Artigo Anais IV CONAPESC

ANAIS de Evento

ISSN: 2525-6696

ANÁLISE DE NÍVEIS DE ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA A PARTIR DE UMA QUESTÃO SOCIOCIENTÍFICA ENVOLVENDO DESASTRES AMBIENTAIS E ATIVIDADES DE MINERAÇÃO

Palavra-chaves: ENSINO DE QUÍMICA, ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA, QUESTÕES SOCIOCIENTÍFICAS, DESASTRES AMBIENTAIS E ATIVIDADES DE MINERAÇÃO Comunicação Oral (CO) AT 03: Novas abordagens na pesquisa e no ensino de Química
"2019-09-02 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 56467
    "edicao_id" => 110
    "trabalho_id" => 358
    "inscrito_id" => 2002
    "titulo" => "ANÁLISE DE NÍVEIS DE ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA A PARTIR DE UMA QUESTÃO SOCIOCIENTÍFICA ENVOLVENDO DESASTRES AMBIENTAIS E ATIVIDADES DE MINERAÇÃO"
    "resumo" => "NESTE ESTUDO TEMOS COMO OBJETIVO IDENTIFICAR NÍVEIS DE ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA (ACT) DE ALUNOS DO ENSINO MÉDIO QUANDO DISCUTEM UMA QUESTÃO SOCIOCIENTÍFICA (QSC) QUE ENVOLVE DESASTRES AMBIENTAIS E ATIVIDADES DE MINERAÇÃO. O CONTEXTO DESTE ESTUDO FOI UMA TURMA DE ENSINO MÉDIO DE UMA ESCOLA DA REDE PRIVADA LOCALIZADA NA REGIÃO METROPOLITANA DO RECIFE/PE E CONTOU COM A PARTICIPAÇÃO DE DEZOITO ALUNOS COM FAIXA ETÁRIA ENTRE 15 E 17 ANOS. O ESTUDO SEGUIU UMA ABORDAGEM QUALITATIVA DOS DADOS E LANÇOU MÃO DO QUESTIONÁRIO COMO INSTRUMENTO DE COLETA DE DADOS. TRÊS ETAPAS METODOLÓGICAS FORAM DESENVOLVIDAS: ELABORAÇÃO, APLICAÇÃO E ANÁLISE DO QUESTIONÁRIO. NA ELABORAÇÃO DO QUESTIONÁRIO CONSIDERAMOS OS TRÊS NÍVEIS DE ACT: PRÁTICA, CÍVICA, CULTURAL. A APLICAÇÃO DO QUESTIONÁRIO PRECEDEU AO DESENVOLVIMENTO DA INTERVENÇÃO DIDÁTICA SOBRE A QSC EM TELA PARA ABORDAGEM DOS CONTEÚDOS QUÍMICOS RELATIVOS À TABELA PERIÓDICA E AOS METAIS PESADOS. AS ANÁLISES DOS DADOS CONSIDERARAM COMO CATEGORIAS ANALÍTICAS OS TRÊS NÍVEIS DE ACT. A PARTIR DOS RESULTADOS DAS ANÁLISES, PUDEMOS IDENTIFICAR OS NÍVEIS DE ACT PRÁTICA, CÍVICA E CULTURAL. NESTE SENTIDO, DESTACAMOS DOIS ASPECTOS QUE PODEM TER CONTRIBUÍDO PARA ESTE RESULTADO: ELABORAÇÃO DAS QUESTÕES DIRECIONADAS PARA OS NÍVEIS DE ACT; E QUESTÕES ENVOLVENDO UMA QSC ATUAL QUE ENVOLVEU ASPECTOS MAIS AMPLOS, CARACTERÍSTICOS DAS QSC, OU SEJA, TECNOLÓGICOS, SOCIAIS, ECONÔMICOS ETC., E NÃO APENAS CIENTÍFICOS. NESTA DIREÇÃO, PODEMOS DIZER QUE AS QSC SE CONSTITUI COMO UMA DAS ABORDAGENS DE ENSINO DE CIÊNCIAS, MAIS PARTICULARMENTE, DE ENSINO DE QUÍMICA, COM POTENCIALIDADE PARA PROMOVER A ACT DOS ALUNOS."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "AT 03: Novas abordagens na pesquisa e no ensino de Química"
    "palavra_chave" => "ENSINO DE QUÍMICA, ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA, QUESTÕES SOCIOCIENTÍFICAS, DESASTRES AMBIENTAIS E ATIVIDADES DE MINERAÇÃO"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV126_MD1_SA3_ID2002_01072019103747.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:52"
    "updated_at" => "2020-06-09 19:23:38"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ROBSON ALMEIDA MONTEIRO DE FARIAS"
    "autor_nome_curto" => "ROBSON ALMEIDA"
    "autor_email" => "rob.almeidadefarias@gmail"
    "autor_ies" => "SENAI/PE"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-conapesc"
    "edicao_nome" => "Anais IV CONAPESC"
    "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Pesquisa e Ensino em Ciências"
    "edicao_ano" => 2019
    "edicao_pasta" => "anais/conapesc/2019"
    "edicao_logo" => "5e49fc4622961_16022020233654.png"
