O USO E O DESENVOLVIMENTO DA ROBÓTICA TÊM AVANÇADO NA MESMA VELOCIDADE, OU MESMO SUPERIOR, À DAS TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E DA COMUNICAÇÃO, SOBRETUDO PELA ESTREITA RELAÇÃO E FORTE DEPENDÊNCIA ENTRE ESTAS ÁREAS DO CONHECIMENTO. ESTES AVANÇOS E A AMPLIAÇÃO DO ACESSO A ESTAS TECNOLOGIAS TÊM DESPERTADO O INTERESSE CADA VEZ MAIOR DE ADEPTOS PARA O DESENVOLVIMENTO DE APLICAÇÕES ATRAVÉS DA ROBÓTICA. NESSE CONTEXTO, DESTACA-SE A PLATAFORMA DE ARDUÍNO COMO MÉTODO DE APRENDIZAGEM PARA OS ALUNOS IMERSOS NAS INSTITUIÇÕES DE ENSINO. LOGO, O OBJETIVO DO TRABALHO É A EDUCAÇÃO UTILIZANDO O ARDUÍNO, TENDO COMO FINALIDADE SIMPLIFICAR O SEU USO, ELIMINANDO A NECESSIDADE DE CONHECIMENTOS COMPLEXOS EM DETERMINADOS NÍVEIS DE ENSINO. VISTO QUE O TRABALHO POSSUI PROPOSTAS EMBASADAS EM ESTUDOS TEÓRICOS E PRÁTICOS, A METODOLOGIA USADA SE BASEIA NISSO. A TEORIA FOI O PRIMEIRO FOCO, SEGUIDO PELA APRENDIZAGEM SOBRE COMO A PLATAFORMA FUNCIONA, SENDO QUE POSTERIORMENTE A PARTICIPAÇÃO E O DESEMPENHO DOS ALUNOS FOI VERIFICADA, FINALIZANDO COM A CONSTRUÇÃO DO PROTÓTIPO DE UM CARRO QUE SE MOVIMENTA. DESSE MODO, FORAM DISCUTIDAS POSSÍVEIS MELHORAS NO DESEMPENHO DE ALUNOS QUE ESTUDARAM O ARDUÍNO, E COMO ELE INFLUENCIA O APRENDIZADO DE QUEM O PRATICA. EM SUMA, PÔDE-SE CONCLUIR QUE A UTILIZAÇÃO DA FERRAMENTA DESPERTA O INTERESSE DOS ESTUDANTES, POIS ELES PROCURAM O CONHECIMENTO NECESSÁRIO PARA A SOLUÇÃO DOS PROBLEMAS IDENTIFICADOS, DESPRENDENDO-SE DE PROJETOS LIMITANTES.