Artigo Anais VII ENALIC

ANAIS de Evento

ISSN: 2526-3234

PRÁTICAS DE ESTUDOS DO SOLO: RELATOS DE ATIVIDADES REALIZADAS NO PIBID DIVERSIDADE

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O tema apresentado em sala de aula foi a experiência de construção de conhecimentos básicos sobre solos, sendo iniciada com seu conceito, importância para nossa sobrevivência e de todos os seres vivos que necessitam do solo para se manterem vivos, com algumas características, acompanhadas de alguns exemplos de tipos de solos encontrados na região, sendo eles, solo de mata, solo argiloso e solo arenoso. O principal objetivo deste trabalho foi observar como a teoria e as práticas influenciam no processo de aprendizagem dos alunos e a compreensão dos mesmos a respeito do solo, em questão de retenção infiltração de água e erosão. A retenção da água no solo está relacionada com a capacidade de armazenamento de água que o solo pode exercer, permitindo assim, observar o seu comportamento (RAMOS et al., 2016). Alguns fatores, como a estrutura, textura e a mineralogia do solo podem interferir nessa capacidade, podendo estar atuando de diferentes maneiras em cada tipo de solo, o que influencia na capacidade de retenção, processo de infiltração é influenciado pelo o tipo de solo, a água já existente no solo, matéria orgânica e a variabilidade espacial do terreno, cobertura vegetal, sistema radicular, atividade biológica, agregação do solo e porosidade (SILVA et al., 2014) . A infiltração da água no solo é um processo dinâmico de penetração vertical da água através da superfície do solo. O conhecimento da taxa de infiltração da água no solo é de fundamental importância para definir técnicas de conservação do solo, planejar e delinear sistemas de irrigação e drenagem, bem como auxiliar na composição de uma imagem mais real da retenção da água e aeração no solo. A infiltração é o processo pelo qual a água atravessa a superfície do solo (BRANDÃO et al. 2006b). Diante deste contexto, foi realizada a demonstração na prática com alguns experimentos utilizando o conhecimento científico em uma aula expositiva e dialogada. Na sequência forma realizados algumas experimentações utilizando três litros, cortados ao meio, com amostras de solo do tipo argiloso, arenoso e solo da mata em cada um dos litros. O primeiro experimento foi realizado colocando água no litro com o solo argiloso. Logo em seguida, colocou-se a água no segundo litro com solo arenoso, e por último no solo da mata, e esperou-se um tempo até que a água infiltrasse. Os resultados desta experiência mostraram que na amostra de solo arenoso, a água infiltrou mais rapidamente, e maior gotejamento que na amostra de solo argiloso ou com o solo da mata, sendo assim, teve menor capacidade de retenção desta água, devido a essa facilidade de perda ou lixiviação, já o argiloso teve maior retenção devido às partículas do solo ser menores, o que lhe confere maior absorção. Os alunos puderam observar o tempo que levou para iniciar a gotejar, e quanto tempo permaneceram gotejando e o quanto foi liberado de água em cada amostra. Também puderam entender que a água armazenada no solo é importante, sendo a principal fonte para armazenar água para as plantas, bem como é o meio no qual estão solúveis os nutrientes essenciais à planta. Na ausência da água, não é possível a vida vegetal ou animal (KLAR, 1984). O segundo experimento foi realizado com o uso de um litro descartável com solo do tipo argiloso com palhada onde existem macroporos para drenar o excesso de água, e em seguida foi despejado água, processo que simulava a chuva, representando a erosão, assim, enfatizou-se a importância da cobertura de solo para evitar a erosão e a lixiviação provocada pela água da chuva. Devido os alunos residir no meio urbano, tornou-se interessante este conhecimento adquirido, pois poucos sabiam como isto acontecia em épocas de chuva. Assim, a erosão tem importância tanto no meio rural quanto no meio urbanos. Logo, manejos adequados devem ser realizados, e isto pode começar com pequenas práticas em sala de aula, como forma de orientação aos alunos. Com este estudo foi possível observar a importância da prática em sala de aula, devido o auxílio que ela nos traz no processo de ensino e aprendizagem, bem como na questão de consciência dos alunos com o contato com a natureza, e ampliando o conhecimento com as experiências. O trabalho instigou a curiosidade dos alunos e aumentou a capacidade de análise crítica sobre o tema. É importante para o educador buscar inovações para novas metodologias e das ferramentas de ensino, pois são importantes para a transmissão do conhecimento, sempre instigando o aluno a buscar novos assuntos. Palavras-chave: auxílio didático, aprendizagem, didática, experiência Referências BRADÃO, V.S. CECILIO, R.A. PRUSK, F.F. & SILVA, D.D. Infiltração de Água no Solo, Viçosa, MG: UFV, 2006. 47p. Universidade Federal de Viçosa, 2006. KLAR, A.E. A água no sistema solo - planta - atmosfera. São Paulo: Nobel, 1984. RAMOS, Tiago Brito et al. Características de retenção de água no solo para utilização na rega das culturas. Lisboa: Instituto Nacional de Investigação Agrária e Veterinária, I.p., 2016. 76 p. Disponível em: . Acesso em: 09 out. 2018. SILVA, N. F., CUNHA, F. N., CUNHA, R. C., CABRAL FILHO, F. R., TEIXEIRA, M. B., CARVALHO, J.J. características físico-hídricas de um latossolo sob diferentes sistemas de manejo. Revista Brasileira de Agricultura Irrigada, v.8, nº. 5, p.375 - 390, 2014. "
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Assim, a erosão tem importância tanto no meio rural quanto no meio urbanos. Logo, manejos adequados devem ser realizados, e isto pode começar com pequenas práticas em sala de aula, como forma de orientação aos alunos. Com este estudo foi possível observar a importância da prática em sala de aula, devido o auxílio que ela nos traz no processo de ensino e aprendizagem, bem como na questão de consciência dos alunos com o contato com a natureza, e ampliando o conhecimento com as experiências. O trabalho instigou a curiosidade dos alunos e aumentou a capacidade de análise crítica sobre o tema. É importante para o educador buscar inovações para novas metodologias e das ferramentas de ensino, pois são importantes para a transmissão do conhecimento, sempre instigando o aluno a buscar novos assuntos. Palavras-chave: auxílio didático, aprendizagem, didática, experiência Referências BRADÃO, V.S. CECILIO, R.A. PRUSK, F.F. & SILVA, D.D. Infiltração de Água no Solo, Viçosa, MG: UFV, 2006. 47p. Universidade Federal de Viçosa, 2006. KLAR, A.E. A água no sistema solo - planta - atmosfera. São Paulo: Nobel, 1984. RAMOS, Tiago Brito et al. Características de retenção de água no solo para utilização na rega das culturas. Lisboa: Instituto Nacional de Investigação Agrária e Veterinária, I.p., 2016. 76 p. Disponível em: . Acesso em: 09 out. 2018. SILVA, N. F., CUNHA, F. N., CUNHA, R. C., CABRAL FILHO, F. R., TEIXEIRA, M. B., CARVALHO, J.J. características físico-hídricas de um latossolo sob diferentes sistemas de manejo. Revista Brasileira de Agricultura Irrigada, v.8, nº. 5, p.375 - 390, 2014. "
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Publicado em 03 de dezembro de 2018

