A RESILIÊNCIA ESTÁ RELACIONADA À HABILIDADE QUE CADA PESSOA TEM EM DAR UM SENTIDO PRODUTIVO, POSITIVO, RECOMPENSADOR E ORIENTADO AOS OBJETIVOS DA SUA VIDA, LIDANDO COM ADVERSIDADES E DIFICULDADES INEVITÁVEIS DA EXISTÊNCIA HUMANA. É CONSIDERADA UM PROCESSO DE CONSTRUÇÃO IMPORTANTE NA VIDA DE CADA UM PARA O ENFRENTAMENTO DE EXPERIÊNCIAS NEGATIVAS E MANIFESTAÇÃO DE RESPOSTA POSITIVA. O OBJETIVO DESTE ESTUDO É ANALISAR OS EFEITOS DO PROGRAMA DE INTERVENÇÃO NA PROMOÇÃO DA RESILIÊNCIA: ULTRAPASSAR ADVERSIDADES E VENCER DESAFIOS, COM ADOLESCENTES ESCOLARES. TRATA-SE DE UM ESTUDO DE INTERVENÇÃO REALIZADO EM DUAS ESCOLAS, UMA DA REDE PARTICULAR (E1) E UMA DA REDE PÚBLICA (E2) DA CIDADE DE FORTALEZA. A POPULAÇÃO FOI COMPOSTA POR ADOLESCENTES DE AMBOS OS SEXOS, NA FAIXA ETÁRIA DE 14 A 17 ANOS, DEVIDAMENTE MATRICULADOS NO 2º ANO DO ENSINO MÉDIO. ANALISANDO A ESCALA DE RESILIÊNCIA DE WAGNILD; YOUNG (1993), QUE FOI ADAPTADA E TRADUZIDA POR PESCE E COLABORADORES (2005), OBSERVOU-SE QUE OS ADOLESCENTES MAIS RESILIENTES SÃO DA ESCOLA PARTICULAR, DO SEXO FEMININO E OS CONSIDERADOS MENOS RESILIENTES SÃO DA ESCOLA PÚBLICA, PREDOMINANTEMENTE DO SEXO MASCULINO. EM AMBAS AS ESCOLAS HOUVE MAIOR PREVALÊNCIA DE RESPOSTAS COM MAIOR ESCORE NO DOMÍNIO “RESOLUÇÃO DE VALORES”, DEMONSTRANDO DETERMINAÇÃO E MOTIVAÇÃO ENTRE OS ADOLESCENTES.