Artigo Anais VII ENALIC

ANAIS de Evento

ISSN: 2526-3234

MÚLTIPLAS ABORDAGENS ESCOLARES DA TEMÁTICA “DROGAS”: PESQUISA BIBLIOGRÁFICA

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O consumo de drogas psicoativas por jovens e adultos é uma problemática mundial, visto que em 2015 cerca de 255 milhões de pessoas consumiram alguma substância psicoativa, sendo que destes quase 30 milhões apresentaram transtornos (UNODC, 2017). No que diz respeito ao contexto brasileiro o uso destas substâncias vem aumentando significativamente nos últimos anos, especialmente o álcool, tabaco e a maconha (UNODC, 2017). Os efeitos que estas drogas causam a saúde dos jovens como a cirrose e outras doenças crônicas do fígado resultantes da hepatite C, o câncer e os transtornos causados pelo uso de opioides, estão intrinsecamente ligados a aspectos sociais como educação, segurança e saúde pública (SBP, 2017). Os números brasileiros evidenciam a realidade social de muitas escolas públicas brasileiras, especialmente as que estão localizadas em bairros periféricos, onde o comércio indiscriminado de drogas se faz presente tanto fora como dentro do ambiente escolar. 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Tendo em vista o emergencial problema social atrelado ao consumo de drogas no Brasil e as recentes observações feitas em turmas do Ensino Médio no colégio em que estamos desenvolvendo atividades no âmbito do Programa de Iniciação à Docência, subprojeto Biologia da Universidade Federal da Bahia, (Pibid - Bio/UFBA) optamos por planejar, propor e avaliar intervenções didáticas com essa temática, que está associada ao tema estruturador 2 dos Parâmetros Curriculares Nacionais - Mais (PCN+) "Qualidade de vida das populações humanas" referendado nas Orientações Curriculares Nacionais (MEC, 2006). Nas atividades de diagnóstico do contexto dos estudantes com os quais se desenvolverão tais intervenções didáticas em sala de aula, os alunos demonstraram interesse, apesar de aparentemente desconhecerem os efeitos que as drogas podem acarretar em suas vidas. Assim, iniciamos nosso trabalho de Iniciação à Docência através desta pesquisa de natureza bibliográfica que busca levantar como está sendo a abordagem da temática "drogas" dentro das escolas brasileiras. Inicialmente foram feitas buscas, pelo índice, nos principais periódicos e anais de congressos brasileiros da área de Ensino de Ciências, nos números publicados nos últimos 10 anos. As fontes foram: Revista Ensaio - Pesquisa em Educação e Ciências (EPEC), Revista Experiências em Ensino de Ciências (EENCI), Revista Investigações de Ensino em Ciências (IENCI), Revista Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências (RBPEC), Anais do Encontro Nacional das Licenciaturas (ENALIC) e Atas do Encontro Nacional de Pesquisa e Educação em Ciências (ENPEC). Como resultado foram localizados 10 trabalhos correspondentes ao tema "drogas" categorizados em 4 abordagens diferentes: 1) diagnóstico do padrão de consumo de drogas pelos estudantes, sem quaisquer intervenções pedagógicas posteriores; 2) abordagem de caráter bioquímico, relacionando a temática "drogas" com reações químicas que ocorrem no organismo humano a nível celular; 3) abordagem de caráter fisiológico, relacionando os efeitos das drogas sobre tecidos, órgãos e/ou sistemas do organismo humano; 4) e abordagem de caráter social, relacionando o uso abusivo de drogas com consequências sociais como acidentes no trânsito e outras formas de degradação física, psíquica e familiar. Esses resultados preliminares indicam que as abordagens pedagógicas sobre o tema "Drogas" tem tido pouca atenção nas práticas de pesquisa em Ensino das Ciências e nas vias de publicação da área. Nosso trabalho de pesquisa bibliográfica deve se ampliar no sentido de incluir outras fontes como Dissertações e Teses, assim como publicações de divulgação de práticas escolares. Levando-se em consideração o contexto social do país, o caráter interdisciplinar desta temática e o potencial do ambiente escolar como um meio eficiente de orientação e sensibilização de um número considerável de jovens, a abordagem sobre as drogas na escola se torna essencial na busca por melhor qualidade de vida individual e social. Palavras-chave: drogas, abordagens pedagógicas, pesquisa bibliográfica. Referências HOFFERT, L. QUARESMA, F. Atividades pedagógicas para conscientização e prevenção do abuso agudo de álcool por alunos do Ensino Médio. In: ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS, 11, 2017, Florianópolis: ABRAPEC. Atas... Florianópolis, 2017. Disponível em: . Acesso: 13 out. 2018. LIMA, E. H. de. Educação em saúde e uso de drogas: um estudo acerca da representação da droga para jovens em cumprimento de medidas educativas. 2013, p. 1-246. Tese de doutorado (Pós-graduação em Ciências da Saúde) - Centro de Pesquisa René Racho, Fundação Oswaldo Cruz, Belo Horizonte, 2013. Disponível em: . Acesso: 13 out. 2018. MEC. Ministério da educação. Secretaria de Educação Básica. Ciências da natureza, matemática e suas tecnologias. Brasília, 2006 (Orientações curriculares nacionais para o ensino médio, v. 2). Disponível em: . Acesso em: 20 out. de 2018. MORAES, M. P. de.; SILVA, K. N. da; BOCAMINO, A.; FIGUEIREDO, M. C.; ANJOS, A. Y. dos. A temática drogas é abordada no contexto escolar e familiar? In: VI ENCONTRO NACIONAL DAS LICENCIATURAS, 6., 2016, Cascavel: Unioeste. Anais... Curitiba, 2016. Disponível em: . Acesso: 13. out. 2018. RIBEIRO, E. B.; ARTIGAS, L. G. H.; BENATO, M. A.; CASTRO, M. S. de; AQUINO, Y. G. de.; TOMASZEWSKI, G. D. Álcool: não é tranquilo, mas pode ser favorável. 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Publicado em 03 de dezembro de 2018

