corpus foi analisado a luz da Análise Textual Discursiva (ATD) segundo Moraes e Galiazzi (2016), assim, emergiram três categorias: os objetivos das pesquisas, a metodologia utilizada e os achados das pesquisas. De um modo geral percebeu-se que na primeira categoria perpassam três dimensões: i) análise de propostas metodológicas; ii) elaboração ou implementação de materiais didáticos e; iii) a influência do PIBID na formação docente. Assim, entende-se que quanto a primeira dimensão os autores demonstram uma preocupação quanto ao uso de diversas estratégias metodológicas para o processo de ensino aprendizagem, já na segunda dimensão apontam uma necessidade de construção de materiais didáticos para uma aula eficiente e na terceira fica claro que estão interessados em investigar os elementos desenvolvidos através do PIBID para a formação docente, ou seja, o intuito é identificar o que o programa pode influenciar na construção e desenvolvimento da identidade profissional docente, por exemplo. Ao analisar a segunda categoria foi possível identificar que a maioria dos trabalhos tem como sujeitos participantes todos os membros que fazem parte do PIBID, bolsistas, professor supervisor, alunos da educação básica e professor coordenador, esse dado é bastante relevante, pois aponta um grande envolvimento do programa com um todo, de forma a compreender que somente na coletividade que se faz um trabalho eficiente. Na terceira categoria, pode-se mencionar que de forma sucinta as pesquisas apontam elementos importantes para a formação docente, uma vez que proporcionam condições tanto para os professores de Biologia em exercício da função quanto para os futuros professores a refletirem sobre sua organização do trabalho pedagógico. Contudo, pode-se dizer que esta pesquisa trará contribuições para o campo do ensino de Biologia a fim de apresentar em que o PIBID está atuando e o que pode ser feito para acrescentar ainda mais ao contexto da formação docente. Palavras-chave: PIBID, Licenciando em Ciências Biológicas, Estado do Conhecimento, Formação de professores Referências GATTI, B. A. A formação inicial de professores para a educação básica: as licenciaturas. Revista USP, São Paulo, n. 100, p. 33-46, 2014a. ROMANOWISK, J. P.; ENS, R. T. As pesquisas denominadas do tipo "Estado da Arte" em Educação. Revista Diálogo Educacional, v. 6, n. 19, p. 37-50, 2006. MORAES, R.; GALIAZZI, M. do C. Análise textual discursiva. Ijuí: Ed. Unijuí, 2016.