Resumo

PRÁTICAS DE ESTUDOS DO SOLO: RELATOS DE ATIVIDADES REALIZADAS NO PIBID DIVERSIDADE Junior Cesar Bitencourt juniorutfpr88@gmail.com/UTFPR Andreza Carolina Bitencourt/UTFPR-Campus Dois Vizinhos Fabiana Da Costa/UTFPR- Campus Dois Vizinhos Isaias Ribeiro/UTFPR- Campus Dois Vizinhos Luciana Boemer Cesar Pereira/UTFPR- Campus Dois Vizinhos Karine Rinaldim do Nascimento/UNINTER Eixo Temático: Processos de ensino e aprendizagem - com ênfase na inovação tecnológica, metodológica e práticas docentes. Agência Financiadora: UTFPR/Capes. Resumo O trabalho foi realizado por acadêmicos do curso de Licenciatura em Educação do Campo-UTFPR-Dois Vizinhos- Paraná, bolsistas do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) Diversidade, para alunos do Programa Mais Educação 1 e 2 do Colégio Estadual Monteiro Lobato - Dois Vizinhos - Paraná, no ano de 2017. O tema apresentado em sala de aula foi a experiência de construção de conhecimentos básicos sobre solos, sendo iniciada com seu conceito, importância para nossa sobrevivência e de todos os seres vivos que necessitam do solo para se manterem vivos, com algumas características, acompanhadas de alguns exemplos de tipos de solos encontrados na região, sendo eles, solo de mata, solo argiloso e solo arenoso. O principal objetivo deste trabalho foi observar como a teoria e as práticas influenciam no processo de aprendizagem dos alunos e a compreensão dos mesmos a respeito do solo, em questão de retenção infiltração de água e erosão. A retenção da água no solo está relacionada com a capacidade de armazenamento de água que o solo pode exercer, permitindo assim, observar o seu comportamento (RAMOS et al., 2016). 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Diante deste contexto, foi realizada a demonstração na prática com alguns experimentos utilizando o conhecimento científico em uma aula expositiva e dialogada. Na sequência forma realizados algumas experimentações utilizando três litros, cortados ao meio, com amostras de solo do tipo argiloso, arenoso e solo da mata em cada um dos litros. O primeiro experimento foi realizado colocando água no litro com o solo argiloso. Logo em seguida, colocou-se a água no segundo litro com solo arenoso, e por último no solo da mata, e esperou-se um tempo até que a água infiltrasse. Os resultados desta experiência mostraram que na amostra de solo arenoso, a água infiltrou mais rapidamente, e maior gotejamento que na amostra de solo argiloso ou com o solo da mata, sendo assim, teve menor capacidade de retenção desta água, devido a essa facilidade de perda ou lixiviação, já o argiloso teve maior retenção devido às partículas do solo ser menores, o que lhe confere maior absorção. 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Assim, a erosão tem importância tanto no meio rural quanto no meio urbanos. Logo, manejos adequados devem ser realizados, e isto pode começar com pequenas práticas em sala de aula, como forma de orientação aos alunos. Com este estudo foi possível observar a importância da prática em sala de aula, devido o auxílio que ela nos traz no processo de ensino e aprendizagem, bem como na questão de consciência dos alunos com o contato com a natureza, e ampliando o conhecimento com as experiências. O trabalho instigou a curiosidade dos alunos e aumentou a capacidade de análise crítica sobre o tema. É importante para o educador buscar inovações para novas metodologias e das ferramentas de ensino, pois são importantes para a transmissão do conhecimento, sempre instigando o aluno a buscar novos assuntos. Palavras-chave: auxílio didático, aprendizagem, didática, experiência Referências BRADÃO, V.S. CECILIO, R.A. PRUSK, F.F. & SILVA, D.D. Infiltração de Água no Solo, Viçosa, MG: UFV, 2006. 47p. 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