Artigo Anais IV CONAPESC

ANAIS de Evento

ISSN: 2525-6696

PERSPECTIVAS TÉCNICAS E PEDAGÓGICAS SOBRE O USO DO PLICKERS EM SALA DE AULA

Palavra-chaves: PLICKERS, TECNOLOGIA DIGITAL, PROCESSOS DE ENSINO E APRENDIZAGEM Comunicação Oral (CO) AT 04: Novas tecnologias, pesquisa e Cultura Digital: Desafios e possibilidades
"2019-09-02 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 57106
    "edicao_id" => 110
    "trabalho_id" => 663
    "inscrito_id" => 755
    "titulo" => "PERSPECTIVAS TÉCNICAS E PEDAGÓGICAS SOBRE O USO DO PLICKERS EM SALA DE AULA"
    "resumo" => "EXISTE UMA VARIEDADE DE RECURSOS DIGITAIS CUJA UTILIZAÇÃO PODE CONTRIBUIR PARA A DINAMIZAÇÃO DOS PROCESSOS DE ENSINO E APRENDIZAGEM, ENTRETANTO, MUITOS DELES ESBARRAM EM PROBLEMAS DE CONECTIVIDADE E INSUFICIÊNCIA DE EQUIPAMENTOS PRESENTES EM ALGUMAS ESCOLAS, ESPECIALMENTE AS DA REDE PÚBLICA. PARA ENFRENTAR ESSA REALIDADE, RECURSOS COMO O PLICKERS BUSCAM ALTERNATIVAS ONDE NÃO SEJA NECESSÁRIA A UTILIZAÇÃO DE MUITOS EQUIPAMENTOS E MATERIAIS DE DIFÍCIL ACESSO, VIABILIZANDO SUA APLICAÇÃO EM DIFERENTES CENÁRIOS ESCOLARES. TENDO EM VISTA AS FACILIDADES OFERECIDAS POR ESTE RECURSO E AS EXPERIÊNCIAS DO GRUPO DE PESQUISA EM TECNOLOGIA DIGITAL E AQUISIÇÃO DO CONHECIMENTO (TDAC) EM UTILIZÁ-LO, ESTE TRABALHO TEM POR OBJETIVO APRESENTAR ALGUMAS PERSPECTIVAS TÉCNICAS E PEDAGÓGICAS SOBRE O USO DO PLICKERS EM SALA DE AULA. TRATA-SE DE UM ESTUDO DE ABORDAGEM QUALITATIVA, DE CARÁTER PARTICIPANTE, QUE ENVOLVEU AULAS MINISTRADAS EM UMA TURMA DE GRADUAÇÃO DO PROGRAMA DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES (PAFOR) DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA (UEPB) E DOIS MINICURSOS, SENDO UM DELES REALIZADO COM PARTICIPANTES IX ENCONTRO PARAIBANO DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA (EPBEM) E O OUTRO COM ALGUNS PROFESSORES DE UMA ESCOLA PÚBLICA DA CIDADE DE CAMPINA GRANDE-PB. AS EXPERIÊNCIAS ADQUIRIDAS COM ESSAS PRÁTICAS PERMITIRAM A REALIZAÇÃO DE ALGUMAS REFLEXÕES SOBRE O USO DESTE RECURSO EM CONTEXTOS EDUCATIVOS, QUE RESSALTAM SUAS POTENCIALIDADES E LIMITAÇÕES, SEJAM ELAS DE CARÁTER TÉCNICO OU PEDAGÓGICO, QUE SÃO DISCUTIDAS AO LONGO DESTE ESTUDO."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "AT 04: Novas tecnologias, pesquisa e Cultura Digital: Desafios e possibilidades"
    "palavra_chave" => "PLICKERS, TECNOLOGIA DIGITAL, PROCESSOS DE ENSINO E APRENDIZAGEM"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV126_MD1_SA4_ID755_17072019032104.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:53"
    "updated_at" => "2020-06-09 19:23:40"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "LUCAS HENRIQUE VIANA"
    "autor_nome_curto" => "LUCAS VIANA"
    "autor_email" => "lucas_henriqk@hotmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA (UEPB)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-conapesc"
    "edicao_nome" => "Anais IV CONAPESC"
    "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Pesquisa e Ensino em Ciências"
    "edicao_ano" => 2019
    "edicao_pasta" => "anais/conapesc/2019"
    "edicao_logo" => "5e49fc4622961_16022020233654.png"
    "edicao_capa" => "5f1841846340e_22072020103916.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2019-09-02 00:00:00"
