ESTE ESTUDO É FRUTO DA TESE DE MESTRADO EM EDUCAÇÃO DA UNIVERSIDADE INTERAMERICANA E VISA DISCUTIR A IMPORTÂNCIA DA UTILIZAÇÃO EM SALA DE AULA DOS CONHECIMENTOS ADQUIRIDOS PELO PROFESSOR NA FORMAÇÃO CONTINUADA AO INVÉS DO USO PERSISTENTE E ULTRAPASSADO DA LOUSA, APAGADOR E TEORIA DA MATEMÁTICA NO ENSINO DE JOVENS E ADULTOS, NO EIXO VII. PARA ISSO, O PROFESSOR DEVE ESTAR APTO A ENSINAR MATEMÁTICA DE FORMA SIGNIFICATIVA, VALORIZANDO OS CONHECIMENTOS PRÉVIOS E VIVÊNCIAS DESTES ALUNOS. A METODOLOGIA É A PESQUISA BIBLIOGRÁFICA EM MATERIAIS QUE DISCUTEM O TEMA E PODEM SER SELECIONADOS PARA DESENVOLVER O ESTUDO COM ABORDAGEM QUALITATIVA E OBJETIVO DESCRITIVO. CONCLUI-SE QUE O PROFESSOR PARA MELHORAR SUA PRÁTICA DOCENTE NECESSITA DE NÃO APENAS PARTICIPAR DOS CURSOS DE FORMAÇÃO CONTINUADA QUE MUITAS VEZES SÃO OFERECIDOS DE FORMA GRATUITA PELA SECRETARIA DE EDUCAÇÃO, MAS UTILIZAR OS CONHECIMENTOS ADQUIRIDOS NO PLANEJAMENTO CUIDADOSO DE SUAS AULAS.