Artigo Anais VI JOIN / Brasil - Portugal

ANAIS de Evento

ISSN: 2594-8318

POSSIBILIDADES E DESAFIOS DO PROJETO PROFESSOR DIRETOR DE TURMA NAS ESCOLAS PÚBLICAS DO CEARÁ

Palavra-chaves: ESCOLA, PROJETO PROFESSOR DIRETOR DE TURMA, GESTÃO DE SALA DE AULA Comunicação Oral (CO) AT 37: Interdisciplinar
"2019-09-04 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 57856
    "edicao_id" => 111
    "trabalho_id" => 129
    "inscrito_id" => 245
    "titulo" => "POSSIBILIDADES E DESAFIOS DO PROJETO PROFESSOR DIRETOR DE TURMA NAS ESCOLAS PÚBLICAS DO CEARÁ"
    "resumo" => "O PROJETO PROFESSOR DIRETOR DE TURMA (PPDT), ORIGINALMENTE DESENVOLVIDO PELAS AUTORIDADES EDUCACIONAIS PORTUGUESAS FOI ADAPTADO E COLOCADO EM PRÁTICA EM ESCOLAS PÚBLICAS ESTADUAIS PELA SECRETARIA DE EDUCAÇÃO DO CEARÁ (SEDUC) NO ANO DE 2011. DESTE ENTÃO, ESSE NOVO MODELO DE GESTÃO DA SALA DE AULA, GERIDO POR UM PROFESSOR NOMEADO COMO PROFESSOR DIRETOR DE TURMA (PDT). A PREOCUPAÇÃO BÁSICA DESTE ESTUDO É REFLETIR SOBRE AS MUDANÇAS DE PARADIGMA QUE O PPDT VEM PROVOCANDO NA EDUCAÇÃO DAS ESCOLAS CEARENSES. ALÉM DISSO DEMOS ENFOQUE NOS DESAFIOS ENFRENTADOS PELA GESTÃO E PELOS PROFESSORES NA EXECUÇÃO DAS ATIVIDADES DO PROJETO. DESSA FORMA, ESTE ARTIGO ENFATIZA A IMPORTÂNCIA DO USO DESSE PROJETO NOS ESPAÇOS DE APRENDIZAGEM DAS UNIDADES DE ENSINO, BUSCANDO O FORTALECIMENTO DOS PROCESSOS DE ENSINO E DE APRENDIZAGEM, BEM COMO O ESTABELECIMENTO DE ALGUMAS RELAÇÕES EXISTENTES ENTRE PROFESSOR X ALUNO / ESCOLA X FAMÍLIA. PARA O LEVANTAMENTO DOS DADOS UTILIZOU-SE OS PRECEITOS DA PESQUISA BIBLIOGRÁFICA. APÓS CATEGORIZAR E ANALISAR OS DOCUMENTOS PERTINENTES, OS RESULTADOS SÃO APRESENTADOS EM DUAS SEÇÕES NA QUAL DESTACAMOS O PAPEL DO PDT NO PROJETO E COMO ESTE PODE INFLUENCIAR DE FORMA POSITIVA O ENSINO E APRENDIZAGEM DOS ALUNOS ATENDIDOS PELO PPDT E UMA SEÇÃO VOLTADA AOS DESAFIOS NA IMPLEMENTAÇÃO DAS AÇÕES, POR EXEMPLO, A DISCIPLINA DE FORMAÇÃO PARA CIDADANIA. VERIFICOU-SE QUE O PDT SE CONFIGURA COMO UM LÍDER NA SALA DE AULA E QUE ESTE TEM COMO OBJETIVO ESTREITAR OS LAÇOS ENTRE OS MEMBROS DA COMUNIDADE ESCOLAR."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "AT 37: Interdisciplinar"
    "palavra_chave" => "ESCOLA, PROJETO PROFESSOR DIRETOR DE TURMA, GESTÃO DE SALA DE AULA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV124_MD1_SA111_ID245_12072019130856.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:53"
    "updated_at" => "2020-06-10 12:57:23"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "FRANCISCO HALYSON FERREIRA GOMES"
    "autor_nome_curto" => "HALYSON GOMES"
    "autor_email" => "halysongomes@yahoo.com.br"
    "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA  DO CEARÁ - IFCE"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-vi-join---brasil---portugal"
    "edicao_nome" => "Anais VI JOIN / Brasil - Portugal"
    "edicao_evento" => "VI Encontro de Jovens Investigadores / Brasil - Portugal"
    "edicao_ano" => 2019
    "edicao_pasta" => "anais/join/2019"
    "edicao_logo" => "5e4a1d4346228_17022020015739.png"
    "edicao_capa" => "5f186f4073abf_22072020135424.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2019-09-04 00:00:00"