    "publicacao_id" => 28
    "publicacao_nome" => "Anais do Conapesc"
    "publicacao_codigo" => "2525-6696"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 57106
    "edicao_id" => 110
    "trabalho_id" => 663
    "inscrito_id" => 755
    "titulo" => "PERSPECTIVAS TÉCNICAS E PEDAGÓGICAS SOBRE O USO DO PLICKERS EM SALA DE AULA"
    "resumo" => "EXISTE UMA VARIEDADE DE RECURSOS DIGITAIS CUJA UTILIZAÇÃO PODE CONTRIBUIR PARA A DINAMIZAÇÃO DOS PROCESSOS DE ENSINO E APRENDIZAGEM, ENTRETANTO, MUITOS DELES ESBARRAM EM PROBLEMAS DE CONECTIVIDADE E INSUFICIÊNCIA DE EQUIPAMENTOS PRESENTES EM ALGUMAS ESCOLAS, ESPECIALMENTE AS DA REDE PÚBLICA. PARA ENFRENTAR ESSA REALIDADE, RECURSOS COMO O PLICKERS BUSCAM ALTERNATIVAS ONDE NÃO SEJA NECESSÁRIA A UTILIZAÇÃO DE MUITOS EQUIPAMENTOS E MATERIAIS DE DIFÍCIL ACESSO, VIABILIZANDO SUA APLICAÇÃO EM DIFERENTES CENÁRIOS ESCOLARES. TENDO EM VISTA AS FACILIDADES OFERECIDAS POR ESTE RECURSO E AS EXPERIÊNCIAS DO GRUPO DE PESQUISA EM TECNOLOGIA DIGITAL E AQUISIÇÃO DO CONHECIMENTO (TDAC) EM UTILIZÁ-LO, ESTE TRABALHO TEM POR OBJETIVO APRESENTAR ALGUMAS PERSPECTIVAS TÉCNICAS E PEDAGÓGICAS SOBRE O USO DO PLICKERS EM SALA DE AULA. TRATA-SE DE UM ESTUDO DE ABORDAGEM QUALITATIVA, DE CARÁTER PARTICIPANTE, QUE ENVOLVEU AULAS MINISTRADAS EM UMA TURMA DE GRADUAÇÃO DO PROGRAMA DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES (PAFOR) DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA (UEPB) E DOIS MINICURSOS, SENDO UM DELES REALIZADO COM PARTICIPANTES IX ENCONTRO PARAIBANO DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA (EPBEM) E O OUTRO COM ALGUNS PROFESSORES DE UMA ESCOLA PÚBLICA DA CIDADE DE CAMPINA GRANDE-PB. AS EXPERIÊNCIAS ADQUIRIDAS COM ESSAS PRÁTICAS PERMITIRAM A REALIZAÇÃO DE ALGUMAS REFLEXÕES SOBRE O USO DESTE RECURSO EM CONTEXTOS EDUCATIVOS, QUE RESSALTAM SUAS POTENCIALIDADES E LIMITAÇÕES, SEJAM ELAS DE CARÁTER TÉCNICO OU PEDAGÓGICO, QUE SÃO DISCUTIDAS AO LONGO DESTE ESTUDO."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "AT 04: Novas tecnologias, pesquisa e Cultura Digital: Desafios e possibilidades"
    "palavra_chave" => "PLICKERS, TECNOLOGIA DIGITAL, PROCESSOS DE ENSINO E APRENDIZAGEM"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV126_MD1_SA4_ID755_17072019032104.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:53"
    "updated_at" => "2020-06-09 19:23:40"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "LUCAS HENRIQUE VIANA"
    "autor_nome_curto" => "LUCAS VIANA"
    "autor_email" => "lucas_henriqk@hotmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA (UEPB)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-conapesc"
    "edicao_nome" => "Anais IV CONAPESC"
    "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Pesquisa e Ensino em Ciências"
    "edicao_ano" => 2019
    "edicao_pasta" => "anais/conapesc/2019"
    "edicao_logo" => "5e49fc4622961_16022020233654.png"
    "edicao_capa" => "5f1841846340e_22072020103916.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2019-09-02 00:00:00"
    "publicacao_id" => 28
    "publicacao_nome" => "Anais do Conapesc"
    "publicacao_codigo" => "2525-6696"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 02 de setembro de 2019

