A EDUCAÇÃO AMBIENTAL É DISCIPLINA COM A RESPONSABILIDADE DE FORMAR INDIVÍDUOS PREOCUPADOS COM OS PROBLEMAS AMBIENTAIS, SE EMPENHEM NA CONSERVAÇÃO E PRESERVAÇÃO DOS RECURSOS NATURAIS E NAS PRÁTICAS DE SUSTENTABILIDADE. O PRESENTE ESTUDO OBJETIVOU REALIZAR UMA DINÂMICA COM CHARGES PARA ABORDAR QUESTÕES AMBIENTAIS COM UMA TURMA ESTUDANTES DE BACHARELADO E DE LICENCIATURA, DA DISCIPLINA OPTATIVA DENOMINADA “FUNDAMENTOS EM INTERAÇÕES BIOLÓGICAS E AMBIENTAIS”, DO CURSO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS DA UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE, UTILIZANDO LINGUAGEM NÃO VERBAL (12 CHARGES) E LINGUAGEM VERBAL (INTERPRETAÇÃO POR OITO EMOJIS, ELABORAÇÃO DE FRASES E DEPOIMENTOS) PARA VERIFICAR AS PERCEPÇÕES E CONCEPÇÕES DOS ESTUDANTES SOBRE O TEMA EM QUESTÃO. OS RESULTADOS DEMONSTRAM QUE A DINÂMICA GEROU INTERPRETAÇÕES SIGNIFICATIVAS POR PARTE DOS ESTUDANTES, REVELANDO SUAS PREOCUPAÇÕES COM O USO DOS RECURSOS NATURAIS. OS DEPOIMENTOS OBTIDOS DURANTE A RODA DE CONVERSAS REVELARAM A IMPORTÂNCIA DA DINÂMICA NA FORMAÇÃO DOS ESTUDANTES COMO BIÓLOGOS E CIDADÃOS.