A ÁGUA É INDISPENSÁVEL PARA A SOBREVIVÊNCIA DA MAIORIA DOS SERES VIVOS INCLUSIVE O HOMEM. CERCA DE 60% DO CORPO HUMANO É CONSTRUÍDO DESTE BEM NATURAL. A QUANTIDADE DE ÁGUA ENCONTRADA NO NOSSO PLANETA É A MESMA QUE EXISTIA HÁ 04 MILHÕES DE ANOS. ENTRETANTO, APROXIMADAMENTE 97 % DESSA MASSA É IMPRÓPRIA PARA CONSUMO HUMANO, SENDO COMPOSTA PELA ÁGUA SALGADA DOS MARES E OCEANOS E O RESTANTE DE ÁGUA DOCE CORRESPONDE APENAS A 3% DA CAPACIDADE HÍDRICA TOTAL DO PLANETA E, MESMO ESSA, NÃO ESTÁ TODA DISPONÍVEL, ENCONTRANDO-SE NA SUA MAIOR PARTE RETIDA NOS GLACIARES OU EM AQUÍFEROS PROFUNDOS. APRENDEMOS, ASSIM, QUE A QUANTIDADE DE ÁGUA QUE PODE SACIAR A SEDE SE REDUZ A UMA PEQUENA PARTE DA MASSA HÍDRICA TOTAL DO PLANETA (MATOS, 2006; BRASIL, 2007).
O OBJETIVO DA PRESENTE PESQUISA É A INVESTIGAÇÃO DA QUALIDADE E POTABILIDADE DA ÁGUA DE UM POÇO LOCADO NO MUNICÍPIO DE MASSARANDUBA-PB, QUANTO OS SEGUINTES PARÂMETROS FÍSICO-QUÍMICOS: PH, CONDUTIVIDADE ELÉTRICA, CINZAS, SÓLIDOS TOTAIS DISSOLVIDOS, DUREZA TOTAL, DUREZA DE CÁLCIO E MÁGNÉSIO, ALCALINIDADE E COR APARENTE. OS POÇOS PERFURADOS NA REGIÃO DO SEMIÁRRIDO NORDESTINO GERALMENTE APRESENTAM VALORES ELEVADOS NAS ANÁLISES FÍSICAS E QUÍMICAS, O QUE PODEM INTERFERIR DIRETAMENTE NA QUALIDADE DA ÁGUA, AMPLIFICANDO A IMPORTÂNCIA DA PRESENTE PESQUISA.
APÓS A COLETA, AS AMOSTRAS DE ÁGUA FORAM ENCAMINHADAS AO LABORATÓRIO DE QUÍMICA (LQ) DO IFPB CAMPUS CAMPINA GRANDE-PB, ONDE FORAM REALIZADAS AS SEGUINTES ANÁLISES: PH, CONDUTIVIDADE ELÉTRICA, CINZAS, SÓLIDOS TOTAIS DISSOLVIDOS, DUREZA TOTAL, DUREZA DE CÁLCIO E MAGNÉSIO, ALCALINIDADE, CLORETO E COR APARENTE. AS ANÁLISES FORAM DETERMINADAS DE ACORDO COM AS NORMAS ANALÍTICAS DO INSTITUTO ADOLFO LUTZ (IAL, 2008).
CADA PARÂMETRO É COMPARADO COM OS VALORES DA RESOLUÇÃO DE Nº 396 DE 3 DE ABRIL DE 2008 DO CONSELHO NACIONAL DO MEIO AMBIENTE (BRASIL, 2008) E DA PORTARIA DE CONSOLIDAÇÃO DE Nº 5, DE 28 DE SETEMBRO DE 2017, DO MINISTÉRIO DA SAÚDE (BRASIL, 2017), SENDO ESTAS, AS LEGISLAÇÕES VIGENTE QUE TRATAM DA POTABILIDADE DA ÁGUA PARA CONSUMO HUMANO E DE ÁGUAS SUBTERRÂNEAS NO BRASIL.
CONCLUI-SE QUE A ÁGUA ESTÁ IMPRÓPRIA PARA O CONSUMO HUMANO, POR APRESENTAR OS PARÂMETROS DE CLORETO, COR APARENTE E DUREZA TOTAL QUE ULTRAPASSAM O PERMITIDO PELA PORTARIA DE CONSOLIDAÇÃO DE Nº5 DO MINISTÉRIO DA SAÚDE. TODAVIA, MÉTODOS EFICAZES DE FILTRAÇÃO, COMO DESSALINIZADORES E FILTROS DE CARVÃO ATIVADO, DEVEM SER IMPLEMENTADOS PARA O MELHORAMENTO DA QUALIDADE DESTA ÁGUA, A FIM DE TORNA-LA POTÁVEL PARA O CONSUMO HUMANO.