Artigo Anais VI JOIN / Brasil - Portugal

ANAIS de Evento

ISSN: 2594-8318

DESAFIOS NAS CONCEPÇÕES DE EDUCAÇÃO E CULTURA A PARTIR DA LEI DE DIRETRIZES E BASES: UM ESTUDO DE CASO SOBRE UMA ESCOLA PÚBLICA DE PARNAIBA-PI

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Publicado em 04 de setembro de 2019

Resumo

ESTE ARTIGO VISA ABORDAR COMO A APLICAÇÃO DA LEI DE DIRETRIZES E BASES TEM SE FUNDAMENTADO NO ÂMBITO DAS ESCOLAS PÚBLICAS BRASILEIRAS. OBJETIVA-SE AINDA PERCEBER AS VIVÊNCIAS DOS ALUNOS E ESTAS QUE SEJAM LEVADAS COMO FATOR DE ANÁLISE NOS PROCESSOS DE APRENDIZAGEM, UMA VEZ QUE, COMO PEDAGOGOS QUE SOFREM INFLUÊNCIA DE PAULO FREIRE, ACREDITAMOS EM UMA PEDAGOGIA QUE TENHA SIGNIFICADO SOCIOCULTURAL PARA CADA EDUCANDO. ALMEJA-SE SITUAR O CORPO DOCENTE, A COMUNIDADE E OS ALUNOS SOBRE O PAPEL DA LDB E O ENSINO DE UMA EDUCAÇÃO INTERCULTURAL, REVERBERANDO COMO AMBOS VÊM ATUANDO NAS ESCOLAS PÚBLICAS. PARA TANTO, DEVE-SE REFLETIR SOBRE OS ASPECTOS QUE DIZEM RESPEITO À SUBJETIVIDADE DOS ALUNOS, CAPACITAÇÃO DO CORPO DOCENTE E QUALIDADE DE VIDA OFERECIDA AOS MESMOS. DESSA FORMA, É PRECISO SENSIBILIZAR SOBRE AS DIFICULDADES E RECOMENDAÇÕES GERAIS PARA UMA MELHOR PRÁTICA PEDAGÓGICA ELUCIDANDO A URGÊNCIA, NO QUE SE REFERE AO CONHECIMENTO, APROPRIAÇÃO, DISCERNIMENTO E CRITICIDADE REFERENTES À LEI DE DIRETRIZES E BASES DA EDUCAÇÃO BRASILEIRA, QUE OCORREM DENTRO DA INSTITUIÇÃO EDUCACIONAL QUE FORA ANALISADA. COM ISSO, ATRAVÉS DESSE ESTUDO, ESTIMA-SE PROPORCIONAR UMA INTERAÇÃO ENTRE O ESTUDANTE DE PEDAGOGIA E O SEU FUTURO AMBIENTE DE TRABALHO, ISTO É, NO CASO DE QUEM BUSCA ATUAR EM ESCOLAS, ESTIMULANDO A CRITICIDADE DESSE PROFISSIONAL SOBRE ESSES MECANISMOS QUE FAZEM PARTE DO COTIDIANO ESCOLAR. POR FIM, A METODOLOGIA DESSE TRABALHO É DE NATUREZA QUALITATIVA, JUNTO DE ENTREVISTA SEMIESTRUTURADA E O MÉTODO DE ESTUDO DE CASO.

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