O PIBID E SUAS CONTRIBUIÇÕES NA DIDÁTICA DO LICENCIANDO EM COMPUTAÇÃO, UM RELATO DE EXPERIÊNCIAS NO ENSINO DE INFORMÁTICA BÁSICA Cleberson Rian Rosal Sousa [1] /rianrosal08@gmail.com/IFTO - Campus Araguatins Ramásio Ferreira de Melo [2] /IFTO - Campus Araguatins Adeilson Marques da Silva Cardoso [3] /IFTO - Campus Araguatins Eixo Temático: Processos de Ensino e aprendizagem - com ênfase na inovação tecnológica, metodológica e práticas docentes Agência Financiadora: Residência Pedagógica - CAPES Resumo No contexto da educação, algo bastante questionado é a formação de professores, uma etapa primordial antes de sua inserção no âmbito do magistério. Visto que, a prática do professorando no ambiente escolar se torna essencial em sua formação. Desse modo, pode-se apontar que o PIBID é motivado através da efetivação da prática pedagógica do futuro professor, baseada na vivência de experiências didáticas, visando a formação de qualidade desses professores. Tratando-se de um programa de iniciação à docência, os alunos de licenciatura que, inseridos no cotidiano das escolas da rede pública, planejam e participam de experiências metodológicas, bem como de práticas docentes de caráter inovador e interdisciplinar, buscando superar problemas identificados no processo de ensino aprendizagem dentro da Sala de Tecnologia. (RIVAROLA, 2014). Nesse sentido, o programa em parceria com o sistema Rede E-Tec Brasil visa à oferta de educação profissional e tecnológica, e tem o propósito de ampliar e democratizar o acesso a cursos técnicos de nível médio, públicos e gratuitos, os cursos serão ministrados por instituições públicas (BRASIL, 2018). O subprojeto do PIBID-Informática ofertou aos estudantes de ensino médio de uma escola pública do município de Araguatins, o minicurso de informática básica, sendo realizado com uma turma de 14 alunos de diferentes turmas e séries, sendo este com uma carga horária de 40 horas. O trabalho concretizou-se no segundo semestre de 2017, sendo ministradas na unidade móvel da rede E-Tec Brasil. A Escola Técnica Aberta do Brasil (e-Tec), denominado de Rede e-Tec Brasil, esse projeto é sustentado pelo Ministério da Educação com o objetivo de prover alunos do ensino médio de laboratórios e cursos voltados para a iniciação em diversas carreiras (KASSIC, 2015). Com essa perspectiva, o presente trabalho tem como objetivo mostrar as experiências de ensino didático no minicurso de informática básica, enfatizando as contribuições do PIBID nesse processo. Em relação aos procedimentos metodológicos, este artigo enquadra-se em um estudo de caso, de perfil qualitativo, e como fonte de obtenção dados, fundamentou-se nas experiências concedidas pelo subprojeto PIBID-Informática, vivenciadas na ministração do curso de informática básica. Para subsidio teórico, foram analisados documentos institucionais, e relatório semestrais emitidos pela coordenação do subprojeto PIBID tratado em questão, e alguns referenciais teóricos da Rede e-Tec. As atividades e ações do PIBID são elaboradas pelos licenciandos em computação, todas no âmbito do IFTO-campus Araguatins, onde é efeituado a preparação dos minicursos, elaboração das aulas e materiais didáticos. Em seguida e realizado visitas nas escolas parceiras para matrículas dos alunos. Nesse âmbito, o pibidiano professor, tem a oportunidade de aprimorar seus conhecimentos, na prática, ou seja, trocando experiências com supervisor e colegas, aprendendo novas metodologias, planejamento compartilhado, vivencias em sala da aula. Os resultados e dados obtidos, se efetivou diante das aulas, isto é, as experiências desde a trajetória, em reuniões semanais, orientações, planejamento até atuação na prática de lecionar o minicurso na Rede e-Tec. As atividades do minicurso de informática básica, foram desenvolvidas em um período de 4 meses, tendo aulas expositivas de 3 horas, em um dia da semana que ocorreu no polo da Rede e-Tec, sendo este, consistindo em um ambiente agradável, e computadores em perfeitas condições de uso. Embora, boa parte dos alunos não possuísse conhecimentos em informática. Este trabalho justifica-se que, o minicurso de informática básica propicia a eles a oportunidade do acesso às tecnologias, inclusão digital e dinâmicas na área da tecnologia, bem como, capacitando-os para o mercado de trabalho. Conforme Rivarola (2018), a escola atendida pelo PIBID tem a oportunidade de oferecer um ensino de maior qualidade, socializando o conhecimento e adquirindo experiências. A sociedade ganha, pois, a escola oferece o acesso à informação digital de tantos alunos. Em particular, tendo em vista o público de alunos leigo em conhecimentos de informática, foram produzidas aulas constituídas na parte básica da computação e do software. As temáticas trabalhadas foram: A importância das mídias na sociedade, evolução dos computadores e seus principais componentes, conhecimento básicos de software e hardware, gerenciamento do sistema operacional Windows 7; Processador de Texto (Microsoft Word) para criação e edição de textos; Planilha Eletrônica (Microsoft Excel), para criação de planilhas eletrônicas e Apresentação Eletrônica (Power Point), para apresentações de slides. Como ainda, foi explanado sobre conceitos básicos de navegação em páginas de web. Inclusive todos os participantes cursistas receberam um material teórico com todos os conteúdos, bem organizado e estruturado, essa apostilha continha tutoriais, esquemas, gráficos e tabelas, todos estes de forma sucinta e clara, para facilitar o aprendizado do educando. Em síntese, o minicurso teve um grande índice de aceitação e aproveitamento pelos discentes, em que estes, participaram de todas as atividades desenvolvidas obtendo-se êxito na aprendizagem. Pode-se dizer ainda, que através da intervenção dessa pesquisa, os estudantes têm total consciência da importância dos conhecimentos em informática, para a construção de sua formação. Por outro lado, o subprojeto PIBID-Informática do IFTO-campus Araguatins, mediante a suas ações, concede-lhe aos acadêmicos do curso de Licenciatura em Computação, uma oportunidade de aprimoramento de seus conhecimentos didáticos na prática pedagógica, vivenciadas na área de atuação. Sendo assim, o programa PIBID fornece bases suficientes para o acadêmico desenvolver-se sua didática, oferecendo-lhe novas oportunidades e possibilidades. Palavras-chave: PIBID, Rede e-Tec, Minicurso, Magistério. Referências BRASIL. Decreto 6.301 de 12 de dezembro de 2007. Institui o Sistema Escola Técnica Aberta do Brasil. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/rede-e-tec-brasil acesso em 15/10/2018. KASSICK, Clovis Nicanor; SOUZA, Madson Teles de; FERREIRA NETO, Almir Pires. Polo de Apoio Presencial: Tecnologia e Infraestrutura na Rede e-Tec Brasil. Florianópolis: NUP/CED/UFSC, 2015. RIVAROLA, A. F. R. GAMA, Anailton de Souza ; O PIBID (Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência) NA ÁREA DE COMPUTAÇÃO E A CONSOLIDAÇÃO DA PRÁTICA DOCENTE. Revista de Humanidades, Tecnologia e Cultura, v. 03, p. 125-154, 2014. Disponível em: http://www.fatecbauru.edu.br/ojs/index.php/rehutec/article/view/85/78. Acesso em: 19/10/2018.