Artigo Anais VII ENALIC

ANAIS de Evento

ISSN: 2526-3234

PIBID E A EDUCAÇÃO INCLUSIVA - UMA CONTRIBUIÇÃO PARA O PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM

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Os jogos, nas aulas de matemática, podem fazer a diferença no processo de inclusão, uma vez que vêm se tornando um grande aliado do professor sendo considerados como uma forma de ampliar habilidades como a capacidade de concentração, a observação, a reflexão, a formação de hipóteses, o desenvolvimento do raciocínio lógico e o favorecimento da socialização dos alunos, tornando-os parte do próprio contexto, levando o estudante a uma nova superação a cada jogo. O presente trabalho, portanto, tem como objetivo, problematizar a questão da inclusão, falando sobre a importância das atividades lúdicas, especialmente sobre os jogos didáticos, como ferramentas auxiliares no processo de ensino-aprendizagem dos alunos com Necessidades Educacionais Especiais - NEE. A pesquisa realizada tornou possível o confronto entre os estudos teóricos e a realidade vivenciada na sala de aula, durante o tempo em que lá permanecemos junto aos alunos e professores. Dessa forma, foi possível perceber a importância que professores, demais alunos e famílias têm nesse processo de inclusão, através da sua adaptação a essa nova situação e da contribuição coletiva para o desenvolvimento intelectual, social e afetivo dos alunos incluídos. É certo que o processo de ensino-aprendizagem do aluno com deficiência exige mais dedicação do professor, visto que se torna necessário o uso de recursos pedagógicos diferenciados que, por sua vez, demandam ainda mais pesquisas, adaptações e vontade. Assim, concluímos que o professor precisa estar atento às necessidades dos alunos incluídos para adotar as metodologias de ensino que melhor contribuam para o processo de ensino-aprendizagem desses estudantes. Palavras-chave: inclusão, ensino da matemática, jogos didáticos. Referências ALVES, L. Relações entre os jogos digitais e aprendizagem: delineando percurso. In: Educação, Formação & Tecnologias, vol. 1 (2), Novembro, 2008 BRASIL. Secretaria de Educação Especial. Política Nacional de Educação Especial na perspectiva da educação inclusiva. Brasília, MEC/SEESP, 2008. Disponível em: http://portal.mec.gov/arquivos/pdf/politicaeducespecial.pdf. BRASIL. Decreto Nº 3.956, de 8 de outubro de 2001. Promulga a Convenção Interamericana para a Eliminação de Todas as Formas de Discriminação contra as Pessoas Portadoras de Deficiência. Guatemala: 2001. BRASIL. Secretaria de Educação Média e Tecnológica. Parâmetros Curriculares Nacionais do Ensino Médio. Parte I - Bases Legais; Parte II - Linguagens, Códigos e suas Tecnologias; Parte III - Ciências da Natureza, Matemática e suas Tecnologias; Parte IV - Ciências Humanas e suas Tecnologias. Brasília: MEC, 1998. BRASIL, Secretaria da Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais. Brasília: MEC/SEF, 1997. BRASIL. Ministério da Educação. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional - LDB, n. 9.394, 20 de dezembro de 1996. BRASIL. 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Publicado em 03 de dezembro de 2018

Resumo

Ao participar do projeto Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID), como futuros educadores, percebemos a necessidade do conhecimento sobre o processo de ensino-aprendizagem da matemática, voltado à inclusão de alunos com deficiência em salas de aula comuns. Neste novo contexto torna-se imprescindível a busca de novos conhecimentos e estratégias que contribuam para o desenvolvimento do aluno com deficiência seja ela visual, física, intelectual etc. Nesse sentido, acreditamos que os objetivos com relação à aprendizagem são iguais, o que difere são as metodologias a serem utilizadas visando a alcançar os objetivos propostos. 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Política Nacional de Educação Especial na perspectiva da educação inclusiva. Brasília, MEC/SEESP, 2008. Disponível em: http://portal.mec.gov/arquivos/pdf/politicaeducespecial.pdf. BRASIL. Decreto Nº 3.956, de 8 de outubro de 2001. Promulga a Convenção Interamericana para a Eliminação de Todas as Formas de Discriminação contra as Pessoas Portadoras de Deficiência. Guatemala: 2001. BRASIL. Secretaria de Educação Média e Tecnológica. Parâmetros Curriculares Nacionais do Ensino Médio. Parte I - Bases Legais; Parte II - Linguagens, Códigos e suas Tecnologias; Parte III - Ciências da Natureza, Matemática e suas Tecnologias; Parte IV - Ciências Humanas e suas Tecnologias. Brasília: MEC, 1998. BRASIL, Secretaria da Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais. Brasília: MEC/SEF, 1997. BRASIL. Ministério da Educação. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional - LDB, n. 9.394, 20 de dezembro de 1996. BRASIL. 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