ESSE TRABALHO TEM POR INTUITO PROMOVER UMA DISCUSSÃO SOBRE AS RAÍZES DA INDISCIPLINA ESCOLAR, FAZENDO UMA CRITERIOSA ANÁLISE SOBRE AS INFERÊNCIAS OCASIONADAS PELOS CONTEXTOS FAMILIAR, PSICOLÓGICO E SOCIOECONÔMICO DOS INDIVÍDUOS EM SEU PROCESSO CONSTITUTIVO, BUSCANDO TRANSCENDER O CAMPO DAS APARÊNCIAS POSTAS. COMPREENDENDO QUE O DESENVOLVIMENTO DO SER DAR-SE ATRAVÉS DE MÚLTIPLAS INTERAÇÕES COM O MEIO, ENTENDE-SE A RELEVÂNCIA DE TAIS CONTEXTOS PERANTE O DESENVOLVIMENTO E A APRENDIZAGEM DOS MESMOS. OBJETIVA-SE ALÉM DE ESCLARECER AS RAÍZES DA CHAMADA “INDISCIPLINA ESCOLAR” EVIDENCIAR A INERÊNCIA DA COMPREENSÃO ACERCA DA TOTALIDADE DA PROBLEMÁTICA AQUI ESTUDADA, SENDO NOTÓRIA A NECESSIDADE DE ENTENDIMENTO PEDAGÓGICO PARA PROCEDER DIANTE DAS HETEROGÊNEAS SITUAÇÕES HABITUAIS DE SALA DE AULA. O REFERIDO TRABALHO ABORDA O DESENVOLVIMENTO DE UMA PESQUISA DE CARÁTER BIBLIOGRÁFICO, REFERENTE A ESTUDOS REALIZADOS EM TEORIAS DE AUTORES RENOMADOS. APRESENTA A COMPLEXIDADE DA INDISCIPLINA ESCOLAR, DESTACANDO SUAS PRINCIPAIS CAUSAS E INFLUÊNCIAS, ELENCADAS A INTERFERÊNCIAS DE DIFERENTES CONTEXTOS BUSCANDO AMPLIAR E ESCLARECER OS CONHECIMENTOS A CERCA DOS ASPECTOS QUE PROPELEM O OBJETO AQUI EM QUESTÃO.