A EDUCAÇÃO INCLUSIVA É UM TEMA MUITO PERTINENTE NAS ÁREAS DE PESQUISA DA EDUCAÇÃO. COM O AVANÇO DESTE TEMA, AS ESCOLAS FORAM SE ADAPTANDO A RECEBER ALUNOS COM NECESSIDADES ESPECIAIS E QUE PRECISEM DE MAIS ATENÇÃO NA SALA DE AULA. NO ENTANTO ESSA CONVIVÊNCIA ESCOLAR SEM O ACOMPANHAMENTO CORRETO PODE VIR A GERAR O TÃO COMENTADO BULLYING. ESSA PESQUISA TEM POR OBJETIVO INVESTIGAR E APURAR A INCIDÊNCIA DE BULLYING NAS ESCOLAS, ALÉM DE REALIZAR UM PROJETO DE CONSCIENTIZAÇÃO DA ESCOLA E DOS PRÓPRIOS ALUNOS, E ANALISAR A PREPARAÇÃO DAS ESCOLAS PARA A RECEPÇÃO DESTES ALUNOS. A ESCOLA FOI VISITADA NA MANHÃ DO DIA 25/03/2019, CRIANÇAS DE 10 A 12 ANOS FORAM AVALIADAS, FOI PASSADO UM QUESTIONÁRIO SIMPLES COM PERGUNTAS ESPECIFICAS DE “SIM” OU “NÃO” AFIM DE VERIFICAR SE ELES TINHAM CIÊNCIA DO QUE É O BULLYING E SE JÁ TINHA PRESENCIADO ALGUMA SITUAÇÃO DESAGRADÁVEL NA ESCOLA. OS RESULTADOS OBTIDOS NESSE QUESTIONARAM MOSTRARAM QUE 45,83% DAS CRIANÇAS JÁ PRESENCIARAM ALGUM CASO DE BULLYING, 20,08% NUNCA PRESENCIARAM E 33,3% NÃO TEM CERTEZA, ALÉM DISSO, OUTROS DADOS COMO QUANTAS CRIANÇAS COM DEFICIÊNCIAS ELES CONHECIAM TAMBÉM FORAM ANALISADOS. ESTA PESQUISA SE TORNA IMPORTANTE A PARTIR DO MOMENTO EM QUE É PERCEPTÍVEL O NÚMERO BAIXO DE MATRÍCULAS NO ENSINO REGULAR DE CRIANÇAS COM DEFICIÊNCIA QUE PODE SER ASSOCIADO AO BULLYING E A PROFESSORES DESPREPARADOS EM SALA DE AULA.