ESTE ESTUDO VERSA SOBRE A DOCÊNCIA UNIVERSITÁRIA OBSERVANDO A CONSTITUIÇÃO DOS SABERES PEDAGÓGICOS DE PROFESSORES BACHARÉIS. SUA REALIZAÇÃO PARTE DA INQUIETAÇÃO: QUAIS SÃO AS MARCAS DA CONSTITUIÇÃO DOS SABERES PEDAGÓGICOS DE PROFESSORES BACHARÉIS NA DOCÊNCIA UNIVERSITÁRIA? CONSIDERANDO A PERTINÊNCIA DESSA TEMÁTICA E AS SUAS CONTRIBUIÇÕES PARA O DESENVOLVIMENTO DE PRÁTICAS DE ENSINO MAIS CRÍTICAS E CONSCIENTES, SOBRETUDO DIANTE DAS DEMANDAS DA SOCIEDADE CONTEMPORÂNEA, ELEGEMOS COMO OBJETIVO DA INVESTIGAÇÃO ANALISAR A CONSTITUIÇÃO DOS SABERES PEDAGÓGICOS DE PROFESSORES BACHARÉIS NO DESENVOLVIMENTO DA PROFISSÃO DOCENTE NO ENSINO SUPERIOR. TRATA-SE DE UMA PESQUISA DESCRITIVA COM ABORDAGEM QUALITATIVA, DESENVOLVIDA COM A REALIZAÇÃO DE ENTREVISTAS SEMIESTRUTURADAS PARA COLETAR OS DADOS QUE FORAM ANALISADOS À LUZ DO REFERENCIAL TEÓRICO QUE EMBASOU O ESTUDO. OS RESULTADOS APONTAM QUE A CONSTITUIÇÃO DOS SABERES PEDAGÓGICOS, DOS DOCENTES BACHARÉIS ENVOLVIDOS NA PESQUISA, SÃO DECORRENTES DO FAZER PROFISSIONAL, COM INTERAÇÕES, APRENDIZAGENS E REFLEXÕES NA E SOBRE A PRÁTICA DOCENTE. OS SABERES PEDAGÓGICOS DECORREM, AINDA, DA INTENCIONALIDADE POLÍTICA DE TORNAR A PRÁTICA UM CAMPO DE CONSOLIDAÇÃO DE SABERES MÚLTIPLOS E DIVERSOS, NUMA PERSPECTIVA CRÍTICA, CONSCIENTE E COMPARTILHADA, COM OS DISCENTES E COM SEUS PARES.