ESTE ARTIGO REFERE-SE A UMA PESQUISA MONOGRÁFICA, DESENVOLVIDA NO CURSO DE PEDAGOGIA DA UEMG - UNIDADE IBIRITÉ, MG. O TEMA CENTRAL SÃO AS RELAÇÕES DE GÊNERO NO CONTEXTO DE LIVROS LITERÁRIOS DESTINADOS AO PÚBLICO INFANTIL. O OBJETIVO GERAL FOI INVESTIGAR COMO LIVROS DE LITERATURA INFANTIL PODEM CONTRIBUIR PARA A (DES)CONSTRUÇÃO DE ESTEREÓTIPOS DE MASCULINIDADES E FEMINILIDADES. A ABORDAGEM TEÓRICA TEVE COMO PRINCIPAIS REFERÊNCIAS AUTORES QUE DISCUTEM GÊNERO, GÊNERO E ESCOLA, MASCULINIDADES E FEMINILIDADES, ENTRE OS QUAIS DESTACAM-SE SCOTT(1989), LOURO(1997, 2001) GUIZZO (2013), ENTRE OUTROS. A ABORDAGEM METODOLÓGICA É DE CUNHO QUALITATIVO E, COMO PROCEDIMENTOS FORAM UTILIZADAS AS PESQUISAS BIBLIOGRÁFICA E DOCUMENTAL. PARA FINS DE VERIFICAÇÃO DA EXISTÊNCIA DE LIVROS DE LITERATURA INFANTIL, O PERCURSO METODOLÓGICO SE DEU EM DUAS ETAPAS: VERIFICAR EM LEGISLAÇÕES VIGENTES NO PAÍS E EM POLÍTICAS PÚBLICAS QUE VIABILIZAM A DISTRIBUIÇÃO E A DISPONIBILIZAÇÃO DE LIVROS DE LITERATURA INFANTIL EM BIBLIOTECAS ESCOLARES. A SEGUNDA ETAPA CONSISTIU NA SELEÇÃO DE LIVROS DE LITERATURA INFANTIL QUE PUDESSEM CONTRIBUIR PARA A DISCUSSÃO DO TEMA EM QUESTÃO. POR FIM, FORAM SELECIONADOS TRÊS LIVROS DE LITERATURA INFANTIL ANTON E AS MENINAS DE OLE KÖNNECKE (2013), MENINOS DE VERDADE DE MANUELA OLTEN (2013) E SER MENINA DE ÂNGELA LEITE DE SOUZA (1998). ENTRE AS OBRAS ANALISADAS VERIFICOU-SE QUE DUAS DELAS SUGEREM POSSIBLIDADES DE (DES)CONSTRUÇÃO DE MASCULINIDADES/FEMINILIDADES E QUE NA TERCEIRA A DESCONSTRUÇÃO ACONTECE DE FORMA MAIS EXPLICITA, PRINCIPALMENTE NO TOCANTE À DESNATURALIZAÇÃO DOS ESTEREÓTIPOS DE GÊNERO. ADEMAIS, SUGERE-SE QUE SEJAM DESENVOLVIDAS OUTRAS PESQUISAS ARTICULANDO O TEMA RELAÇÕES DE GÊNERO E LITERATURA INFANTIL.