O PRESENTE TRABALHO REFERE-SE À APLICAÇÃO DE UMA UNIDADE DIDÁTICA NUMA PERSPECTIVA INVESTIGATIVA ACERCA DO CONTEÚDO DE PROPRIEDADES COLIGATIVAS, BUSCANDO ANALISAR OS INDICADORES DE ALFABETIZAÇÃO CIENTIFICA PRESENTES EM REGISTOS ESCRITOS DE HIPÓTESES REFERENTES A QUATRO SITUAÇÕES PROBLEMAS, CADA UMA RELACIONADA A UMA PROPRIEDADE COLIGATIVA. A ABORDAGEM DA UNIDADE DIDÁTICA PRODUZIDA BASEIA-SE NOS PRESSUPOSTOS TEÓRICOS DA ALFABETIZAÇÃO CIENTIFICA E DO ENSINO INVESTIGATIVO. O REFERIDO MATERIAL DIDÁTICO ESTÁ SENDO APLICADO EM UMA TURMA DO 2º ANO DO CURSO TÉCNICO INTEGRADO EM APICULTURA DO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO NORTE, CAMPUS PAU DOS FERROS. OS DADOS OBTIDOS FORAM ANALISADOS POR MEIO DA ANÁLISE TEXTUAL DISCURSIVA, SENDO ELABORADAS AS SEGUINTES CATEGORIAS: SITUAÇÃO PROBLEMA 1, SITUAÇÃO PROBLEMA 2, SITUAÇÃO PROBLEMA 3 E SITUAÇÃO PROBLEMA 4. OS RESULTADOS APONTARAM PARA A PRESENÇA DOS SEGUINTES INDICADORES DE ALFABETIZAÇÃO CIENTIFICA: LEVANTAMENTO DE HIPÓTESE, EXPLICAÇÃO, JUSTIFICATIVA PREVISÃO E RACIOCÍNIO LÓGICO.