ATUALMENTE, O ASSUNTO MAIS DISCUTIDO NO MEIO ESCOLAR COM RELAÇÃO AO ENSINO MÉDIO AO SE APLICAR E ABORDAR QUESTÕES É O ENEM E DENTRO DELE SE ENCONTRAM AS VÁRIAS ÁREAS DE ENSINO QUE DEVEM SER TRABALHADAS NAS ESCOLAS. DEVIDO SUA GRANDE INFLUÊNCIA NO ENSINO, O PRESENTE TRABALHO SE DETEVE A FAZER UMA ANÁLISE CONTEXTUAL DAS QUESTÕES DE QUÍMICA DO ENEM NOS ANOS DE 2016, 2017 E 2018 COM O OBJETIVO DE AVALIAR QUAIS OS TEMAS MAIS RECORRENTES NAS CONTEXTUALIZAÇÕES, ASSIM COMO VERIFICAR A SUA IMPORTÂNCIA NA RESOLUÇÃO DA QUESTÃO E QUAIS OS CONTEÚDOS MAIS FREQUENTES EXPLANADOS NA PROVA DE QUÍMICA. PORTANTO, FORAM AVALIADAS AS PROVAS AZUIS DO ENEM NOS 3 ÚLTIMOS ANOS E FOI POSSÍVEL OBSERVAR QUE OS TEMAS QUE MAIS SE REPETIAM NA EXPLANAÇÃO DA CONTEXTUALIZAÇÃO FORAM: PROPRIEDADES DOS MATERIAIS, TECNOLOGIA, QUÍMICA AMBIENTAL, HISTÓRIA DA QUÍMICA, PROCESSOS QUÍMICOS E QUESTÕES COM AUSÊNCIA DE CONTEXTUALIZAÇÃO. CONSTATAMOS QUE 21, 57% DAS QUESTÕES DE QUÍMICA NOS 3 ANOS ABORDARAM O TEMA DE PROPRIEDADE DOS MATERIAIS NA CONTEXTUALIZAÇÃO; 7,84% ABORDARAM O TEMA DE TECNOLOGIA; 25,49% ABORDARAM O TEMA DE QUÍMICA AMBIENTAL; 7,84% ABORDARAM O TEMA DE HISTÓRIA DA QUÍMICA; 7,84% ABORDARAM O TEMA DE PROCESSOS QUÍMICOS E 21,57% DAS QUESTÕES NÃO APRESENTARAM CONTEXTUALIZAÇÃO; E OS CONTEÚDOS MAIS ABORDADOS NAS PROVAS FORAM QUÍMICA GERAL E FÍSICO-QUÍMICA. DIANTE DISSO, PODE-SE CONCLUIR QUE A MAIORIA DAS QUESTÕES SÃO CONTEXTUALIZADAS E TRAZEM ALGUM AUXILIO NA RESOLUÇÃO DA QUESTÃO POR FACILITAR O ENTENDIMENTO DO ALUNO APROXIMANDO AS QUESTÕES COM SEU COTIDIANO.