Artigo Anais IV CONAPESC

ANAIS de Evento

ISSN: 2525-6696

O ENSINO DE CIÊNCIAS NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: CONTEÚDOS E PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS NO ESTUDO DA ASTRONOMIA

Palavra-chaves: PLANO DE AULA, SEQUÊNCIA DIDÁTICA, ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA, ENSINO DE CIÊNCIAS, ENSINO DE CIÊNCIAS Comunicação Oral (CO) AT 02: Física e Astronomia: desafios na contemporaneidade
"2019-09-02 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 57017
    "edicao_id" => 110
    "trabalho_id" => 88
    "inscrito_id" => 1082
    "titulo" => "O ENSINO DE CIÊNCIAS NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: CONTEÚDOS E PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS NO ESTUDO DA ASTRONOMIA"
    "resumo" => "COMO OS PROFESSORES DE CIÊNCIAS QUE ATUAM NOS ANOS INICIAIS TÊM ARTICULADO OS CONTEÚDOS DE ASTRONOMIA EM SUAS AULAS, FOI A PREOCUPAÇÃO QUE MOTIVOU UMA INVESTIGAÇÃO SOBRE A ASTRONOMIA PRESENTE NOS PLANOS DE AULAS DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS, DE UMA ESCOLA PÚBLICA EM CAMPO GRANDE/MS PARA A PESQUISA, OBTEVE-SE PLANOS PRODUZIDOS NA 1ª QUINZENA DO 1º BIMESTRE, DO 4º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL, DE 2019, IDEALIZADOS POR TRÊS PROFESSORES QUE ATENDEM CINCO TURMAS NOS ANOS INICIAIS. DE ABORDAGEM METODOLÓGICA QUALITATIVA, AS CATEGORIAS DEFINIDAS PARA A ANÁLISE FORAM: A) ARTICULAÇÃO DAS AÇÕES PLANEJADAS; B) RECURSOS UTILIZADOS; C) PARTICIPAÇÃO DOS ALUNOS NAS AÇÕES DO PLANO. AS INTERPRETAÇÕES OCORRERAM SOB A ÓTICA DOS CONCEITOS DE MEDIAÇÃO SIMBÓLICA, DAS IDEIAS DE SEQUÊNCIA DIDÁTICA E DO ALCANCE DA ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA QUE O CONTEÚDO PERMITE. OS RESULTADOS APONTAM QUE A ASTRONOMIA É APRESENTADA AOS ALUNOS DE FORMA DESCONTEXTUALIZADA E COM LACUNAS NO TOCANTE AO PAPEL DO ESTUDANTE NA CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO CIENTÍFICO. ASSIM, APRESENTA-SE UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA COMO INSTRUMENTO QUE AUXILIA O PROFESSOR A ANALISAR, PLANEJAR E REFLETIR SOBRE COMO O ALUNO APRENDE E COMO AMPLIAR AS OPORTUNIDADES DE INTERAÇÕES ENTRE ELES, COM O CONHECIMENTO E COM O PRÓPRIO PROFESSOR."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "AT 02: Física e Astronomia: desafios na contemporaneidade"
    "palavra_chave" => "PLANO DE AULA, SEQUÊNCIA DIDÁTICA, ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA, ENSINO DE CIÊNCIAS, ENSINO DE CIÊNCIAS"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV126_MD1_SA2_ID1082_26052019194405.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:52"
    "updated_at" => "2020-06-09 19:23:39"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ELAINE SILVIA DA CRUZ"
    "autor_nome_curto" => "ELAINE CRUZ"
    "autor_email" => "elaines.cruzvieira@gmail."
    "autor_ies" => "UFMS"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-conapesc"
    "edicao_nome" => "Anais IV CONAPESC"
    "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Pesquisa e Ensino em Ciências"
    "edicao_ano" => 2019
    "edicao_pasta" => "anais/conapesc/2019"
    "edicao_logo" => "5e49fc4622961_16022020233654.png"
    "edicao_capa" => "5f1841846340e_22072020103916.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2019-09-02 00:00:00"
    "publicacao_id" => 28
    "publicacao_nome" => "Anais do Conapesc"
    "publicacao_codigo" => "2525-6696"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 57017
    "edicao_id" => 110
    "trabalho_id" => 88
    "inscrito_id" => 1082
    "titulo" => "O ENSINO DE CIÊNCIAS NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: CONTEÚDOS E PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS NO ESTUDO DA ASTRONOMIA"
    "resumo" => "COMO OS PROFESSORES DE CIÊNCIAS QUE ATUAM NOS ANOS INICIAIS TÊM ARTICULADO OS CONTEÚDOS DE ASTRONOMIA EM SUAS AULAS, FOI A PREOCUPAÇÃO QUE MOTIVOU UMA INVESTIGAÇÃO SOBRE A ASTRONOMIA PRESENTE NOS PLANOS DE AULAS DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS, DE UMA ESCOLA PÚBLICA EM CAMPO GRANDE/MS PARA A PESQUISA, OBTEVE-SE PLANOS PRODUZIDOS NA 1ª QUINZENA DO 1º BIMESTRE, DO 4º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL, DE 2019, IDEALIZADOS POR TRÊS PROFESSORES QUE ATENDEM CINCO TURMAS NOS ANOS INICIAIS. DE ABORDAGEM METODOLÓGICA QUALITATIVA, AS CATEGORIAS DEFINIDAS PARA A ANÁLISE FORAM: A) ARTICULAÇÃO DAS AÇÕES PLANEJADAS; B) RECURSOS UTILIZADOS; C) PARTICIPAÇÃO DOS ALUNOS NAS AÇÕES DO PLANO. AS INTERPRETAÇÕES OCORRERAM SOB A ÓTICA DOS CONCEITOS DE MEDIAÇÃO SIMBÓLICA, DAS IDEIAS DE SEQUÊNCIA DIDÁTICA E DO ALCANCE DA ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA QUE O CONTEÚDO PERMITE. OS RESULTADOS APONTAM QUE A ASTRONOMIA É APRESENTADA AOS ALUNOS DE FORMA DESCONTEXTUALIZADA E COM LACUNAS NO TOCANTE AO PAPEL DO ESTUDANTE NA CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO CIENTÍFICO. ASSIM, APRESENTA-SE UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA COMO INSTRUMENTO QUE AUXILIA O PROFESSOR A ANALISAR, PLANEJAR E REFLETIR SOBRE COMO O ALUNO APRENDE E COMO AMPLIAR AS OPORTUNIDADES DE INTERAÇÕES ENTRE ELES, COM O CONHECIMENTO E COM O PRÓPRIO PROFESSOR."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "AT 02: Física e Astronomia: desafios na contemporaneidade"
    "palavra_chave" => "PLANO DE AULA, SEQUÊNCIA DIDÁTICA, ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA, ENSINO DE CIÊNCIAS, ENSINO DE CIÊNCIAS"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV126_MD1_SA2_ID1082_26052019194405.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:52"
    "updated_at" => "2020-06-09 19:23:39"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ELAINE SILVIA DA CRUZ"
    "autor_nome_curto" => "ELAINE CRUZ"
    "autor_email" => "elaines.cruzvieira@gmail."
    "autor_ies" => "UFMS"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-conapesc"
    "edicao_nome" => "Anais IV CONAPESC"
    "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Pesquisa e Ensino em Ciências"
    "edicao_ano" => 2019
    "edicao_pasta" => "anais/conapesc/2019"
    "edicao_logo" => "5e49fc4622961_16022020233654.png"
    "edicao_capa" => "5f1841846340e_22072020103916.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2019-09-02 00:00:00"
    "publicacao_id" => 28
    "publicacao_nome" => "Anais do Conapesc"
    "publicacao_codigo" => "2525-6696"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 02 de setembro de 2019

