O PRESENTE ARTIGO SE PROPÕE A DISCUTIR SOBRE A EDUCAÇÃO INFANTIL NO ÂMBITO DAS POLÍTICAS PÚBLICAS. TENDO COMO OBJETIVO ANALISAR OS DESAFIOS E AS POSSIBILIDADES DENTRO DO CONTEXTO NACIONAL, FUNDAMENTADO A PARTIR DE PESQUISAS DESCRITIVAS BIBLIOGRÁFICAS. A EDUCAÇÃO INFANTIL TEM A RESPONSABILIDADE DE PROPORCIONAR O DESENVOLVIMENTO INTEGRAL DA CRIANÇA, CONTRIBUINDO PARA O SEU PROGRESSO DIANTE DOS ASPECTOS FÍSICOS, SOCIAIS, COGNITIVOS, AFETIVOS E CULTURAIS, PARA QUE A CRIANÇA ADENTRE NAS DEMAIS ETAPAS DA EDUCAÇÃO COM MAIOR FACILIDADE E AQUISIÇÃO DE APRENDIZAGEM E CONHECIMENTO. ESSE ESTUDO TAMBÉM SE FOMENTA DE REFLEXÕES PARA UMA EDUCAÇÃO INFANTIL DE QUALIDADE, ATRAVÉS DAS POLÍTICAS PÚBLICAS EXISTENTES, UTILIZANDO REFERENCIAIS COMO: LEI DE DIRETRIZES E BASES DA EDUCAÇÃO NACIONAL (LDB), CONSTITUIÇÃO FEDERAL DE 1988, DIRETRIZES CURRICULARES NACIONAIS DA EDUCAÇÃO INFANTIL (DCNEI), BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR (BNCC), E TAMBÉM AUTORES IMPORTANTES QUE ABORDAM OS DESAFIOS DA CRIANÇA NA EDUCAÇÃO INFANTIL, COMO: SÔNIA KRAMER, MARIA FERNANDA R. NUNES, ENTRE OUTROS.