DENTRO DA VERTENTE DE PESQUISA QUE BUSCOU REUNIR A BASE DE CONHECIMENTO DOS PROFESSORES, FOI DESENVOLVIDO O MODELO DO CONHECIMENTO ESPECIALIZADO DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA, QUE ESTRUTURA OS CONHECIMENTOS ESPECIALIZADOS QUE OS PROFESSORES TÊM OU DEVEM TER PARA ENSINAR MATEMÁTICA. ESSE MODELO JÁ FOI TRANSPOSTO PARA A QUÍMICA, FÍSICA E BIOLOGIA. ESTE TRABALHO BUSCA CARACTERIZAR O CONHECIMENTO ESPECIALIZADO DE PROFESSORES DE BIOLOGIA (BTSK) SOBRE EMBRIOLOGIA HUMANA, FAZENDO A ANÁLISE DE UM ARTIGO CIENTÍFICO, CLASSIFICADO COMO UM RELATÓRIO DA EXPERIÊNCIA PROFISSIONAL PEDAGÓGICA (PAP-ER). AS EVIDÊNCIAS DOS CONHECIMENTOS ESPECIALIZADOS QUE OS PROFESSORES DE BIOLOGIA MOBILIZARAM FORAM IDENTIFICADAS, ASSIM COMO FORAM CARACTERIZADOS OS DOMÍNIOS E SUBDOMÍNIOS DO MODELO. OS CONHECIMENTOS IDENTIFICADOS FORAM CODIFICADOS COM A TRÍADE PAP-ER-PARÁGRAFO-LINHAS PARA COMPOSIÇÃO E ORGANIZAÇÃO DO BANCO DE DADOS. NOSSOS RESULTADOS MOSTRAM EVIDÊNCIAS DE CONHECIMENTOS ESPECIALIZADOS TANTO NO DOMÍNIO DIDÁTICO (PCK), QUANTO NO DA BIOLOGIA (KB). OS CONHECIMENTO ESPECIALIZADOS ENCONTRADOS NOS PERMITE CONCLUIR QUE O MODELO TRANSPOSTO PARA BIOLOGIA É VÁLIDO E PODE SER UTILIZADO COMO UMA FERRAMENTA METODOLÓGICA PARA RESPONDER ÀS NECESSIDADES FORMATIVAS DOS PROFESSORES DO BIOLOGIA.