RESUMO O presente trabalho é uma pesquisa descritiva e qualitativa que analisou as dificuldades na formação das mães acadêmicas do urso de Licenciatura Plena em Pedagogia da Universidade Estadual do Piauí- UESPI - Campus Clóvis Moura, na condição de mães e/ou esposas, trabalhadoras, cujo objetivo central foi investigar as consequências, oriundas do exercício da maternagem na formação acadêmica das mães e ainda na perspectiva de compreender atividades outras atribuídas ao gênero feminino. Como metodologia; pesquisa de campo, questionários e entrevistas foram realizadas com mães dos cursos oferecidos nesta IES nos três turnos de aulas dispostas por esta academia, onde o interesse da pesquisa delimitou as mães acadêmicas que trabalhassem fora e que tivessem filhos em idade de 0 mês a 1 ano de idade, o que se justifica por ser uma idade em que exige da mãe um cuidado mais específico. A partir da análise dos dados obtidos constatou-se que, de fato o papel de esposa e o exercício da maternagem interferem na qualidade da formação das mães acadêmicas do Campus Clóvis Moura. Evidenciou-se ainda que mães optam em não usufruir a licença maternidade para concluírem em tempo hábil o curso. No entanto, a autodeterminação destas mães universitárias superou as adversidades. Palavras chave: gênero; mulher; mãe; formação acadêmica.