    "edicao_capa" => "5f1841846340e_22072020103916.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2019-09-02 00:00:00"
    "publicacao_id" => 28
    "publicacao_nome" => "Anais do Conapesc"
    "publicacao_codigo" => "2525-6696"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 56467
    "edicao_id" => 110
    "trabalho_id" => 358
    "inscrito_id" => 2002
    "titulo" => "ANÁLISE DE NÍVEIS DE ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA A PARTIR DE UMA QUESTÃO SOCIOCIENTÍFICA ENVOLVENDO DESASTRES AMBIENTAIS E ATIVIDADES DE MINERAÇÃO"
    "resumo" => "NESTE ESTUDO TEMOS COMO OBJETIVO IDENTIFICAR NÍVEIS DE ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA (ACT) DE ALUNOS DO ENSINO MÉDIO QUANDO DISCUTEM UMA QUESTÃO SOCIOCIENTÍFICA (QSC) QUE ENVOLVE DESASTRES AMBIENTAIS E ATIVIDADES DE MINERAÇÃO. O CONTEXTO DESTE ESTUDO FOI UMA TURMA DE ENSINO MÉDIO DE UMA ESCOLA DA REDE PRIVADA LOCALIZADA NA REGIÃO METROPOLITANA DO RECIFE/PE E CONTOU COM A PARTICIPAÇÃO DE DEZOITO ALUNOS COM FAIXA ETÁRIA ENTRE 15 E 17 ANOS. O ESTUDO SEGUIU UMA ABORDAGEM QUALITATIVA DOS DADOS E LANÇOU MÃO DO QUESTIONÁRIO COMO INSTRUMENTO DE COLETA DE DADOS. TRÊS ETAPAS METODOLÓGICAS FORAM DESENVOLVIDAS: ELABORAÇÃO, APLICAÇÃO E ANÁLISE DO QUESTIONÁRIO. NA ELABORAÇÃO DO QUESTIONÁRIO CONSIDERAMOS OS TRÊS NÍVEIS DE ACT: PRÁTICA, CÍVICA, CULTURAL. A APLICAÇÃO DO QUESTIONÁRIO PRECEDEU AO DESENVOLVIMENTO DA INTERVENÇÃO DIDÁTICA SOBRE A QSC EM TELA PARA ABORDAGEM DOS CONTEÚDOS QUÍMICOS RELATIVOS À TABELA PERIÓDICA E AOS METAIS PESADOS. AS ANÁLISES DOS DADOS CONSIDERARAM COMO CATEGORIAS ANALÍTICAS OS TRÊS NÍVEIS DE ACT. A PARTIR DOS RESULTADOS DAS ANÁLISES, PUDEMOS IDENTIFICAR OS NÍVEIS DE ACT PRÁTICA, CÍVICA E CULTURAL. NESTE SENTIDO, DESTACAMOS DOIS ASPECTOS QUE PODEM TER CONTRIBUÍDO PARA ESTE RESULTADO: ELABORAÇÃO DAS QUESTÕES DIRECIONADAS PARA OS NÍVEIS DE ACT; E QUESTÕES ENVOLVENDO UMA QSC ATUAL QUE ENVOLVEU ASPECTOS MAIS AMPLOS, CARACTERÍSTICOS DAS QSC, OU SEJA, TECNOLÓGICOS, SOCIAIS, ECONÔMICOS ETC., E NÃO APENAS CIENTÍFICOS. NESTA DIREÇÃO, PODEMOS DIZER QUE AS QSC SE CONSTITUI COMO UMA DAS ABORDAGENS DE ENSINO DE CIÊNCIAS, MAIS PARTICULARMENTE, DE ENSINO DE QUÍMICA, COM POTENCIALIDADE PARA PROMOVER A ACT DOS ALUNOS."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "AT 03: Novas abordagens na pesquisa e no ensino de Química"
    "palavra_chave" => "ENSINO DE QUÍMICA, ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA, QUESTÕES SOCIOCIENTÍFICAS, DESASTRES AMBIENTAIS E ATIVIDADES DE MINERAÇÃO"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV126_MD1_SA3_ID2002_01072019103747.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:52"
    "updated_at" => "2020-06-09 19:23:38"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ROBSON ALMEIDA MONTEIRO DE FARIAS"
    "autor_nome_curto" => "ROBSON ALMEIDA"
    "autor_email" => "rob.almeidadefarias@gmail"
    "autor_ies" => "SENAI/PE"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-conapesc"
    "edicao_nome" => "Anais IV CONAPESC"
    "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Pesquisa e Ensino em Ciências"
    "edicao_ano" => 2019
    "edicao_pasta" => "anais/conapesc/2019"
    "edicao_logo" => "5e49fc4622961_16022020233654.png"
    "edicao_capa" => "5f1841846340e_22072020103916.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2019-09-02 00:00:00"
    "publicacao_id" => 28
    "publicacao_nome" => "Anais do Conapesc"
    "publicacao_codigo" => "2525-6696"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 02 de setembro de 2019