    "publicacao_id" => 47
    "publicacao_nome" => "Anais JOIN"
    "publicacao_codigo" => "2594-8318"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 57856
    "edicao_id" => 111
    "trabalho_id" => 129
    "inscrito_id" => 245
    "titulo" => "POSSIBILIDADES E DESAFIOS DO PROJETO PROFESSOR DIRETOR DE TURMA NAS ESCOLAS PÚBLICAS DO CEARÁ"
    "resumo" => "O PROJETO PROFESSOR DIRETOR DE TURMA (PPDT), ORIGINALMENTE DESENVOLVIDO PELAS AUTORIDADES EDUCACIONAIS PORTUGUESAS FOI ADAPTADO E COLOCADO EM PRÁTICA EM ESCOLAS PÚBLICAS ESTADUAIS PELA SECRETARIA DE EDUCAÇÃO DO CEARÁ (SEDUC) NO ANO DE 2011. DESTE ENTÃO, ESSE NOVO MODELO DE GESTÃO DA SALA DE AULA, GERIDO POR UM PROFESSOR NOMEADO COMO PROFESSOR DIRETOR DE TURMA (PDT). A PREOCUPAÇÃO BÁSICA DESTE ESTUDO É REFLETIR SOBRE AS MUDANÇAS DE PARADIGMA QUE O PPDT VEM PROVOCANDO NA EDUCAÇÃO DAS ESCOLAS CEARENSES. ALÉM DISSO DEMOS ENFOQUE NOS DESAFIOS ENFRENTADOS PELA GESTÃO E PELOS PROFESSORES NA EXECUÇÃO DAS ATIVIDADES DO PROJETO. DESSA FORMA, ESTE ARTIGO ENFATIZA A IMPORTÂNCIA DO USO DESSE PROJETO NOS ESPAÇOS DE APRENDIZAGEM DAS UNIDADES DE ENSINO, BUSCANDO O FORTALECIMENTO DOS PROCESSOS DE ENSINO E DE APRENDIZAGEM, BEM COMO O ESTABELECIMENTO DE ALGUMAS RELAÇÕES EXISTENTES ENTRE PROFESSOR X ALUNO / ESCOLA X FAMÍLIA. PARA O LEVANTAMENTO DOS DADOS UTILIZOU-SE OS PRECEITOS DA PESQUISA BIBLIOGRÁFICA. APÓS CATEGORIZAR E ANALISAR OS DOCUMENTOS PERTINENTES, OS RESULTADOS SÃO APRESENTADOS EM DUAS SEÇÕES NA QUAL DESTACAMOS O PAPEL DO PDT NO PROJETO E COMO ESTE PODE INFLUENCIAR DE FORMA POSITIVA O ENSINO E APRENDIZAGEM DOS ALUNOS ATENDIDOS PELO PPDT E UMA SEÇÃO VOLTADA AOS DESAFIOS NA IMPLEMENTAÇÃO DAS AÇÕES, POR EXEMPLO, A DISCIPLINA DE FORMAÇÃO PARA CIDADANIA. VERIFICOU-SE QUE O PDT SE CONFIGURA COMO UM LÍDER NA SALA DE AULA E QUE ESTE TEM COMO OBJETIVO ESTREITAR OS LAÇOS ENTRE OS MEMBROS DA COMUNIDADE ESCOLAR."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "AT 37: Interdisciplinar"
    "palavra_chave" => "ESCOLA, PROJETO PROFESSOR DIRETOR DE TURMA, GESTÃO DE SALA DE AULA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV124_MD1_SA111_ID245_12072019130856.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:53"
    "updated_at" => "2020-06-10 12:57:23"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "FRANCISCO HALYSON FERREIRA GOMES"
    "autor_nome_curto" => "HALYSON GOMES"
    "autor_email" => "halysongomes@yahoo.com.br"
    "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA  DO CEARÁ - IFCE"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-vi-join---brasil---portugal"
    "edicao_nome" => "Anais VI JOIN / Brasil - Portugal"
    "edicao_evento" => "VI Encontro de Jovens Investigadores / Brasil - Portugal"
    "edicao_ano" => 2019
    "edicao_pasta" => "anais/join/2019"
    "edicao_logo" => "5e4a1d4346228_17022020015739.png"
    "edicao_capa" => "5f186f4073abf_22072020135424.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2019-09-04 00:00:00"
    "publicacao_id" => 47
    "publicacao_nome" => "Anais JOIN"
    "publicacao_codigo" => "2594-8318"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 04 de setembro de 2019

