Esta pesquisa caracterizou-se como um Estudo de Caso que se configurou após o cumprimento da disciplina Estágio Supervisionado I: Planejamento e Gestão da Educação, concluído no segundo semestre do andamento letivo de 2011. As observações definiram como escopo avaliar os métodos da gestão educacional exercidos em duas escolas públicas municipais de Floriano que se localizam no estado do Piauí. Para alcance dos objetivos fez-se necessário distribuir as esferas a serem verificadas em cinco etapas que buscaram avaliar competências e responsabilidades na área da gestão escolar. Nesse sentido, procurou-se caracterizar a escola, seus projetos em desenvolvimento, sem desprezar o período de atuação de cada projeto, o relacionamento da escola com os pais e comunidade, a gestão do trabalho docente e por fim a prática da gestão colegiada na escola. O estudo desenvolveu-se ainda em uma perspectiva descritivo-analítica com abordagens qualitativas. Como resultado da pesquisa percebeu-se que as práticas relacionadas a uma gestão escolar eficiente ainda se encontram em um gradativo procedimento de democratização em virtude das contradições presentes no sistema educacional, que prezam pela competição, priorizando o artifício da nota, bem como, o cumprimento de metas. Diante deste contexto, esta pesquisa sugere como imprescindível à rotina dos gestores, a prática de uma auto-avaliação que contemple uma reflexão sobre as ações executadas, assim como argumenta Campos (2010), a instituição escolar deve funcionar como espaço de motivação; inclusão e promoção da aprendizagem, constituindo-se, portanto, a gestão escolar como agente responsável pelos resultados.