TORNOU-SE COMUM EM TODO O MUNDO TOPARMOS COM MANCHETES DE COMUNICAÇÃO SOBRE OS MAIS DIVERSIFICADOS TIPOS DE VIOLÊNCIA NO MEIO ESCOLAR. DENTRO DESSE CONTEXTO SOBRESSAIU-SE A INFLUÊNCIA DO RÁPIDO DESENVOLVIMENTO DAS TECNOLOGIAS DE COMUNICAÇÃO. O CONTEXTO DE VIOLÊNCIA PASSA A SE ESTENDER PARA FORA DO AMBIENTE ESCOLAR, CAUSANDO GRAVES CONSEQUÊNCIAS ATRAVÉS DAS REDES SOCIAIS E APARELHOS DE COMUNICAÇÃO DIGITAL, DANDO ESPAÇO PARA UM NOVO TIPO DE AGRESSÃO, O CYBERBULLYING. O FENÔMENO É CONSIDERADO COMO BULLYING ATRAVÉS DO USO DE INFORMAÇÕES TECNOLOGIAS, COMO E-MAIL, CELULAR, E ENVIO DE MENSAGENS INSTANTÂNEAS. É PASSÍVEL DE PUNIÇÃO, QUANDO CONFIGURA OS CRIMES DE HONRA (CALÚNIA, DIFAMAÇÃO E INJÚRIA). O PRESENTE ARTIGO POSSUI COMO PRINCIPAL OBJETIVO REALIZAR UMA ANÁLISE DE CAMPO NA INSTITUIÇÃO DE ENSINO ESCOLAR CEEP- PROFESSORA MARIA RODRIGUES GONÇALVES, JUNTAMENTE COM UMA PESQUISA BIBLIOGRÁFICA QUE APRESENTE OS PRINCIPAIS INDICIES DO CYBERBULLYING A FIM DE EMBASAR TEORICAMENTE ESSE NOVO TIPO DE VIOLÊNCIA, PODENDO ASSIM, CONTRIBUIR, CIENTIFICAMENTE, PARA MELHOR COMPREENSÃO DESSE FENÔMENO E INSTIGAR FUTUROS PROJETOS E PESQUISAS SOBRE ESSE TEMA.