OBJETIVOU-SE COM ESSE TRABALHO ANALISAR O DESENVOLVIMENTO DA DISCIPLINA DE BIOLOGIA EM UMA TURMA DO 2° ANO DO ENSINO MÉDIO EM UMA ESCOLA DA REDE ESTADUAL DE ENSINO. ISSO FOI POSSÍVEL A PARTIR DO DIAGNÓSTICO DAS PERCEPÇÕES DOS ALUNOS, LEVANDO-NOS A REFLETIR SOBRE OS ASPECTOS QUE CONSTITUEM O ENSINO DA MESMA, COMO TAMBÉM AS SUAS FRAGILIDADES E/OU POTENCIALIDADES. PARA O DESENVOLVIMENTO DO ESTUDO, UTILIZOU-SE A PESQUISA DESCRITIVA, COM ENFOQUE QUANTITATIVO. APLICARAM-SE QUESTIONÁRIOS ESTRUTURADOS A 16 ALUNOS, OS QUAIS TIVERAM SEUS DADOS ANALISADOS POR MEIO DO APLICATIVO MICROSOFT EXEL 2010. OS RESULTADOS EVIDENCIAM QUE 50% DOS ALUNOS ESTÃO SATISFEITOS COM A FORMA QUE A DISCIPLINA É MINISTRADA E AFIRMAM NÃO QUERER MODIFICAÇÃO, O RESTANTE DESEJA MUDANÇA, ESPECIALMENTE A INCORPORAÇÃO DE NOVOS RECURSOS, COMO FILMES, DOCUMENTÁRIOS E AULAS PRÁTICAS, TORNANDO AS AULAS MAIS DINÂMICAS. A MAIORIA DOS ALUNOS CONSEGUIRAM RELACIONAR O ENSINO DA DISCIPLINA COM O COTIDIANO. PORÉM, MODIFICAÇÕES AINDA SÃO NECESSÁRIAS PARA MELHORAR A APRENDIZAGEM DOS MESMOS, MODIFICAÇÕES ESPECIALMENTE DE CARÁTER METODOLÓGICO, CABE AO EDUCADOR BUSCAR INCORPORAR NAS SUAS AULAS NOVOS RECURSOS E DEIXAR DE LADO O ENSINO TRADICIONAL BASEADO MERAMENTE NA TRANSMISSÃO UNILATERAL DE INFORMAÇÃO DO PROFESSOR PARA O ALUNO, PRECISA-SE BUSCAR ALTERNATIVAS PARA INSTIGAR A IMAGINAÇÃO E A CURIOSIDADE DOS ALUNOS E MOSTRAR QUE A BIOLOGIA É UMA DISCIPLINA QUE PODE SER DIVERTIDA E QUE TEM ÍNTIMA RELAÇÃO COM TUDO O QUE OCORRE NO NOSSO COTIDIANO.