Resumo

NESTE ESTUDO TEMOS COMO OBJETIVO IDENTIFICAR NÍVEIS DE ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA (ACT) DE ALUNOS DO ENSINO MÉDIO QUANDO DISCUTEM UMA QUESTÃO SOCIOCIENTÍFICA (QSC) QUE ENVOLVE DESASTRES AMBIENTAIS E ATIVIDADES DE MINERAÇÃO. O CONTEXTO DESTE ESTUDO FOI UMA TURMA DE ENSINO MÉDIO DE UMA ESCOLA DA REDE PRIVADA LOCALIZADA NA REGIÃO METROPOLITANA DO RECIFE/PE E CONTOU COM A PARTICIPAÇÃO DE DEZOITO ALUNOS COM FAIXA ETÁRIA ENTRE 15 E 17 ANOS. O ESTUDO SEGUIU UMA ABORDAGEM QUALITATIVA DOS DADOS E LANÇOU MÃO DO QUESTIONÁRIO COMO INSTRUMENTO DE COLETA DE DADOS. TRÊS ETAPAS METODOLÓGICAS FORAM DESENVOLVIDAS: ELABORAÇÃO, APLICAÇÃO E ANÁLISE DO QUESTIONÁRIO. NA ELABORAÇÃO DO QUESTIONÁRIO CONSIDERAMOS OS TRÊS NÍVEIS DE ACT: PRÁTICA, CÍVICA, CULTURAL. A APLICAÇÃO DO QUESTIONÁRIO PRECEDEU AO DESENVOLVIMENTO DA INTERVENÇÃO DIDÁTICA SOBRE A QSC EM TELA PARA ABORDAGEM DOS CONTEÚDOS QUÍMICOS RELATIVOS À TABELA PERIÓDICA E AOS METAIS PESADOS. AS ANÁLISES DOS DADOS CONSIDERARAM COMO CATEGORIAS ANALÍTICAS OS TRÊS NÍVEIS DE ACT. A PARTIR DOS RESULTADOS DAS ANÁLISES, PUDEMOS IDENTIFICAR OS NÍVEIS DE ACT PRÁTICA, CÍVICA E CULTURAL. NESTE SENTIDO, DESTACAMOS DOIS ASPECTOS QUE PODEM TER CONTRIBUÍDO PARA ESTE RESULTADO: ELABORAÇÃO DAS QUESTÕES DIRECIONADAS PARA OS NÍVEIS DE ACT; E QUESTÕES ENVOLVENDO UMA QSC ATUAL QUE ENVOLVEU ASPECTOS MAIS AMPLOS, CARACTERÍSTICOS DAS QSC, OU SEJA, TECNOLÓGICOS, SOCIAIS, ECONÔMICOS ETC., E NÃO APENAS CIENTÍFICOS. NESTA DIREÇÃO, PODEMOS DIZER QUE AS QSC SE CONSTITUI COMO UMA DAS ABORDAGENS DE ENSINO DE CIÊNCIAS, MAIS PARTICULARMENTE, DE ENSINO DE QUÍMICA, COM POTENCIALIDADE PARA PROMOVER A ACT DOS ALUNOS.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.