Resumo

MÚLTIPLAS ABORDAGENS ESCOLARES DA TEMÁTICA "DROGAS": PESQUISA BIBLIOGRÁFICA Guilherme Lima da Silva1 / guilherme.limadasilva@outlook.com / UFBA Milena Maria Santana Gomes2 / UFBA Ana Verena Magalhães Madeira3 / UFBA Simone Bernardes Almeida4 / Colégio Estadual Luiz Viana / SEC-BA Eixo Temático: Processos de Ensino e aprendizagem - com ênfase na inovação tecnológica, metodológica e práticas docentes. Agência Financiadora: CAPES Resumo Este trabalho trata de uma pesquisa bibliográfica acerca das abordagens pedagógicas sobre o tema "Drogas" nas escolas brasileiras. Adota-se aqui a definição estabelecida pela Organização Mundial de Saúde (OMS, 1993 apud LIMA, 2013, p. 26) que aponta que "droga é toda e qualquer substância natural ou sintética que quando introduzida no organismo vivo, pode modificar uma ou múltiplas funções". O consumo de drogas psicoativas por jovens e adultos é uma problemática mundial, visto que em 2015 cerca de 255 milhões de pessoas consumiram alguma substância psicoativa, sendo que destes quase 30 milhões apresentaram transtornos (UNODC, 2017). No que diz respeito ao contexto brasileiro o uso destas substâncias vem aumentando significativamente nos últimos anos, especialmente o álcool, tabaco e a maconha (UNODC, 2017). Os efeitos que estas drogas causam a saúde dos jovens como a cirrose e outras doenças crônicas do fígado resultantes da hepatite C, o câncer e os transtornos causados pelo uso de opioides, estão intrinsecamente ligados a aspectos sociais como educação, segurança e saúde pública (SBP, 2017). Os números brasileiros evidenciam a realidade social de muitas escolas públicas brasileiras, especialmente as que estão localizadas em bairros periféricos, onde o comércio indiscriminado de drogas se faz presente tanto fora como dentro do ambiente escolar. 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Assim, iniciamos nosso trabalho de Iniciação à Docência através desta pesquisa de natureza bibliográfica que busca levantar como está sendo a abordagem da temática "drogas" dentro das escolas brasileiras. Inicialmente foram feitas buscas, pelo índice, nos principais periódicos e anais de congressos brasileiros da área de Ensino de Ciências, nos números publicados nos últimos 10 anos. As fontes foram: Revista Ensaio - Pesquisa em Educação e Ciências (EPEC), Revista Experiências em Ensino de Ciências (EENCI), Revista Investigações de Ensino em Ciências (IENCI), Revista Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências (RBPEC), Anais do Encontro Nacional das Licenciaturas (ENALIC) e Atas do Encontro Nacional de Pesquisa e Educação em Ciências (ENPEC). 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Educação em saúde e uso de drogas: um estudo acerca da representação da droga para jovens em cumprimento de medidas educativas. 2013, p. 1-246. Tese de doutorado (Pós-graduação em Ciências da Saúde) - Centro de Pesquisa René Racho, Fundação Oswaldo Cruz, Belo Horizonte, 2013. Disponível em: . Acesso: 13 out. 2018. MEC. Ministério da educação. Secretaria de Educação Básica. Ciências da natureza, matemática e suas tecnologias. Brasília, 2006 (Orientações curriculares nacionais para o ensino médio, v. 2). Disponível em: . Acesso em: 20 out. de 2018. MORAES, M. P. de.; SILVA, K. N. da; BOCAMINO, A.; FIGUEIREDO, M. C.; ANJOS, A. Y. dos. A temática drogas é abordada no contexto escolar e familiar? In: VI ENCONTRO NACIONAL DAS LICENCIATURAS, 6., 2016, Cascavel: Unioeste. Anais... Curitiba, 2016. Disponível em: . Acesso: 13. out. 2018. RIBEIRO, E. B.; ARTIGAS, L. G. H.; BENATO, M. A.; CASTRO, M. S. de; AQUINO, Y. G. de.; TOMASZEWSKI, G. D. Álcool: não é tranquilo, mas pode ser favorável. 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