ESTE TRABALHO INSTIGA UMA ANÁLISE SOBRE UM CURRÍCULO CRÍTICO, LIBERTADOR, HUMANIZADOR E HOLÍSTICO QUE RESPEITE OS SABERES DOS EDUCANDOS SURDOS, MEDIANTE A SUA DIFERENÇA LINGUÍSTICA, IDENTITÁRIA E CULTURAL. PARA TANTO O TRABALHO PARTI DO SEGUINTE QUESTIONAMENTO: COMO PENSAR EM UM CURRÍCULO PARA SURDOS UNIVERSITÁRIOS QUE ATENDA SUAS DEMANDAS CULTURAIS, LINGUÍSTICAS E IDENTITÁRIAS? O OBJETIVO É ANALISAR AS TENSÕES TEÓRICAS SOBRE OS ESTUDOS CULTURAIS E SUAS AÇÕES NO CAMPO DO CURRÍCULO PARA UNIVERSITÁRIOS SURDOS. TRATA-SE DE UMA PESQUISA BIBLIOGRÁFICA, PAUTADA EM AUTORES COMO LOPES (2007), SKLIAR (1998), DORZIAT (2009), GIROUX (1995), MCLAREN (1991), ENTRE OUTROS. O TRABALHO ILUSTRA DISCUSSÕES TEÓRICAS E ANÁLISE DOCUMENTAL QUE ABORDAM A TEMÁTICA “CURRÍCULO”, “ ESTUDOS CULTURAIS” E “ESTUDOS SURDOS”. COMO RESULTADO O ARTIGO INFERI QUE O CURRÍCULO DEVE ESTAR VINCULADO AS QUESTÕES CULTURAIS QUE CONDICIONAM AS PARTICULARIDADES E A HISTÓRIA SOCIOCULTURAL DO INDIVÍDUO, DE FORMA A, INSTIGAR AOS SURDOS UNIVERSITÁRIOS A COMPREENDEREM AS ESTRUTURAS SOCAIS QUE OS OPRIMEM, TENDO EM VISTA A ELABORAÇÃO DE ESTRATÉGIAS DE ATUAÇÃO COM PROBABILIDADE DE ÊXITO.