A PRESENTE PESQUISA TEVE COMO FINALIDADE PROPOR UMA PROPOSTA DIDÁTICA PARA A APRENDIZAGEM DA TABELA PERIÓDICA E OS ELEMENTOS QUÍMICOS ESSENCIAIS À SOBREVIVÊNCIA DOS SERES HUMANOS, ATRAVÉS DE AULA CONTEXTUALIZADA, DIALOGADA E INVESTIGATIVA SOBRE OS ELEMENTOS QUÍMICOS. ESTA PROPOSTA FOI APLICADA EM UMA TURMA DO 2º ANO DO ENSINO MÉDIO DE UMA ESCOLA PÚBLICA NA CIDADE DE SANTA QUITÉRIA DO MARANHÃO. A METODOLOGIA APLICADA CONSISTIU EM DUAS ETAPAS, NA PRIMEIRA FOI REALIZADA UMA AULA NOS MOLDES TRADICIONAIS SOBRE A TABELA PERIÓDICA, AO FINAL DA AULA FOI APLICADO UM QUESTIONÁRIO CONTENDO OITO QUESTÕES. A SEGUNDA ETAPA FOI COMPOSTA PELA EXPOSIÇÃO DE UMA AULA COM ASPECTO CONTEXTUAL ACERCA DA TABELA PERIÓDICA PERMEADA POR CONCEITOS E APLICAÇÕES DOS ELEMENTOS QUÍMICOS PRESENTES NOS COTIDIANOS DOS ALUNOS OBSERVADOS NOS RÓTULOS DE ALIMENTOS. APÓS A EXPOSIÇÃO TEÓRICA DA AULA, FORAM DISTRIBUÍDOS RÓTULOS DE ALIMENTOS INFANTIS E REALIZADA A SUBMISSÃO DOS DISCENTES AO QUESTIONÁRIO COM 16 QUESTÕES DAS QUAIS OITO ERAM AS MESMAS APLICADAS NO QUESTIONÁRIO ANTERIOR E OITO QUESTÕES SOBRE A CONTEXTUALIZAÇÃO DO TEMA. COM ISTO FOI OBSERVADO UMA SIGNIFICATIVA MELHORA NO GRAU DE INTERESSE DOS ALUNOS PELA MATÉRIA LECIONADA REFLETIDO NA POSTURA ADOTADA PELOS ALUNOS DURANTE A REALIZAÇÃO DA SEGUNDA ETAPA E PELA MELHORIA NOS RESULTADOS DA RESOLUÇÃO DO QUESTIONÁRIO.