Artigo Anais IV CONAPESC

ANAIS de Evento

ISSN: 2525-6696

DINAMIZANDO O ENSINO DE RADICIAÇÃO COM O AUXÍLIO DO JOGO DA VELHA

Palavra-chaves: USO DE JOGOS, ENSINO-APRENDIZAGEM DE MATEMÁTICA, RADICIAÇÃO Comunicação Oral (CO) AT 01: Pesquisa e ensino da Matemática
"2019-09-02 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 56747
    "edicao_id" => 110
    "trabalho_id" => 296
    "inscrito_id" => 1054
    "titulo" => "DINAMIZANDO O ENSINO DE RADICIAÇÃO COM O AUXÍLIO DO JOGO DA VELHA"
    "resumo" => "ESTE RELATO APRESENTA A ANÁLISE DE UMA ATIVIDADE REALIZADA NOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL, COM O OBJETIVO DE ANALISAR AS CONTRIBUIÇÕES DO JOGO DA VELHA DA RADICIAÇÃO NO ENSINO-APRENDIZAGEM DE RADICIAÇÃO. A ATIVIDADE FOI DESENVOLVIDA EM DUAS TURMAS DE 9° ANO DE UMA ESCOLA ESTADUAL LOCALIZADA EM CUITÉ/PB. O INTERESSE PELA UTILIZAÇÃO DESSA METODOLOGIA NO ENSINO DO CONTEÚDO SURGIU MEDIANTE AS OBSERVAÇÕES FEITAS NAS AULAS DE MATEMÁTICA DURANTE O ESTÁGIO SUPERVISIONADO, EM QUE FOI POSSÍVEL CONSTATAR INÚMERAS DIFICULDADES POR PARTE DOS ALUNOS. O USO DO JOGO EM SALA DE AULA COMO METODOLOGIA DE ENSINO AO LONGO DA HISTÓRIA APRESENTOU CERTA RESISTÊNCIA POR PARTE DOS PROFESSORES, NO ENTANTO, NOS ÚLTIMOS ANOS TAL METODOLOGIA VEM SENDO UTILIZADA COM FREQUÊNCIA DEVIDO SUAS CONTRIBUIÇÕES NO ENSINO-APRENDIZAGEM DA MATEMÁTICA. EM MEIO A OUTRAS, A PRINCIPAL DIFICULDADE ENCONTRADA DURANTE A APLICAÇÃO DO JOGO ESTÁ RELACIONADA AS OPERAÇÕES BÁSICAS, NO MAIS, A APLICAÇÃO ATINGIU O OBJETIVO DE CONSOLIDAÇÃO DO CONTEÚDO DE RADICIAÇÃO. ASSIM, CONCLUÍMOS QUE ABORDAR O CONTEÚDO A PARTIR DO REFERIDO JOGO, PÔDE PROPORCIONAR UM ENSINO-APRENDIZAGEM PRAZEROSO, DINAMIZADO E COM MAIS COMPREENSÃO."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "AT 01: Pesquisa e ensino da Matemática"
    "palavra_chave" => "USO DE JOGOS, ENSINO-APRENDIZAGEM DE MATEMÁTICA, RADICIAÇÃO"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV126_MD1_SA1_ID1054_30062019161444.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:52"
    "updated_at" => "2020-06-09 19:23:39"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "BRENDA SILVA MARTINS DE ALBUQUERQUE"
    "autor_nome_curto" => "BRENDA ALBUQUERQUE"
    "autor_email" => "balbuquerq@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-conapesc"
    "edicao_nome" => "Anais IV CONAPESC"
    "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Pesquisa e Ensino em Ciências"
    "edicao_ano" => 2019
    "edicao_pasta" => "anais/conapesc/2019"
    "edicao_logo" => "5e49fc4622961_16022020233654.png"
    "edicao_capa" => "5f1841846340e_22072020103916.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2019-09-02 00:00:00"
    "publicacao_id" => 28
    "publicacao_nome" => "Anais do Conapesc"
    "publicacao_codigo" => "2525-6696"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 56747
    "edicao_id" => 110
    "trabalho_id" => 296
    "inscrito_id" => 1054
    "titulo" => "DINAMIZANDO O ENSINO DE RADICIAÇÃO COM O AUXÍLIO DO JOGO DA VELHA"
    "resumo" => "ESTE RELATO APRESENTA A ANÁLISE DE UMA ATIVIDADE REALIZADA NOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL, COM O OBJETIVO DE ANALISAR AS CONTRIBUIÇÕES DO JOGO DA VELHA DA RADICIAÇÃO NO ENSINO-APRENDIZAGEM DE RADICIAÇÃO. A ATIVIDADE FOI DESENVOLVIDA EM DUAS TURMAS DE 9° ANO DE UMA ESCOLA ESTADUAL LOCALIZADA EM CUITÉ/PB. O INTERESSE PELA UTILIZAÇÃO DESSA METODOLOGIA NO ENSINO DO CONTEÚDO SURGIU MEDIANTE AS OBSERVAÇÕES FEITAS NAS AULAS DE MATEMÁTICA DURANTE O ESTÁGIO SUPERVISIONADO, EM QUE FOI POSSÍVEL CONSTATAR INÚMERAS DIFICULDADES POR PARTE DOS ALUNOS. O USO DO JOGO EM SALA DE AULA COMO METODOLOGIA DE ENSINO AO LONGO DA HISTÓRIA APRESENTOU CERTA RESISTÊNCIA POR PARTE DOS PROFESSORES, NO ENTANTO, NOS ÚLTIMOS ANOS TAL METODOLOGIA VEM SENDO UTILIZADA COM FREQUÊNCIA DEVIDO SUAS CONTRIBUIÇÕES NO ENSINO-APRENDIZAGEM DA MATEMÁTICA. EM MEIO A OUTRAS, A PRINCIPAL DIFICULDADE ENCONTRADA DURANTE A APLICAÇÃO DO JOGO ESTÁ RELACIONADA AS OPERAÇÕES BÁSICAS, NO MAIS, A APLICAÇÃO ATINGIU O OBJETIVO DE CONSOLIDAÇÃO DO CONTEÚDO DE RADICIAÇÃO. ASSIM, CONCLUÍMOS QUE ABORDAR O CONTEÚDO A PARTIR DO REFERIDO JOGO, PÔDE PROPORCIONAR UM ENSINO-APRENDIZAGEM PRAZEROSO, DINAMIZADO E COM MAIS COMPREENSÃO."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "AT 01: Pesquisa e ensino da Matemática"
    "palavra_chave" => "USO DE JOGOS, ENSINO-APRENDIZAGEM DE MATEMÁTICA, RADICIAÇÃO"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV126_MD1_SA1_ID1054_30062019161444.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:52"
    "updated_at" => "2020-06-09 19:23:39"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "BRENDA SILVA MARTINS DE ALBUQUERQUE"
    "autor_nome_curto" => "BRENDA ALBUQUERQUE"
    "autor_email" => "balbuquerq@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-conapesc"
    "edicao_nome" => "Anais IV CONAPESC"
    "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Pesquisa e Ensino em Ciências"
    "edicao_ano" => 2019
    "edicao_pasta" => "anais/conapesc/2019"
    "edicao_logo" => "5e49fc4622961_16022020233654.png"
    "edicao_capa" => "5f1841846340e_22072020103916.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2019-09-02 00:00:00"
    "publicacao_id" => 28
    "publicacao_nome" => "Anais do Conapesc"
    "publicacao_codigo" => "2525-6696"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 02 de setembro de 2019

