Artigo Anais VI JOIN / Brasil - Portugal

ANAIS de Evento

ISSN: 2594-8318

CRENÇAS DOS PROFESSORES DE LÍNGUAS SOBRE O USO DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO: UM DIAGNÓSTICO DAS ESCOLAS MUNICIPAIS E ESTADUAIS DE PATOS-PB

Palavra-chaves: CRENÇAS, ENSINO-APRENDIZAGEM DE LÍNGUA ADICIONAIS, TDIC, TELETANDEM Pôster (PO) AT 35: Letras / Linguística
"2019-09-04 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 57566
    "edicao_id" => 111
    "trabalho_id" => 286
    "inscrito_id" => 1189
    "titulo" => "CRENÇAS DOS PROFESSORES DE LÍNGUAS SOBRE O USO DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO: UM DIAGNÓSTICO DAS ESCOLAS MUNICIPAIS E ESTADUAIS DE PATOS-PB"
    "resumo" => "OS RESULTADOS APRESENTADOS NESTE TRABALHOS SÃO PARCIAIS E MOSTRAM REFLEXÕES SOBRE OS DADOS GERADO NA PRIMEIRA ETAPA DA NOSSA PESQUISA QUE TEM POR OBJETIVO IDENTIFICAR, ATRAVÉS DE QUESTIONÁRIOS E ENTREVISTAS QUAIS SÃO AS CRENÇAS QUE ENVOLVEM A PRÁTICA DOS PROFESSORES DE LÍNGUA ESPANHOLA DA CIDADE DE PATOS-PB SOBRE O USO DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO (TDIC) NAS PRÁTICAS DE ENSINO-APRENDIZAGEM DE LÍNGUAS ADICIONAIS/ESTRANGEIRAS.  ATRAVÉS DOS DADOS GERADOS NESTA PESQUISA INDICAREMOS A PRÁTICA DO TELETANDEM COMO FORMA PARA QUE PROFESSORES E ALUNOS UTILIZEM ESSAS TECNOLOGIAS DIGITAIS PARA DESENVOLVER A COMPETÊNCIA COMUNICATIVA NA LÍNGUA ALVO, CONSIDERANDO AS QUATRO HABILIDADES LINGUÍSTICAS: LER, ESCREVER, OUVIR E FALAR. PARA ANALISAR OS DADOS GERADOS NA PESQUISA E EMBASAR TEORICAMENTE A DISCUSSÃO, TOMAMOS POR BASE AUTORES COMO SOUZA (2016), RAMMÉ (2014) E TELLES (2009) QUE ABORDAM QUESTÕES REFERENTES AO TELETANDEM, ALMEIDA FILHO (1993), QUE TRATA SOBRE QUESTÕES ESPECÍFICAS DO ENSINO-APRENDIZAGEM DE LÍNGUAS E BARCELOS (2006) QUE RESSALTA A IMPORTÂNCIA DAS CRENÇAS NO ENSINO DE LÍNGUAS. OBTIVEMOS COMO RESULTADOS PRELIMINARES DADOS QUE APONTAM PARA UMA SÉRIE DE DIFICULDADES QUE IMPEDEM O USO DAS TDIC NAS ESCOLAS EM QUE O ESTUDO FOI REALIZADO, ENTRE ELAS DESTACAMOS O DESCONHECIMENTO DE ALGUNS PROFESSORES SOBRE A TECNOLOGIA, A FALTA DE COMPUTADORES E DE INTERNET NAS INSTITUIÇÕES DE ENSINO. ESSA REALIDADE PARECE APONTAR PARA O FATO DE QUE AINDA QUE, ALÉM DO ACESSO À FORMAS DE ENSINO-APRENDIZAGEM CONECTADAS AO MUNDO TECNOLÓGICO, É PRECISO QUE AS ESCOLAS TENHAM ESTRUTURA FÍSICA E PEDAGÓGICA PARA INTERAGIR NO MUNDO INFORMATIZADO E MULTIMODAL."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "AT 35: Letras / Linguística"
    "palavra_chave" => "CRENÇAS, ENSINO-APRENDIZAGEM DE LÍNGUA ADICIONAIS, TDIC, TELETANDEM"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV124_MD4_SA72_ID1189_15072019204520.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:53"
    "updated_at" => "2020-06-10 12:57:22"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ANA CAROLINE PEREIRA DA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "ANA CAROLINE"
    "autor_email" => "ana.pereira@ifpb.edu.br"
    "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA (IFPB)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-vi-join---brasil---portugal"
    "edicao_nome" => "Anais VI JOIN / Brasil - Portugal"
    "edicao_evento" => "VI Encontro de Jovens Investigadores / Brasil - Portugal"
    "edicao_ano" => 2019
    "edicao_pasta" => "anais/join/2019"
    "edicao_logo" => "5e4a1d4346228_17022020015739.png"
    "edicao_capa" => "5f186f4073abf_22072020135424.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2019-09-04 00:00:00"
