Artigo Anais VII ENALIC

ANAIS de Evento

ISSN: 2526-3234

DESTILADOR ALTERNATIVO COMO INSTRUMENTO DE APRENDIZAGEM NO ENSINO DE QUÍMICA NA ESCOLA DE ENSINO MÉDIO GOVERNADOR ADAUTO BEZERRA EM FORTALEZA/CE

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Agência Financiadora: CAPES Resumo No atual cenário educacional brasileiro, é possível encontrar escolas que não possuem laboratórios de ciências equipados de forma adequada para a realização de aulas práticas, seja devido ao elevado custo dos equipamentos, bem como da sua manutenção ou ainda pela falta de reagentes. Devido à carência de laboratórios ou de profissionais preparados, muitas vezes a disciplina de química é ministrada utilizando apenas ferramentas tradicionais, o que torna essa ciência abstrata e distante da realidade da maioria dos alunos. Dessa forma, é importante e necessária a utilização de materiais alternativos como forma de dinamizar o conteúdo e aproximá-lo dos estudantes além de minimizar os problemas de falta de materiais nos laboratórios (MARTINS et al., 2018). Na esfera educacional, a articulação entre teoria e prática encontra na metodologia das oficinas pedagógicas um importante recurso (PAVIANE & FONTANA, 2009), as oficinas que utilizam materiais recicláveis e de baixo custo, são alternativas não apenas para diminuir o elevado custo de manutenção dos laboratórios, mas também para que os alunos atribuam significado aos conhecimentos previamente adquiridos em sala de aula. Nesse contexto este trabalho caracteriza a oficina pedagógica como forma de construir conhecimento a partir da ação e da reflexão e relata a experiência de uma oficina oferecida pelos os alunos do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Docência (PIBID) de Química da Universidade Estadual do Ceará (UECE) e foi realizado na Escola de Ensino Médio Governador Adauto Bezerra, onde através de uma oficina com materiais recicláveis e de baixo custo os alunos de seis turmas do primeiro ano, da escola, participaram da oficina três alunos de cada turma, fizeram a montagem dos destiladores. Dessa forma, ao abordar um tema de grande relevância, como a sustentabilidade ambiental, aliado ao uso de novas metodologias de ensino, a aprendizagem dos alunos torna-se mais significativa. A educação ambiental é um assunto interdisciplinar, dessa forma há necessidade de abordá-la de forma contínua e permanente na escola, que é um lugar onde há incentivo para o aluno pensar de maneira crítica. Diante disto, tem-se como objetivo conscientizar os alunos a pensar de forma responsável acerca da sustentabilidade ambiental reutilizando materiais recicláveis e de baixo custo para produção de um destilador reciclável, bem como elaborar novas metodologias para o ensino de química e avaliar a aplicabilidade do material didático desenvolvido. A oficina buscou superar um dos maiores desafios do ensino de química que é construir um elo entre o conhecimento adquirido na sala de aula e o cotidiano dos alunos o que possibilita de certa forma tornar a química mais "palpável" e mostrar que a mesma não é nenhum "bicho papão". A destilação é o processo de separação baseado no fenômeno de equilíbrio líquido - vapor de misturas. Em termos práticos, quando temos duas ou mais substâncias formando uma mistura líquida, a destilação pode ser um método para separá-las(FONSECA, 2016). É de suma importância que neste processo a substância a ser destilada seja volátil na temperatura utilizada. Ao contextualizar o processo de destilação simples com fatos corriqueiros aos alunos, estes são cativados e passam a perceber que a química de forma mais simples e significativa. A oficina, inicialmente, abordou uma metodologia de observação, na qualos alunos da escola acompanharam a montagem do destilador reciclável que foi feita pelos IDs do PIBID de Química/CCT da UECE. Em seguida, as equipes reproduziram os conhecimentos previamente adquiridos na montagem do destilador de cada turma. As equipes destilaram uma mistura de água, álcool etílico e corante já preparada. Como os valores dos pontos de ebulição do álcool(78,5°C) e da água (100°C) são diferentes, porém próximos, decidiu-se coletar as primeiras cinco gotas, para que garantisse que se estava extraindo somente o álcool, e entãofoi possível constatar através de um teste simples, com fogo no produto destilado, que ocorreu a extração de álcool. Após a conclusão do experimento, foi realizado um questionário visando avaliar tanto o êxito da oficina como a opinião dos alunos a respeito da metodologia aplicada. E o resultado, foi satisfatório, nas 3 perguntas feitas aos alunos, houver um consenso, sobre o que foi visto na prática, com o que eles estudaram em sala. E também, houve o entusiasmo dos mesmos, para reaplicar a experiência, sozinhos, ou com colegas. Palavra-chave: Materiais didáticos; Destilador alternativo; Ensino de química; Separação de misturas. Referências FONSECA, Martha Reis Marques da, Química: ensino médio / Martha Reis. -- 2. ed. -- São Paulo: Ática, 2016. MARTINS,M. G.; FREITAS,G. F. G. de &VASCONCELOS,P.H. M. de,A Utilização de Materiais Alternativos no Ensino de Química no Conteúdo de Geometria Molecular. Revista THEMA. v. 15, n. 01. Pág. 44 a 50. IFCE. Fortaleza/CE. 2018. PAVIANI,N. M. S.&FONTANA,N. M. Ofici nas Pedagógicas: relato de uma experiência. Conjectura, v. 14, n. 2, maio/ago. 2009 "
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Na esfera educacional, a articulação entre teoria e prática encontra na metodologia das oficinas pedagógicas um importante recurso (PAVIANE & FONTANA, 2009), as oficinas que utilizam materiais recicláveis e de baixo custo, são alternativas não apenas para diminuir o elevado custo de manutenção dos laboratórios, mas também para que os alunos atribuam significado aos conhecimentos previamente adquiridos em sala de aula. 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Publicado em 03 de dezembro de 2018

Resumo

DESTILADOR ALTERNATIVO COMO INSTRUMENTO DE APRENDIZAGEM NO ENSINO DE QUÍMICA NA ESCOLA DE ENSINO MÉDIO GOVERNADOR ADAUTO BEZERRA EM FORTALEZA/CE Edlene Araújo Oliveira/ edlene.araujo@aluno.uece.br/ Universidade Estadual do Ceará Everson Da Silva Gomes/ Universidade Estadual do Ceará Maria Leidiane Ventura Da Silva/ Universidade Estadual do Ceará Cecília Lara Oliveira Lima / Universidade Estadual do Ceará Lidivânia Silva Freitas/ Secretaria de Educação Básica do Estado do Ceará Cristiane Maria Sampaio Forte/Universidade Estadual do Ceará Eixo Temático: Processos de Ensino e aprendizagem - com ênfase na inovação tecnológica, metodológica e práticas docentes. Agência Financiadora: CAPES Resumo No atual cenário educacional brasileiro, é possível encontrar escolas que não possuem laboratórios de ciências equipados de forma adequada para a realização de aulas práticas, seja devido ao elevado custo dos equipamentos, bem como da sua manutenção ou ainda pela falta de reagentes. 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