Resumo

ESTE RELATO APRESENTA A ANÁLISE DE UMA ATIVIDADE REALIZADA NOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL, COM O OBJETIVO DE ANALISAR AS CONTRIBUIÇÕES DO JOGO DA VELHA DA RADICIAÇÃO NO ENSINO-APRENDIZAGEM DE RADICIAÇÃO. A ATIVIDADE FOI DESENVOLVIDA EM DUAS TURMAS DE 9° ANO DE UMA ESCOLA ESTADUAL LOCALIZADA EM CUITÉ/PB. O INTERESSE PELA UTILIZAÇÃO DESSA METODOLOGIA NO ENSINO DO CONTEÚDO SURGIU MEDIANTE AS OBSERVAÇÕES FEITAS NAS AULAS DE MATEMÁTICA DURANTE O ESTÁGIO SUPERVISIONADO, EM QUE FOI POSSÍVEL CONSTATAR INÚMERAS DIFICULDADES POR PARTE DOS ALUNOS. O USO DO JOGO EM SALA DE AULA COMO METODOLOGIA DE ENSINO AO LONGO DA HISTÓRIA APRESENTOU CERTA RESISTÊNCIA POR PARTE DOS PROFESSORES, NO ENTANTO, NOS ÚLTIMOS ANOS TAL METODOLOGIA VEM SENDO UTILIZADA COM FREQUÊNCIA DEVIDO SUAS CONTRIBUIÇÕES NO ENSINO-APRENDIZAGEM DA MATEMÁTICA. EM MEIO A OUTRAS, A PRINCIPAL DIFICULDADE ENCONTRADA DURANTE A APLICAÇÃO DO JOGO ESTÁ RELACIONADA AS OPERAÇÕES BÁSICAS, NO MAIS, A APLICAÇÃO ATINGIU O OBJETIVO DE CONSOLIDAÇÃO DO CONTEÚDO DE RADICIAÇÃO. ASSIM, CONCLUÍMOS QUE ABORDAR O CONTEÚDO A PARTIR DO REFERIDO JOGO, PÔDE PROPORCIONAR UM ENSINO-APRENDIZAGEM PRAZEROSO, DINAMIZADO E COM MAIS COMPREENSÃO.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.