    "publicacao_id" => 47
    "publicacao_nome" => "Anais JOIN"
    "publicacao_codigo" => "2594-8318"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 57566
    "edicao_id" => 111
    "trabalho_id" => 286
    "inscrito_id" => 1189
    "titulo" => "CRENÇAS DOS PROFESSORES DE LÍNGUAS SOBRE O USO DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO: UM DIAGNÓSTICO DAS ESCOLAS MUNICIPAIS E ESTADUAIS DE PATOS-PB"
    "resumo" => "OS RESULTADOS APRESENTADOS NESTE TRABALHOS SÃO PARCIAIS E MOSTRAM REFLEXÕES SOBRE OS DADOS GERADO NA PRIMEIRA ETAPA DA NOSSA PESQUISA QUE TEM POR OBJETIVO IDENTIFICAR, ATRAVÉS DE QUESTIONÁRIOS E ENTREVISTAS QUAIS SÃO AS CRENÇAS QUE ENVOLVEM A PRÁTICA DOS PROFESSORES DE LÍNGUA ESPANHOLA DA CIDADE DE PATOS-PB SOBRE O USO DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO (TDIC) NAS PRÁTICAS DE ENSINO-APRENDIZAGEM DE LÍNGUAS ADICIONAIS/ESTRANGEIRAS.  ATRAVÉS DOS DADOS GERADOS NESTA PESQUISA INDICAREMOS A PRÁTICA DO TELETANDEM COMO FORMA PARA QUE PROFESSORES E ALUNOS UTILIZEM ESSAS TECNOLOGIAS DIGITAIS PARA DESENVOLVER A COMPETÊNCIA COMUNICATIVA NA LÍNGUA ALVO, CONSIDERANDO AS QUATRO HABILIDADES LINGUÍSTICAS: LER, ESCREVER, OUVIR E FALAR. PARA ANALISAR OS DADOS GERADOS NA PESQUISA E EMBASAR TEORICAMENTE A DISCUSSÃO, TOMAMOS POR BASE AUTORES COMO SOUZA (2016), RAMMÉ (2014) E TELLES (2009) QUE ABORDAM QUESTÕES REFERENTES AO TELETANDEM, ALMEIDA FILHO (1993), QUE TRATA SOBRE QUESTÕES ESPECÍFICAS DO ENSINO-APRENDIZAGEM DE LÍNGUAS E BARCELOS (2006) QUE RESSALTA A IMPORTÂNCIA DAS CRENÇAS NO ENSINO DE LÍNGUAS. OBTIVEMOS COMO RESULTADOS PRELIMINARES DADOS QUE APONTAM PARA UMA SÉRIE DE DIFICULDADES QUE IMPEDEM O USO DAS TDIC NAS ESCOLAS EM QUE O ESTUDO FOI REALIZADO, ENTRE ELAS DESTACAMOS O DESCONHECIMENTO DE ALGUNS PROFESSORES SOBRE A TECNOLOGIA, A FALTA DE COMPUTADORES E DE INTERNET NAS INSTITUIÇÕES DE ENSINO. ESSA REALIDADE PARECE APONTAR PARA O FATO DE QUE AINDA QUE, ALÉM DO ACESSO À FORMAS DE ENSINO-APRENDIZAGEM CONECTADAS AO MUNDO TECNOLÓGICO, É PRECISO QUE AS ESCOLAS TENHAM ESTRUTURA FÍSICA E PEDAGÓGICA PARA INTERAGIR NO MUNDO INFORMATIZADO E MULTIMODAL."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "AT 35: Letras / Linguística"
    "palavra_chave" => "CRENÇAS, ENSINO-APRENDIZAGEM DE LÍNGUA ADICIONAIS, TDIC, TELETANDEM"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV124_MD4_SA72_ID1189_15072019204520.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:53"
    "updated_at" => "2020-06-10 12:57:22"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ANA CAROLINE PEREIRA DA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "ANA CAROLINE"
    "autor_email" => "ana.pereira@ifpb.edu.br"
    "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA (IFPB)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-vi-join---brasil---portugal"
    "edicao_nome" => "Anais VI JOIN / Brasil - Portugal"
    "edicao_evento" => "VI Encontro de Jovens Investigadores / Brasil - Portugal"
    "edicao_ano" => 2019
    "edicao_pasta" => "anais/join/2019"
    "edicao_logo" => "5e4a1d4346228_17022020015739.png"
    "edicao_capa" => "5f186f4073abf_22072020135424.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2019-09-04 00:00:00"
    "publicacao_id" => 47
    "publicacao_nome" => "Anais JOIN"
    "publicacao_codigo" => "2594-8318"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 04 de setembro de 2019

