MATERIAIS MANIPULÁVEIS COMO METODOLOGIA DE ENSINO E APRENDIZAGEM DE GEOMETRIA ESPACIAL: UMA PROPOSTA DE ENSINO Bruna Karolyne da Silva Oliveira/ bruna.silva33@outlook.com/ UERN Thadeu Cortez de Paiva/ UERN Francisca Fernanda Costa/ UERN Jacqueline Adryanne Araujo Rocha/ UERN Mizikelly Alves dos Reis/ UERN Aislânia da Silva Mota/ UERN Rafael Firmo da Costa/ UERN Eixo Temático: Processos de Ensino e aprendizagem - com ênfase na inovação tecnológica, metodológica e práticas docentes. Agência Financiadora: CAPES RESUMO Sabemos que a matemática é essencial no cotidiano de qualquer pessoa, principalmente na vida escolar. Na maioria das vezes, os alunos não observam o espaço no qual estão inseridos, não analisam as formas e cálculos que estão a sua volta. A geometria é muito utilizada em aplicações e é considerada uma ferramenta importante, pois por meio dela se desenvolve habilidades de visualização, orientação no espaço, além da capacidade para medir, quantificar e fazer estimativas de comprimentos, áreas e volumes. Com base na geometria, podemos verificar as dificuldades dos alunos em analisar formas e cálculos básicos, pois basta olhar para os mais diversos lugares e constatar, que representam figuras geométricas. Por causa da dificuldade que os alunos sentem para aprender os conceitos matemáticos, sabemos que não existe uma metodologia que será a solução para o ensino de matemática, ou seja, não existe uma metodologia que será resultado para os mais diversos problemas enfrentados no ensino de matemática. O presente trabalho tem como finalidade apontar uma proposta de ensino matemático que procura o conhecimento e o aprendizado do aluno por meio da resolução de problemas através de materiais manipuláveis, permitindo ao aluno estudar conceitos geométricos a partir de situações-problemas vividas diariamente. Temos o objetivo de introduzir conceitos de geometria espacial e despertar um maior interesse dos alunos para o estudo da geometria, conduzindo o ensino de forma concreta e lúdica, desenvolvendo o raciocínio lógico-matemático e a capacidade de elaborar conceitos sistematizados. Neste trabalho, mostramos formas em que o professor pode inserir um recurso manipulável como ferramenta facilitadora no processo de ensino e aprendizagem dos conceitos geométricos, a saber, o uso de embalagens. Diante disso, ministramos um minicurso no qual mostramos como podemos abordar conceitos da geometria espacial usando os materiais manipuláveis, este minicurso teve como público alvo, alunos do sétimo ano de uma escola parceira. Iniciamos o minicurso, mostrando os conceitos básicos da geometria espacial, até que os participantes assimilassem esses conceitos. Por fim, foram propostas atividades as quais podem ser desenvolvidas dentro e fora da sala de aula, sendo estas utilizando experiências e atividades com materiais concretos, tendo em vista que a geometria espacial deve ser analisada quanto à exploração de conceitos geométricos ligados à abstração e a realidade e como elas estabelecem tal relação entre conceitos e fórmulas facilitando o processo de ensino-aprendizagem, fazendo com que o aluno possa visualizar e assim ter uma melhor compreensão do assunto estudado. Palavras-chave: Proposta de ensino; Geometria espacial; Material Manipulável; Ensino e Aprendizagem; REFERÊNCIAS BORDIN, Laura Moreira; BISOGNIN, Eleni. Os Materiais Manipuláveis e a Utilização de Jogos Pedagógicos no Processo de Ensino e Aprendizagem das Operações com Números Inteiros. In: II Congresso Nacional da Educação Matemática e IX Encontro Regional de Educação Matemática, Rio Grande do Sul, 2011. BOYER, Carl. B. História da Matemática. 2ª. Ed. São Paulo: Edgard Blücher Ltda., 1996 BRITO, M.R. F de. Contribuições da psicologia educacional à educação matemática. In:_____. (Org.). Psicologia da educação matemática: teoria e pesquisa. 2. ed. Florianópolis: Insular, 2005, p. 49 - 64. BRASIL. Parâmetros Curriculares Nacionais: terceiro e quartos ciclos do Ensino fundamental: Matemática. Brasília, MEC, 1998. BURAK, Dionísio. Modelagem Matemática: ações e interações no processo ensino-aprendizagem. Campinas, 1992. Tese (Doutorado em Psicologia Educacional. 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