A UTILIZAÇÃO DE RECURSOS DIDÁTICOS PARA O APRIMORAMENTO DAS AULAS DE BIOLOGIA NO ESTÁGIO SUPERVISIONADO (RELATO DE EXPERIÊNCIA) Dayana da Silva Marinho1 dayanamrinho18@gmail.com/ Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Tocantins-Campus Araguatins. Hyaquelânia Sousa Monteiro2 /IFTO-Campus Araguatins. Juliana Barros Carvalho3 / IFTO- Campus Araguatins. EDUCAÇÃO E RESISTÊNCIA: A FORMAÇÃO DE PROFESSORES EM TEMPOS DE CRISE DEMOCRATICA Resumo Para melhor abordagem científica no ensino de Biologia, a utilização de recursos didáticos é imprescindível, pois proporciona diferentes formas de fixação dos conteúdos. No entanto, o ensino de Biologia encontra-se geralmente limitado em aulas expositivas, ou seja, o professor fica condicionado às aulas tradicionais. Sendo assim, a utilização desses recursos didáticos são considerados elementos essenciais, para o processo de ensino-aprendizagem, porém são ferramentas que viabilizam a construção do conhecimento, apoia a ação docente e ampliam as possibilidades sobre as abordagens didáticas. Na fase de observação nas turmas da 1ª e 3ª séries do Ensino Médio do Centro de Ensino Médio Professora Antonina Milhomem (atualmente IV CPM), notou-se que não são utilizados outros tipos de recursos didáticos, além do livro didático e a lousa durante as aulas de Biologia. Nesse contexto, existe a necessidade de planejar e implantar outros tipos de recursos didáticos de ensino durante a regência (Estágio Supervisionado III), estes recursos seriam modelos didáticos, aulas práticas em laboratório e recursos audiovisuais, como vídeos e slides entre outros. Assim sendo, que a inserção dessas ferramentas no estágio supervisionado no Ensino Médio, tem como objetivo contribuir significativamente para um ensino mais proveitoso e eficaz. Sendo assim, é um mecanismo pertinente para o professor utilizar, pois são de grande valia para tornar as aulas mais proveitosas e prazerosas, e menos rotineiras. A utilização de metodologias diferenciadas é uma forma de sair do ensino tradicional e buscar novas práticas pedagógicas, que proporcionem uma aprendizagem mais significativa e eficaz. Sendo que durante as semanas de observações do Estágio Supervisionado III, constatou-se a falta de interesse dos alunos pela a disciplina de Biologia, percebe-se que tem sido cada vez mais acentuado essa desmotivação dos alunos pelo o ensino de Biologia. Os recursos audiovisuais, por exemplo, proporcionam uma aula diferenciada permitindo diversificar as atividades e assumir um papel motivador do processo de ensino e aprendizagem (SANTOS, 2010). E neste contexto, o objetivo do trabalho foi analisar a utilização dos recursos didáticos para o aprimoramento do ensino de Biologia no estágio supervisionado, dessa forma elaborando aulas com o auxílio de alguns recursos didáticos para facilitar o ensino-aprendizagem dos alunos. Os recursos didáticos diferenciados são agentes facilitadores da aprendizagem. Ao utilizar recursos didáticos na disciplina de Biologia o docente poderá diversificar suas aulas, e despertar o interesse dos educandos, dessa maneira tornando uma aula mais dinâmica. Dessa forma, o aluno terá condições para compreender os conceitos, desenvolver habilidades, competências e atitudes, contribuindo também para reflexões sobre o mundo em que vivem. E com o uso de modelos didático os alunos conseguem compreender e assimilar, tanto os princípios teóricos e científicos. Porém, na prática os educados conseguem assimilar, entender e apreender os conteúdos com o auxílio dos modelos didáticos. Nota-se que os alunos começam a entender e olhar de forma diferente e sobre determinado assunto. Para Krasilchik (2004) somente nas aulas práticas os alunos enfrentam os resultados não previstos, cuja interpretação desafia sua imaginação e raciocínio. Com a utilização de aulas práticas o professor estará fazendo um elo entre a teoria e a prática, e os alunos irão assimilar melhor os conteúdos que foram abordados em sala. De acordo com KRASILCHIK (2011), os recursos audiovisuais embora sejam amplamente reconhecidos o potencial desses recursos audiovisuais no ensino de Biologia, os dados disponíveis indicam que são poucos e mal-usados. Durante o estágio observou-se, que esses recursos audiovisuais são pouco utilizados pelos professores de Biologia. E na falta do uso desses, o educando é prejudicado. Principalmente na disciplina de Biologia que apresenta, muitos termos científicos que os alunos não conhecem com o uso desses recursos os alunos serão capazes de assimilarem e entenderem e os termos científicos. Os conteúdos da 1ª e 3ª séries do Ensino Médio foram ministrados, de forma teórica e prática com o uso de recursos como modelos didáticos e aulas práticas, como: data show, vídeos, livro didático, apostila, e entre outros. Utilizando também metodologia em sala, aula expositiva e explicativa e bem como de forma dialogada, sempre fazendo questionamentos aos estudantes sobre os conteúdos abordados durante a aula. Por fim, a metodologia foi utilizada também em forma de seminários em grupos e de uma prancha de desenhos, que foram feitos pelos os próprios alunos, com o intuito de avaliar os educandos. As avaliações foram de forma contínuas e diversificadas, com realização de atividades em sala de aula e extraclasse. E com o término do estágio supervisionado no Ensino Médio nas turmas da 1ª e 3ª séries da disciplina de Biologia, notou-se que os alunos ficaram motivados e interessados. Sendo assim, os educandos tiveram a maior facilidade e compreensão dos assuntos abordados em aulas. Tendo em vista, que as aulas de Biologia exigem dos educandos conhecimentos científicos, que muitas das vezes se resume em teorias e conceitos. A importância de utiliza em sala de aula alguns recursos didáticos-pedagógicos, como: aulas práticas, modelos didáticas e vídeos, prancha de desenho. Teve grande relevância para os educandos que tiverem o conteúdo explicado na teoria e na prática conseguiram fazer a associação dos conteúdos. E os resultados foram constatados através de atividades dadas aos alunos após a explanação dos conteúdos. Também através de pranchas de desenhos feitos pelos os próprios alunos, e mediante de seminários apresentados pelos os educandos, e por intermédio de trabalho em grupos e bem como por meio das aulas práticas. Portanto, os resultados foram obtidos através da avaliação final do bimestre dos conteúdos abordado na disciplina de Biologia. Constatou-se que o uso constante desses recursos didáticos, contribui para o processo de aprendizagem do educando. Palavras-chave: Biologia, recursos didáticos, ensino-aprendizagem, educandos Referências KRASILCHIK, M. Práticas de ensino de biologia. 4ª ed. São Paulo: Universidade de São Paulo, 2004. KRASILCHIK. M. Práticas de ensino de biologia. 4ª. ed. rev. e ampl.3ª reimpr. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 2011. SANTOS, Priscila Carmona. A utilização de recursos audiovisuais no ensino de ciências: Tendências entre 1997 e 2007. Dissertação (Mestrado em Educação) - Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo, São Paulo: 2010.