Resumo

EXISTE UMA VARIEDADE DE RECURSOS DIGITAIS CUJA UTILIZAÇÃO PODE CONTRIBUIR PARA A DINAMIZAÇÃO DOS PROCESSOS DE ENSINO E APRENDIZAGEM, ENTRETANTO, MUITOS DELES ESBARRAM EM PROBLEMAS DE CONECTIVIDADE E INSUFICIÊNCIA DE EQUIPAMENTOS PRESENTES EM ALGUMAS ESCOLAS, ESPECIALMENTE AS DA REDE PÚBLICA. PARA ENFRENTAR ESSA REALIDADE, RECURSOS COMO O PLICKERS BUSCAM ALTERNATIVAS ONDE NÃO SEJA NECESSÁRIA A UTILIZAÇÃO DE MUITOS EQUIPAMENTOS E MATERIAIS DE DIFÍCIL ACESSO, VIABILIZANDO SUA APLICAÇÃO EM DIFERENTES CENÁRIOS ESCOLARES. TENDO EM VISTA AS FACILIDADES OFERECIDAS POR ESTE RECURSO E AS EXPERIÊNCIAS DO GRUPO DE PESQUISA EM TECNOLOGIA DIGITAL E AQUISIÇÃO DO CONHECIMENTO (TDAC) EM UTILIZÁ-LO, ESTE TRABALHO TEM POR OBJETIVO APRESENTAR ALGUMAS PERSPECTIVAS TÉCNICAS E PEDAGÓGICAS SOBRE O USO DO PLICKERS EM SALA DE AULA. TRATA-SE DE UM ESTUDO DE ABORDAGEM QUALITATIVA, DE CARÁTER PARTICIPANTE, QUE ENVOLVEU AULAS MINISTRADAS EM UMA TURMA DE GRADUAÇÃO DO PROGRAMA DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES (PAFOR) DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA (UEPB) E DOIS MINICURSOS, SENDO UM DELES REALIZADO COM PARTICIPANTES IX ENCONTRO PARAIBANO DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA (EPBEM) E O OUTRO COM ALGUNS PROFESSORES DE UMA ESCOLA PÚBLICA DA CIDADE DE CAMPINA GRANDE-PB. AS EXPERIÊNCIAS ADQUIRIDAS COM ESSAS PRÁTICAS PERMITIRAM A REALIZAÇÃO DE ALGUMAS REFLEXÕES SOBRE O USO DESTE RECURSO EM CONTEXTOS EDUCATIVOS, QUE RESSALTAM SUAS POTENCIALIDADES E LIMITAÇÕES, SEJAM ELAS DE CARÁTER TÉCNICO OU PEDAGÓGICO, QUE SÃO DISCUTIDAS AO LONGO DESTE ESTUDO.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.