O TRABALHO COMO O TEMA MEIO AMBIENTE COM FIBRA NO PARQUE DO UTINGA: A VISITA MONITORADA COMO PRÁTICA PEDAGÓGICA INTERDISCIPLINAR NA ESCOLA ESTADUAL RUTH PASSARINHO EM BELÉM DO PARÁ, APONTA QUE O COMPORTAMENTO DITADO PELA SOCIEDADE CAPITALISTA VEM MODIFICANDO O MEIO AMBIENTE - MA, URGE A NECESSIDADE DE INTEGRAR ESSE TEMA ÀS PRÁTICAS ESCOLARES. TEM COMO OBJETIVO GERAL PROGRAMAR AÇÕES RELACIONADAS AO MA POR MEIO DA VISITA ORIENTADA AO PARQUE DO UTINGA. ESCOLHEU-SE COMO OBJETIVOS ESPECÍFICOS PROMOVER REUNIÕES E ORIENTAÇÕES AOS PROFESSORES E ALUNOS PARA DISCUTIR SOBRE O TEMA; IMPLEMENTAR OFICINAS PEDAGÓGICAS PARA ESTREITAR OS LAÇOS ENTRE ACADÊMICOS DA IES E ALUNOS; VISITAR O PARQUE UTINGA PARA ESTREITAR OS LAÇOS ALUNOS E MA. A METODOLOGIA COM ENFOQUE QUALITATIVO ONDE O CONTATO DIRETO COM A REALIDADE ESCOLAR PERMITE ENTENDER E INTERVIR DE FORMA SIGNIFICATIVA NA REALIDADE. O PROJETO PROMOVE DESCOBERTAS E VIVÊNCIAS QUE REFLETEM O QUANTO AOS HÁBITOS E AQUISIÇÃO DE VALORES SÃO ESSENCIAIS À INTERAÇÃO COM O MA, O ALUNO, POR RESIDIR PRÓXIMO DO PARQUE TEM EXPERIÊNCIAS PRÉVIAS, ISSO FOI REFERÊNCIA PARA O PLANEJAMENTO DAS AÇÕES. A PERSPECTIVA INTERDISCIPLINAR DO PROJETO, DIRECIONOU PARA ATIVIDADES QUE PROMOVERAM A INTERAÇÃO DOS ALUNOS NAS OFICINAS E COM O ESPAÇO VISITADO, MOSTROU TAMBÉM, O QUANTO OS CONHECIMENTOS PRÉVIOS FORAM APLICADOS NA VISITA. CONSTATA-SE QUE A ESCOLA, QUANDO PRIORIZA ESSA PRÁTICA, CONSEGUE ENSINAR O ALUNO DE FORMA SIGNIFICATIVA.