Artigo Anais IV CONAPESC

ANAIS de Evento

ISSN: 2525-6696

O OLHAR DO ESTUDANTE SOBRE AS RELAÇÕES ENTRE ABELHAS E FLORES: POSSIBILIDADES DE APRENDIZAGEM NA DISCIPLINA DE BIOLOGIA.

Palavra-chaves: APICULTURA, ENSINO DE BIOLOGIA, ARTRÓPODES, CONCEPÇÕES ALTERNATIVAS Comunicação Oral (CO) AT 08: Ciências Agrárias: o ver, o fazer, o ensinar
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Publicado em 02 de setembro de 2019

Resumo

NO TOCANTE AO ENSINO DE BIOLOGIA, TRABALHOS QUE IDENTIFIQUEM OS CONHECIMENTOS PRÉVIOS DOS ESTUDANTES PODEM AUXILIAR O PROFESSOR NO PLANEJAMENTO DE SUAS AULAS RELACIONANDO O CONTEÚDO AOS INTERESSES DOS ALUNOS, CONTRIBUINDO PARA UMA MELHOR MEDIAÇÃO DOS CONCEITOS CIENTÍFICOS EM SALA DE AULA. NESTE SENTIDO, O OBJETIVO DO TRABALHO CONSISTIU EM IDENTIFICAR AS CONCEPÇÕES ALTERNATIVAS SOBRE A RELAÇÃO ENTRE ABELHAS E FLORES JUNTO AOS INGRESSANTES NO CURSO TÉCNICO DE NÍVEL MÉDIO INTEGRADO EM APICULTURA DO IFRN, DO CAMPUS PAU DO FERROS, RN. O TRABALHO FOI REALIZADO NO IFRN, JUNTO AOS ALUNOS INGRESSANTES DO CURSO TÉCNICO DE NÍVEL MÉDIO INTEGRADO EM APICULTURA. A METODOLOGIA BASEOU-SE NOS TRABALHOS DE OLIVEIRA, AZEVEDO E SODRÉ-NETO (2016) E SANTOS ET AL. (2019), REALIZADA EM TRÊS ETAPAS: ETAPA 1→ ELABORAÇÃO DO QUESTIONÁRIO; ETAPA 2→ APLICAÇÃO DO QUESTIONÁRIO NA ESCOLA; ETAPA 3→ ANÁLISE DOS DADOS. OS DADOS QUALI E QUANTITATIVOS FORAM CATEGORIZADOS E ORGANIZADOS DE ACORDO COM A PROPORÇÃO DA APRESENTAÇÃO DAS CONCEPÇÕES DOS ALUNOS. A PESQUISA FOI REALIZADA JUNTO A 62 ALUNOS DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL, COM FAIXA ETÁRIA ENTRE 14 A 15 ANOS. OS ALUNOS FORAM QUESTIONADOS SOBRE A RELAÇÃO ENTRE AS ABELHAS E AS FLORES. OBSERVAMOS QUE OS ALUNOS ATRIBUÍRAM CONHECIMENTO BIOLÓGICOS IMPORTANTES QUE PODEM SER MELHOR FUNDAMENTADOS E APROFUNDADOS JUNTO AOS CONTEÚDOS DE BIOLOGIA (ZOOLOGIA, ECOLOGIA E DE COMPORTAMENTO ANIMAL), UMA VEZ QUE ESTES POSSUEM CONHECIMENTO PRÉVIOS SIGNIFICATIVOS PARA MUDANÇA CONCEITUAL E APRENDIZAGEM DE CONCEITOS CIENTÍFICOS COMO POSSIBILIDADE DE APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA JUNTO À DISCIPLINA DE BIOLOGIA..

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