Artigo Anais IV FIPED

ANAIS de Evento

ISSN: 2316-1086

O DEFICIENTE VISUAL E O ENSINO SUPERIOR NO PIAUÍ NA PERSPECTIVA DE ALUNOS CEGOS

Palavra-chaves: Ensino Superior, Inclusão, Deficiência Visual Comunicação Oral 10 - EDUCAÇÃO INCLUSIVA E PRÁTICAS PEDAGOGICAS PARA DIVERSIDADE
"2012-06-27 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 526
    "edicao_id" => 1
    "trabalho_id" => 829
    "inscrito_id" => 2029
    "titulo" => "O DEFICIENTE VISUAL E O ENSINO SUPERIOR NO PIAUÍ NA PERSPECTIVA DE ALUNOS CEGOS"
    "resumo" => "O movimento das pessoas com deficiência visual no Piauí legou a educação desses sujeitos relevante contribuição. Os anos 80, do século XX foi cenário do ingresso da primeira pessoa com deficiência visual no ensino superior deste estado, contudo nesse contexto estar no ensino superior, não significava ter apoio que suprisse as necessidades educacionais oriundas da deficiência. Portanto, este trabalho apresenta resultados belíssimos referentes à inclusão de pessoas com cegueira no estado do Piauí, na década de 80 do século XX, objetivando refletir e investigar na perspectiva de alunos cegos, como se deu a iniciação dos primeiros cegos no ensino superior, além de fazer um breve paralelo com o movimento inclusivo no ensino superior nos anos 2000."
    "modalidade" => "Comunicação Oral"
    "area_tematica" => "10 - EDUCAÇÃO INCLUSIVA E PRÁTICAS PEDAGOGICAS PARA DIVERSIDADE"
    "palavra_chave" => "Ensino superior, Inclusão, Deficiência visual"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "84e1defab90387c1cfd866fb13a44c91_2029.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:52:46"
    "updated_at" => "2020-06-22 12:36:21"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ROGÉRIA PEREIRA RODRIGUES"
    "autor_nome_curto" => "ROGÉRIA RODRIGUES"
    "autor_email" => "rogeriap.rodrigues@hotmai"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ-UFPI"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-fiped"
    "edicao_nome" => "Anais IV FIPED"
    "edicao_evento" => "IV Fórum Internacional de Pedagogia"
    "edicao_ano" => 2012
    "edicao_pasta" => "anais/fiped/2012"
    "edicao_logo" => "5e49b0285223f_16022020181208.png"
    "edicao_capa" => "5f186e90e63e5_22072020135128.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2012-06-27 00:00:00"
    "publicacao_id" => 1
    "publicacao_nome" => "Revista FIPED"
    "publicacao_codigo" => "2316-1086"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 526
    "edicao_id" => 1
    "trabalho_id" => 829
    "inscrito_id" => 2029
    "titulo" => "O DEFICIENTE VISUAL E O ENSINO SUPERIOR NO PIAUÍ NA PERSPECTIVA DE ALUNOS CEGOS"
    "resumo" => "O movimento das pessoas com deficiência visual no Piauí legou a educação desses sujeitos relevante contribuição. Os anos 80, do século XX foi cenário do ingresso da primeira pessoa com deficiência visual no ensino superior deste estado, contudo nesse contexto estar no ensino superior, não significava ter apoio que suprisse as necessidades educacionais oriundas da deficiência. Portanto, este trabalho apresenta resultados belíssimos referentes à inclusão de pessoas com cegueira no estado do Piauí, na década de 80 do século XX, objetivando refletir e investigar na perspectiva de alunos cegos, como se deu a iniciação dos primeiros cegos no ensino superior, além de fazer um breve paralelo com o movimento inclusivo no ensino superior nos anos 2000."
    "modalidade" => "Comunicação Oral"
    "area_tematica" => "10 - EDUCAÇÃO INCLUSIVA E PRÁTICAS PEDAGOGICAS PARA DIVERSIDADE"
    "palavra_chave" => "Ensino superior, Inclusão, Deficiência visual"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "84e1defab90387c1cfd866fb13a44c91_2029.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:52:46"
    "updated_at" => "2020-06-22 12:36:21"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ROGÉRIA PEREIRA RODRIGUES"
    "autor_nome_curto" => "ROGÉRIA RODRIGUES"
    "autor_email" => "rogeriap.rodrigues@hotmai"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ-UFPI"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-fiped"
    "edicao_nome" => "Anais IV FIPED"
    "edicao_evento" => "IV Fórum Internacional de Pedagogia"
    "edicao_ano" => 2012
    "edicao_pasta" => "anais/fiped/2012"
    "edicao_logo" => "5e49b0285223f_16022020181208.png"
    "edicao_capa" => "5f186e90e63e5_22072020135128.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2012-06-27 00:00:00"
    "publicacao_id" => 1
    "publicacao_nome" => "Revista FIPED"
    "publicacao_codigo" => "2316-1086"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 27 de junho de 2012

Resumo

O movimento das pessoas com deficiência visual no Piauí legou a educação desses sujeitos relevante contribuição. Os anos 80, do século XX foi cenário do ingresso da primeira pessoa com deficiência visual no ensino superior deste estado, contudo nesse contexto estar no ensino superior, não significava ter apoio que suprisse as necessidades educacionais oriundas da deficiência. Portanto, este trabalho apresenta resultados belíssimos referentes à inclusão de pessoas com cegueira no estado do Piauí, na década de 80 do século XX, objetivando refletir e investigar na perspectiva de alunos cegos, como se deu a iniciação dos primeiros cegos no ensino superior, além de fazer um breve paralelo com o movimento inclusivo no ensino superior nos anos 2000.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.