Resumo

COMO OS PROFESSORES DE CIÊNCIAS QUE ATUAM NOS ANOS INICIAIS TÊM ARTICULADO OS CONTEÚDOS DE ASTRONOMIA EM SUAS AULAS, FOI A PREOCUPAÇÃO QUE MOTIVOU UMA INVESTIGAÇÃO SOBRE A ASTRONOMIA PRESENTE NOS PLANOS DE AULAS DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS, DE UMA ESCOLA PÚBLICA EM CAMPO GRANDE/MS PARA A PESQUISA, OBTEVE-SE PLANOS PRODUZIDOS NA 1ª QUINZENA DO 1º BIMESTRE, DO 4º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL, DE 2019, IDEALIZADOS POR TRÊS PROFESSORES QUE ATENDEM CINCO TURMAS NOS ANOS INICIAIS. DE ABORDAGEM METODOLÓGICA QUALITATIVA, AS CATEGORIAS DEFINIDAS PARA A ANÁLISE FORAM: A) ARTICULAÇÃO DAS AÇÕES PLANEJADAS; B) RECURSOS UTILIZADOS; C) PARTICIPAÇÃO DOS ALUNOS NAS AÇÕES DO PLANO. AS INTERPRETAÇÕES OCORRERAM SOB A ÓTICA DOS CONCEITOS DE MEDIAÇÃO SIMBÓLICA, DAS IDEIAS DE SEQUÊNCIA DIDÁTICA E DO ALCANCE DA ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA QUE O CONTEÚDO PERMITE. OS RESULTADOS APONTAM QUE A ASTRONOMIA É APRESENTADA AOS ALUNOS DE FORMA DESCONTEXTUALIZADA E COM LACUNAS NO TOCANTE AO PAPEL DO ESTUDANTE NA CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO CIENTÍFICO. ASSIM, APRESENTA-SE UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA COMO INSTRUMENTO QUE AUXILIA O PROFESSOR A ANALISAR, PLANEJAR E REFLETIR SOBRE COMO O ALUNO APRENDE E COMO AMPLIAR AS OPORTUNIDADES DE INTERAÇÕES ENTRE ELES, COM O CONHECIMENTO E COM O PRÓPRIO PROFESSOR.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.