O OBJETIVO DESSE TRABALHO É APRESENTAR UMA PROPOSTA DE UTILIZAÇÃO DA METODOLOGIA DAS ANALOGIAS NO ENSINO DE FÍSICA, CONSIDERANDO UM TEMA QUE PODE SER ABORDADO EM UM PREPARATÓRIO ESCOLAR. UMA ANALOGIA É DEFINIDA COMO UMA COMPARAÇÃO ENTRE DOIS CONCEITOS/FENÔMENOS/ASSUNTOS QUE MANTÉM CERTA RELAÇÃO DE SEMELHANÇA ENTRE AMBOS. ALÉM DE FAVORECER O ESTABELECIMENTO DE RELAÇÕES ENTRE UM DOMÍNIO QUE É FAMILIAR AOS ALUNOS E OUTRO QUE LHES É DESCONHECIDO, A UTILIZAÇÃO DE ANALOGIAS TENDE A FAVORECER O ENVOLVIMENTO DO ALUNO NO PROCESSO DE CONSTRUÇÃO DE SEU CONHECIMENTO, PODENDO SER UMA FERRAMENTA MUITO IMPORTANTE NO ENSINO DE FÍSICA. A REGIÃO DO MATO GRANDE É A REGIÃO DO RIO GRANDE DO NORTE COM MENOR IDH. PROFESSORES DO IFRN, CAMPUS JOÃO CÂMARA, TENTAM MUDAR ESSA SITUAÇÃO OFERTANDO CURSOS DE EXTENSÃO QUE ATENDAM A DEMANDA LOCAL. O PROENEM TEM COMO OBJETIVO PREPARAR ALUNOS DESSA REGIÃO NOS SABERES EXIGIDO PELO EXAME NACIONAL DO ENSINO MÉDIO – ENEM PARA O ACESSO AO ENSINO SUPERIOR. UMA VEZ QUE O TEMPO É CURTO E A DEFASAGEM DE CONTEÚDOS DE FÍSICA VISTOS PELOS PARTICIPANTES É GRANDE, VEMOS NAS ANALOGIAS UMA POSSIBILIDADE DE MELHORIA. PARA ISSO, PENSANDO EM UM CONTEÚDO DE DIFÍCIL COMPREENSÃO, ESCOLHEMOS PROPOR UMA ATIVIDADE ENVOLVENDO ANALOGIA ENTRE O MOVIMENTO RETILÍNEO UNIFORME E O MOVIMENTO CIRCULAR UNIFORME, BASEADO NA METODOLOGIA TEACHING WITH ANALOGIES – TWA. AO FINAL, ESPERAMOS QUE OS ALUNOS CONSIGAM COMPREENDER OS CONTEÚDOS ATRAVÉS DE SUAS SEMELHANÇAS E DE SUAS DIFERENÇAS.