Resumo

OS RESULTADOS APRESENTADOS NESTE TRABALHOS SÃO PARCIAIS E MOSTRAM REFLEXÕES SOBRE OS DADOS GERADO NA PRIMEIRA ETAPA DA NOSSA PESQUISA QUE TEM POR OBJETIVO IDENTIFICAR, ATRAVÉS DE QUESTIONÁRIOS E ENTREVISTAS QUAIS SÃO AS CRENÇAS QUE ENVOLVEM A PRÁTICA DOS PROFESSORES DE LÍNGUA ESPANHOLA DA CIDADE DE PATOS-PB SOBRE O USO DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO (TDIC) NAS PRÁTICAS DE ENSINO-APRENDIZAGEM DE LÍNGUAS ADICIONAIS/ESTRANGEIRAS. ATRAVÉS DOS DADOS GERADOS NESTA PESQUISA INDICAREMOS A PRÁTICA DO TELETANDEM COMO FORMA PARA QUE PROFESSORES E ALUNOS UTILIZEM ESSAS TECNOLOGIAS DIGITAIS PARA DESENVOLVER A COMPETÊNCIA COMUNICATIVA NA LÍNGUA ALVO, CONSIDERANDO AS QUATRO HABILIDADES LINGUÍSTICAS: LER, ESCREVER, OUVIR E FALAR. PARA ANALISAR OS DADOS GERADOS NA PESQUISA E EMBASAR TEORICAMENTE A DISCUSSÃO, TOMAMOS POR BASE AUTORES COMO SOUZA (2016), RAMMÉ (2014) E TELLES (2009) QUE ABORDAM QUESTÕES REFERENTES AO TELETANDEM, ALMEIDA FILHO (1993), QUE TRATA SOBRE QUESTÕES ESPECÍFICAS DO ENSINO-APRENDIZAGEM DE LÍNGUAS E BARCELOS (2006) QUE RESSALTA A IMPORTÂNCIA DAS CRENÇAS NO ENSINO DE LÍNGUAS. OBTIVEMOS COMO RESULTADOS PRELIMINARES DADOS QUE APONTAM PARA UMA SÉRIE DE DIFICULDADES QUE IMPEDEM O USO DAS TDIC NAS ESCOLAS EM QUE O ESTUDO FOI REALIZADO, ENTRE ELAS DESTACAMOS O DESCONHECIMENTO DE ALGUNS PROFESSORES SOBRE A TECNOLOGIA, A FALTA DE COMPUTADORES E DE INTERNET NAS INSTITUIÇÕES DE ENSINO. ESSA REALIDADE PARECE APONTAR PARA O FATO DE QUE AINDA QUE, ALÉM DO ACESSO À FORMAS DE ENSINO-APRENDIZAGEM CONECTADAS AO MUNDO TECNOLÓGICO, É PRECISO QUE AS ESCOLAS TENHAM ESTRUTURA FÍSICA E PEDAGÓGICA PARA INTERAGIR NO MUNDO INFORMATIZADO E MULTIMODAL.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.