Compreender a importância de uma dieta balanceada e os efeitos nocivos que vem acompanhados de um consumo indevido de produtos industrializados, como salgadinhos, doces, biscoitos, etc., assim como compreender a linguagem dos rótulos de tais produtos, são saberes essenciais para a manutenção da saúde, principalmente de jovens estudantes. O presente trabalho teve como objetivo analisar e descrever a interpretação de discentes do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará (IFPA) Campus Belém, sobre a alimentação e a intensificação do uso de produtos industrializados e alimentos "pré-prontos", a partir do momento em que os mesmos iniciam sua vida acadêmica. Metodologicamente, avaliou-se a dieta de uma amostra de 316 alunos entre 14 e 28 anos, por meio de um Questionário relacionando alguns alimentos (industrializados ou não) com a frequência por dia em que são consumidos. Como constatou-se a inadequação das práticas alimentares de uma grande parcela de alunos, adotou-se estratégias educativas como palestras, aulas direcionadas sobre a pirâmide alimentar, com o intuito de conscientizar os alunos sobre a importância de uma alimentação adequada. Esta pesquisa tende a uma continuação com o objetivo de analisar se os alimentos oferecidos pelo IFPA Campus Belém apresentam quantidades adequada de nutrientes quecontribuam de maneira positiva à dieta dos discentes, os quais afirmam possuir a merenda escolar como parte significativa em sua alimentação. Palavras-chave: química e alimentação; rótulos industrializados; merenda escolar.