Resumo

O PROJETO PROFESSOR DIRETOR DE TURMA (PPDT), ORIGINALMENTE DESENVOLVIDO PELAS AUTORIDADES EDUCACIONAIS PORTUGUESAS FOI ADAPTADO E COLOCADO EM PRÁTICA EM ESCOLAS PÚBLICAS ESTADUAIS PELA SECRETARIA DE EDUCAÇÃO DO CEARÁ (SEDUC) NO ANO DE 2011. DESTE ENTÃO, ESSE NOVO MODELO DE GESTÃO DA SALA DE AULA, GERIDO POR UM PROFESSOR NOMEADO COMO PROFESSOR DIRETOR DE TURMA (PDT). A PREOCUPAÇÃO BÁSICA DESTE ESTUDO É REFLETIR SOBRE AS MUDANÇAS DE PARADIGMA QUE O PPDT VEM PROVOCANDO NA EDUCAÇÃO DAS ESCOLAS CEARENSES. ALÉM DISSO DEMOS ENFOQUE NOS DESAFIOS ENFRENTADOS PELA GESTÃO E PELOS PROFESSORES NA EXECUÇÃO DAS ATIVIDADES DO PROJETO. DESSA FORMA, ESTE ARTIGO ENFATIZA A IMPORTÂNCIA DO USO DESSE PROJETO NOS ESPAÇOS DE APRENDIZAGEM DAS UNIDADES DE ENSINO, BUSCANDO O FORTALECIMENTO DOS PROCESSOS DE ENSINO E DE APRENDIZAGEM, BEM COMO O ESTABELECIMENTO DE ALGUMAS RELAÇÕES EXISTENTES ENTRE PROFESSOR X ALUNO / ESCOLA X FAMÍLIA. PARA O LEVANTAMENTO DOS DADOS UTILIZOU-SE OS PRECEITOS DA PESQUISA BIBLIOGRÁFICA. APÓS CATEGORIZAR E ANALISAR OS DOCUMENTOS PERTINENTES, OS RESULTADOS SÃO APRESENTADOS EM DUAS SEÇÕES NA QUAL DESTACAMOS O PAPEL DO PDT NO PROJETO E COMO ESTE PODE INFLUENCIAR DE FORMA POSITIVA O ENSINO E APRENDIZAGEM DOS ALUNOS ATENDIDOS PELO PPDT E UMA SEÇÃO VOLTADA AOS DESAFIOS NA IMPLEMENTAÇÃO DAS AÇÕES, POR EXEMPLO, A DISCIPLINA DE FORMAÇÃO PARA CIDADANIA. VERIFICOU-SE QUE O PDT SE CONFIGURA COMO UM LÍDER NA SALA DE AULA E QUE ESTE TEM COMO OBJETIVO ESTREITAR OS LAÇOS ENTRE OS MEMBROS DA COMUNIDADE ESCOLAR.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.