ESTE TRABALHO TRAZ UMA NOVA ABORDAGEM RELACIONADA AO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM DAS AULAS EXPERIMENTAIS DE QUÍMICA. A PESQUISA FOI REALIZADA COM DUAS TURMAS, DE 17 ALUNOS DE QUÍMICA ANALÍTICA EXPERIMENTAL II E 26 ALUNOS DE FÍSICO-QUÍMICA EXPERIMENTAL II, SENDO DE 5ª (QUINTO) E 7ª (SÉTIMO) SEMESTRE, RESPECTIVAMENTE, PERFAZENDO O TOTAL DE 43 ALUNOS ENTREVISTADOS. A COMPREENSÃO DE QUE A METODOLOGIA UTILIZADA PELOS PROFESSORES DE QUÍMICA NAS PRÁTICAS NOS LABORATÓRIOS PODE SER ENRIQUECIDA MOTIVOU A PRESENTE EXPERIÊNCIA METODOLÓGICA QUE INOVA, AO REFLETIR SOBRE NOVAS FORMA DE APRENDIZAGEM PAUTADAS NA BUSCA DE UMA MAIOR AUTONOMIA DOS ESTUDANTES NO PREPARO E FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICO-METODOLÓGICA DE AULAS EXPERIMENTAIS. AS CONCEPÇÕES QUE SURGEM DESSA EXPERIÊNCIA APONTAM PARA UM ENSINO QUE COLABORA COM O DESENVOLVIMENTO DA AUTONOMIA, FORNECENDO AOS ESTUDANTES MECANISMOS QUE PROPORCIONAM UMA MAIOR COMPREENSÃO DO PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM. O MÉTODO DE ESTUDO TOMOU COMO OBJETO DE INVESTIGAÇÃO AULAS PRÁTICAS MONTADAS E CONDUZIDAS DE FORMA COLABORATIVA ENTRE ALUNOS, TÉCNICOS DO LABORATÓRIO E PROFESSORES. DURANTE A ATIVIDADE FOI POSSÍVEL PERCEBER QUE OS ALUNOS GOSTARAM DA METODOLOGIA APLICADA PELOS PROFESSORES E APRECIARAM BASTANTE AS EXPLICAÇÕES DOS COLEGAS. OS RESULTADOS APONTAM QUE 96% DOS ENTREVISTADOS CONSIDERAM QUE A CONSTRUÇÃO COLABORATIVA DAS AULAS PRÁTICAS, COM AJUDA DOS TÉCNICOS, SÃO AGRADÁVEIS E PROMOVEM MAIS APRENDIZAGEM. DE UM MODO GERAL 96% DOS RELATOS DOS ENTREVISTADOS INDICAM QUE A METODOLOGIA PROPORCIONOU FACILIDADE DE COMPREENSÃO DAS SEQUÊNCIAS DE AÇÕES E DO TRABALHO COM OS ASSUNTOS, POIS PERCEBEU-SE QUE TODOS OS ALUNOS SE ENVOLVERAM E PARTICIPARAM DA ATIVIDADE COM TOTAL INTERESSE E ATENÇÃO.